quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A Videira.


João 15: 1 a 8.
1 ¶ Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.

3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;
4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.

5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.

7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.
8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.

Ao longo destes anos de Videira vivemos MUITAS mudanças nos jovens, e isso nos leva a crer que sempre que as coisas estão ficando boas, sempre que a videira começa a ficar grande, bonita, vistosa, der repente, sem mais nem menos as coisas mudam.

Tudo começou em 2002 quando multiplicou a igreja para a Lapa com o Pr. Wilson.
Nos éramos um grupo de jovens grande, coisa boa, tínhamos grandes líderes e de repente a igreja foi “dividida”, e multiplicado para a Lapa.

Ai achávamos que a coisa iria ficar tranquilo por mais algum tempo quando novamente a igreja sofre uma mudança, os jovens são separados dos adolescentes, os Adolescentes ficam com o antigo líder de jovens, então para eles não tem muitas mudanças. Mas os jovens vão com o Rogério Melo. No começo foi tudo tão complicado, o estilo de liderar muda muito diferente.

Enfim nos adaptamos a coisa começou a andar quando a igreja sofre uma nova mudança. Junta novamente jovens e Adolescentes e a igreja se multiplica, desta vez em três.

Uma parte fica de manhã com o Pr. Marcelo, essa seria a igreja da Zona Sul.

Outra a tarde com o Pr. Roberto Giovaneli, essa seria a igreja da Zona Leste.

Outra parte a noite com o Pr. Gilberto, essa seria a igreja da Zona Norte.

Ai achamos que a coisa iria parar por ai. Trabalhamos e consolidamos crescemos a rede e de repente, vamos multiplicar Guarulhos. Sai novamente um povo para vir para Guarulhos, desta vez sem Pr. Definido, Pr. Gilberto cuidando da Z. Norte e de Guarulhos. Ai sai uma definição. Pr. Gilberto fica em Guarulhos e Levanta nosso antigo líder de jovens na Z. Norte.

Ai pensei que as coisas ficariam tranquilas por um longo tempo. Quando novamente teremos uma multiplicação, desta vez menor, em proporção menor, mas com uma parcela significativa, com algumas pessoas chaves na igreja e na rede de Jovens. O reverendo Cezinha vai embora, e com ele de cara o Renam. E até o final do ano outros irmãos vão embora com eles.

E quando acontece algo assim, uma multiplicação saindo de dentro de nós ficamos pensando várias coisas.

Nos sentimos estranhos, porque dá um sentimento de felicidade e tristeza ao mesmo tempo.
Nos sentimos abandonados, o povo foi embora e nós ficamos.
Desamparados, quem será que vai ser nosso Líder.
Sentimos SAUDADES, que saudade do Cezinha.

Mas analisando a palavra nos vemos que a videira que não dá fruto o agricultor corta, mas a que dá fruto ele Poda, e para que produza mais fruto.

2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.

Somos podados quando avançamos, e para espalhar nossos frutos e ramos por toda a parte. Diga para seu irmão: foi a primeira, e virão outras.

Ai acabamos escutando alguns mais carnais falando assim: não gostei do novo líder, ai porque que ele vem para minha célula, ele tem que liderar com o fulano lá. Aqui não. Com aquele líder eu não ando, quero mudar de célula.

Mas a palavra fala que:

5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.

Quem fica dá fruto. Quem vai seca, é lançado no fogo e queima. Falo isso porque outras mudanças vão acontecer, hoje é com a Celula do Cezinha, mas e amanha quando for com a sua? Como vai ser? Se vai sair da igreja? Vai pedir para mudar de célula? Vai correr para uma rede de adultos? Que você vai fazer?
E Por fim a palavra fala que:

7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.
8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.

Quer Multiplicar?
Quer Avançar?
Permanece nele e você pode pedir o que você quiser que ele vai te dar. Para que o pai seja glorificado. Irmãos é inevitável sentirmos Saudades, mas podemos evitar o não frutificar baseando nosso andar em Deus e não nos Homens.
Deus abençoe a todos.

Um comentário:

  1. É como foi dito a um tempo né Thi!

    o pastor Rogério pregou sobre mudanças necessarias transmitem dor mais geram crescimento!

    Irmãos estou com vocês!

    Somos Radicais Livres e juntos vamos edificar uma geração de jovens SANTOS que serão usados por Deus assim como Deus vai usar cada um de nós!

    sinto uma saudade imensa dos irmãos pois cada culto que consigo ir ai fico emocionado!

    mais o que me alegra é ver todos lá e todos avançando.

    Estamos edificando igrejas.

    Jovens Destinados ao avivamento!

    e juntos vamos viver esse avivamento pois guarulhos e Santos é muito pequeno vamos conquistar o Brasil a fora para Deus!

    Que Deus abençoe cada um de vocês!

    com muito amor e saudade!

    Cézinha!

    ResponderExcluir