sábado, 30 de janeiro de 2010

O Filho Pródigo

2711814079_2fd55559f2

Lucas 15: 11 a 32.

Neste texto vemos quarto personagens que precisamos nos atentar, vamos aprender com a postura de cada um deles.

1 – Filho Pródigo

V: 11 ao 19.

Observe qual a postura dele. Ele pede a herança do pai, não se preocupando com mais nada. A bíblia conta que ele parte para uma terra distante. Nem perto do pai ele queria ficar. No verso 18 vemos que o filho enfim acorda!

18

Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;

19

Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.

Quero que você perceba que o filho prodigo mostra claro alguém que amava o senhor e se desviou. O Pai aqui representa Deus, os filhos somos nós.

Os irmãos que voltaram do impacto agora, Alguns eram desviados, voltaram para os caminhos do senhor. Eles eram como o filho prodigo. Mas não quero me deter muito no filho. Este não é o meu foco nesta noite.

2 – Pai.

243_1024

V: 22 a 24

22

Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e sandálias nos pés;

23

E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;

24

Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.

Olhe o coração do pai, o pai ama e perdoa. Note que quando o filho voltou o pai logo se alegrou, o recebeu com festa. Nem perguntou o que tinha acontecido. Nós precisamos ser pais dos irmãos que tem voltado ao senhor.

Neste caso o filho que havia abandonado o pai, precisava sentir o amor do dele novamente. Isto é a graça de Deus, nós não merecemos, mas mesmo assim desfrutamos deste amor. No dicionário a palavra graça significa:

GRAÇA:

Concessão de bondade a alguém que não tinha direito.

Nós não tínhamos direto a vida eterna, mas DEUS através de seu filho Jesus Cristo, nos concedeu. Você não merecia o que Deus fez, mas mesmo assim ele fez.

3 – Criados

V: 26 e 27

26

E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.

27

E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.

   
   

veja a postura dos criados, o filho mais velho volta ele eles logo inflamam o outro.

“Olha aquela festa, seu pai, matou um cordeiro lindo para festejar a volta do seu irmão, AHHH e detalhe, ele ainda deu um anel para ele, e sandálias novas, seu irmão voltou

Sua postura pode ser esta, quando alguém chegar na rede, ou até na célula, e em menos 2 ou 4 meses responde e é levantado Líder em treinamento, você se revolta. “Como assim, ele acabou de chagar, já é LT, e eu, to sempre aqui. E nada”

Você inflama os outros com seus comentários desnecessários, e busca influenciar a todos contra o novo irmão por ciúmes.

4 – Filho mais velho.

Veja o verso 28 a 30:

28

Mas ele se indignou, e não queria entrar.

29

E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;

30

Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado

Qual tem sido sua postura na célua?

De filho mais velho ou de pai. Veja a resposta do Pai:

Verso: 31 e 32

31

E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas;

32

Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.

 

Verso: 31 e 32

Como tem sido seu amor pelos novos irmãos? Ou até mesmo pelos velhos?

 

OgAAAPu8nFMJ2KekQZENlwzSVOJXC9mdUoOSUDoLhGzPvNDLOBE1qOIZMBgzY56hVNyJ0SSS658NdL6GGHXOLW5onTgAm1T1UASCaNoIzVhynx1D1840F4a_2zSr

Nenhum comentário:

Postar um comentário