quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A Confiança que traz Segurança


Neste primeiro culto do ano vejo a necessidade de falarmos de confiança. A mesma que uma criança sente no pai. Ontem a noite estava com o João Pedro no quarto, estou ensinando ele a andar. Ele já da os primeiros passinhos. Eu estava segurando ele na Cama, ele estava andando, mas acabou, chegou na ponta do colchão, e ele continuou de mãos dadas, continuou andando, porque ele sábia que não ia deixar ele cair. Falo desta segurança. De que nada pode nos faltar. Sempre que iniciamos um novo ano, fazemos nossos alvos, nossas programações, e quase sempre nos esquecemos de que não importa o que seja, tudo o que venhamos a enfrentar, o senhor não nos abandonará.
Neste salmo, vemos Davi falando que o senhor é o pastor dele. Davi sabia bem como se comportava um pastor, ele era uma. Ele foi pastor de ovelhas durante toda a sua adolescência. Então ele tinha propriedade para falar.
Quando lemos no verso 1 e 2 que:” o Senhor é nosso pastor e nada vai nos faltar, e que ele nos faz ir aos pastos verdes e junto dos ribeiros de águas”, estamos vendo o que é o cuidado de Deus, o mesmo cuidado de um pastor com suas ovelhas. Um ovelha precisa de alimento, água e companhia. Só isso e nada mais. Ovelha é diferente de cachorro por exemplo. Um cacho precisa de banhos regulares, de passeios, de brincadeiras, de entretenimento. Uma ovelha não precisa disso. Somos ovelha e precisamos do cuidado do pastor. Deus é nosso maior pastor, e a palavra nos fala que ele, o senhor vai nos sustentar neste novo ano. Portanto se o seu ano de 2009 não foi dos melhores, saiba que o senhor que é o seu pastor, vai sustentar vc neste ano de 2010.
Porque ele é o que “3 - refrigera a minha alma, e me guia pelas veredas da justiça e tudo isso por amor do nome dele.”
Davi fala ainda que se: “4 - Andasses-mos pelo vale da sombra da morte não teríamos medo de nada, porque a vara e o cajado do pastor, nos consolaria”. Ele está falando que certamente vamos passar por dificuldades neste novo ano, mas que mesmo assim ele será nosso guia, será aquele que nos direciona. Mais uma vez, ele nos fala, NÃO TEMA, porque eu sou o teu pastor.
Davi fala também que o senhor é a nossa justiça, “5 - prepara-mês uma mesa na presença dos meus adversários, unge-mês a cabeça com óleo, o meu cálice transborda.” O senhor nos guarda, comer fala de aliança, a palavra nos fala que mesmo que façamos aliança com nossos adversários, o senhor nos guarada-rá, e vai ungir nossa cabeça com óleo. Óleo fala de unção, mesmo que erramos, ele vai nos guardar e nos dar unção.
E por fim, o mais lindo verso de todos: “Bondade e misericórdia CERTAMENTE me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do senhor para todo o sempre”
As bondades do senhor CERTEMANETE te seguirão todos os dias da sua vida, quer dizer que sei que o senhor vai me guardar todos os dias da minha vida, e por que ele vai me guardar eu vou habitar na casa do senhor para todo sempre. Quero te convidar para adorar a esse Deus neste primeiro culto do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário