sábado, 9 de julho de 2011

Como vencer o Desprezo da Mocidade – Parte 3.1

Aspectos para se tornar um Padrão na casa de Deus

1 Tm 4.12 – Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. (NTLH)

Semana passada falamos sobre se tornar um padrão na casa de Deus. Pelos próximos 3 cultos vamos falar sobre 9 aspectos para se tornar um padrão na casa de Deus, hoje falaremos dos 3 Primeiros

1º Ser um padrão na palavra de Deus.

2Tm 2:15 e Josué 1.8

Nós nos tornamos padrão na palavra de Deus quando gastamos tempo para falar, meditar e fazer, segundo a palavra de Deus.

Rm 12 – 1 e 2

Paulo nos exorta a ter uma mente renovada pela palavra para pensarmos como Deus pensa. Se o nosso pensamento não foi renovado pela palavra nós não pensamos como Deus, logo nosso pensamento é errado, e quando nosso pensamento é errado não somos padrão de Deus na palavra, somos desprezíveis.

Pense o que a palavra de Deus pensa, fale o que a palavra de Deus fala, aja segundo a palavra de Deus, a verdade não é o que achamos, não é o que os professores falam na faculdade, mas o que a palavra diz.

E vc pode perguntar “como nos tornamos padrão na palavra se nem a bíblia Eu Leio?”

Como podemos nos tornar padrão se muitos nem se inscrevem no Maturidade e no Ctl, ou se importam em concluir o curso? Precisamos nos importar para que a palavra de Deus entre e transformasse suas vidas.

Muitos não se importam em ler a bíblia, em ir a célula, ou ao culto, como esperar ser padrão, ser vencedores e vencer esse desprezo?

Alguns falam “Ah não tenho tempo”, outros falam “ah não tenho dinheiro”, para com isso! É só uma questão de prioridade. Tenho certeza de que se fosse para arrumar um emprego de mil reais e a inscrição fosse oitenta reais, as pessoas se virariam, vendia o que fosse para pagar, mas ia dar um jeito de ir.

Não podemos aceitar esse tipo de desculpa, e não é porque somos duros não, é porque precisamos se realistas. Tem um ditado que diz “a ocasião faz o ladrão”, e ele é bem verdadeiro, mas a ocasião não faz só o ladrão, faz o vencedor também.

A Primeira coisa que Paulo está confrontando é a relação de Timóteo com a Bíblia. O Jovem que vence tal despreso é o obreiro aprovado que “maneja bem a palavra” 2TM 2:15

Hoje é dia de você vencer isso na sua vida, dia de tomar uma posição diante de Deus em relação a palavra. Mas adianta começar a ler 20 capítulos de uma vez, simplesmente porque voxê não lia nem um e não vai conseguir seguir esse ritmo.

Comece com três capitulos por dia. Algumas pessoas sentem muito sono quando lêem a bíblia, e isso é normal.

Isso acontece porque o Diabo não quer que você conheça a palavra, pois “Conheceireis a verdade e ela vos libertará (Jo 8.322). então leia andando, seja radical, mas não durma. Separe tempo para isso e você vai ver que a palavra de Deus tem poder de transformá-lo

Quando conhecemos a palavra por revelação, somos transformados para sermos padrão e vencedores.

2º. No procedimento.

2 Co 6: 1 a 10.

É desprezível o jovem que não tem caráter, que peca nos seus procedimentos. Somos uma geração sem modelo, sem caráter, não somos homens e mulheres suficientes para honrarmos nossas palavras, para assumirmos nossos atos, para levarmos a vida com a seriedade que é devida.

Deveríamos nos perguntar diariamente se: “Jesus faria isso?”

Pessoal chegou a hora de nós pararmos se ser Picaretas, mau caráter, mentiroso, indolente, preguiçoso, fofoqueiro, caloteiro, arrogante, desobediente aos pais, rebelde... precisamos ser padrão no nosso procedimento. Imponha respeito, não entre em qualquer conversa, não vá qualquer lugar, não vista qualquer tipo de roupa. Seja padrão. Não dê motivo para que alguém olhe para você e diga: Olha o crente?!

Há outro espírito agora em nós, o espírito de Cristo, segundo o seu poder somos chamados para viver, jovens respeitados e honrados, estão vencendo o desprezo, estão no caminho do Vencedor.

3º. No Amor.

1 Co 13:1 e 1Pe 1.22

O Amor dos que estão vencendo o desprezo da mocidade é o amor genuíno, é a disposição de perder para o outro ganhar. Não há como edificarmos a igreja, ser um modelo de jovens vencedores, continuando a ser egoístas, que não tem nenhum interesse no irmão. Amar é se esquecer de si mesmo para concentrar no outro. (quantos anjos da guarda nos temos aqui)

A bíblia fala para você se tornar padrão no amor, o amor que vence o desprezo é o amor que não é fingido, é o amor de Deus, que olha no olho, que confronta e que fala a verdade.

Não adianta as vezes você ficar chateado com seu discipulador ou líder, porque ele chega e confronta você, você precisa entender que isso é amor. Já tive irmãos que eu tive que falar duramente, e vi que eles ficaram chateados, posso afirmar para você que não é gostoso confrontar ninguém, mas preciso fazer isso porque eu me importo com as pessoas.

Quando eu vejo pessoas fazendo alguma coisa errada na rua, você acha que eu paro para falar alguma coisa? Eu não! Não conhece, não tenho nada a ver com a vida delas. Mas você que é ovelha aqui no nosso aprisco, eu não deixo passar. Porque eu amo, e quem ama fala a verdade, fala do Jeito certo e com graça.

O Amor que é padrão é o que chora junto, que ri junto, que se importa até o ponto de confrontar quando necessário for. Se você tem alguém assim na sua vida, um líder, um discipulador, alguém que o confronte mesmo que doa, louve a Deus, porque você é amado do senhor, e ele colocou um homem de Deus para falar em sua vida.

Precisamos reconhecer e honrar. Quantas vezes tenho visto jovens que não honram suas autoridades, que não honram seu líderes, seus pais, seus discipualdores. Não to falando para o discipulador se torar um ignorante, ser grosso com as pessoas, não é isso, mas para ser firme, e isso em amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário