quinta-feira, 7 de julho de 2011

Como vencer o Desprezo da Mocidade – Parte 2

 

Sendo Padrão na casa de Deus

1 Tm 4.12 – Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. (NTLH)

Vencemos o desprezo da sociedade quando nos colocamos na posição de ser padrão dentro da casa de Deus, não apenas para ocupar uma função, mas sendo esse modelo de homem e mulher de Deus, sabendo que um padrão é um molde, uma forma.

Ser padrão de Deus é ser modelo segundo ele é, é por a cara para bater junto com Cristo, é chamar a responsabilidade para si, e não ter medo de viver para Deus. Não é o padrão de quem fofoca nem de quem julga os outros, e sim de quem fala porque tem realidade para falar, porque fala o que vive.

Jesus falava como quem tinha autoridade porque ele vivia o que pregava, não mudava suas opiniões o tempo todo. Uma pessoa assim tem autoridade para tomar decisões, para mudar o contexto em que vive. Nós estamos edificando uma Igreja que vai atingir essa cidade, vai alterar os índices sociais, para ter voz em Guarulhos, para ter uma voz no Brasil, uma Igreja que seja a Saída para uma sociedade tão perdida e deturpada.

E percebemos que muitos não querem ser modelo de padrão porque estão confortáveis em suas vidas rasas, pessoas que não querem avançar, não querem compromisso porque sabem que assumir um lugar de liderança é assumir encargos, é assumir responsabilidades.

Outros não são modelos porque não se vêem como verdadeiramente são, estão vivendo no engano achando que já fazem tudo certo, que não tem nada para mudar, que já estão cheios de Deus, mas se esquecem que o que está cheio, quando continua a se encher transborda, e quando transborda impacta em toda a sociedade.

Há ainda os que têm motivação errada, que querem aparecer, pensam que ao se consagrarem ficarão famosos, mas segundo a bíblia quem se consagra vira cinza. Não nos consagramos para sermos pastores, e sim para virarmos cinza, e essa cinza é o padrão de Deus. Então outro olha para você e pensa: é isso que tenho que ser, porque Deus gosta de pó, da cinza, daquele que se deixa ser consumido no altar.

Uma vez posicionado em Deus, eu sei do peso, da responsabilidade de tudo isso. Mas Deus me chamou, Deus chamou você, Deus chamou você, Deus chamou cada um de nós para sermos modelo dentro de casa, na escola, no trabalho. Ai você pode pensar que é pesado demais, porque não vai mais poder falhar, que não vai mais poder andar de qualquer maneira.

E não vai mesmo, as pessoas por ai andam de qualquer forma, se vestem de qualquer forma, estão sendo influenciadas pelo mundo, são crentes mundanizados. Alguns querem fazer as coisas da maneira como o mundo, são os crentes “Legais”, eles dizem assim:

“Olha eu sou crente, mas pode ficar despreocupado porque sou um crente legal, não vou ficar enchendo o saco de vcs, vocês nem vão saber que estou aqui.” Na verdade alguém que pensa assim é MUNDANO, e está dizendo, “fique tranqüilo, eu sou do seu time”

Não to falando para você ser tolo, não é ser chato, é ser posicionado, não negociar seus princípios, não é ofender as pessoas, é só não aceitar as posições que são contrarias a Palavra de Deus.

Não somos homofônicos, só não aceitamos o homossexualismo, uma coisa é não aceitar o homossexualismo, ser uma voz firme em seus princípios e valores, outra coisa é pegar uma lâmpada fluorescente e bater na cara de um homossexual, não é ser ignorante, é ser posicionado.

É ver todos os seus amigos combinando de ir para o carnaval e se posicionar, e não ir.

Me lembro de quando eu trabalhava secular, quando tinha aquelas confraternizações de final de ano, fui à maioria delas, mas nunca me corrompi pelo que se fazia lá, as pessoas sabiam que eu era crente, e estavam esperando uma brecha para me pegar, em bebida, ou com alguma mulher, mas eu era posicionado.

Me lembro que muitas foram as vezes que eu escutava meus colegas de trabalho falando das mulheres, que algumas era Bonitas, que elas eram demais, homens casados olhando para outras mulheres, era sempre procurei me posicionar, e nunca me corrompi por nada disso.

Me lembro que eles falavam, você é louco, não dá para viver assim. Outro dizia, você é um exemplo, mas eu não consigo ser assim.

A questão não é você ser exemplo ou não, mas você ser posicionado, é ser padrão.

(Exemplo do Pr. Naor com a menina orando na Praça)

Olhe para a sociedade, perdeu seus princípios de moralidade, de honestidade seus valores éticos, a gente acha normal homossexualismo, a gente acha normal escutar sobre o uso de drogas. Precisamos Ser padrão. Não devemos deixar que ninguém nos despreze, mas para não sermos desprezados temos que ser padrão.

Jesus falou em Lucas 12:49 -“Olha, eu vim para jogar fogo na terra e bem quisera que já estivesse a arder”. Ele não veio para passar a mão na cabeça, ele veio para ser modelo. Por isso Jesus incomodava os fariseus, por isso incomodou os religiosos, por isso incomodou todo o mundo. Porque ele era padrão, e quem é padrão incomoda os que não são. Ai você começa a escutar: “É agora “tá” aí com esse negocio de espiritual! Não gosto de andar com tal pessoa porque ela é espiritual demais...”

Nós precisamos ser espirituais mesmos, esse deveria ser o nosso padrão. “não quero falar de Igreja, quero ter um momento para falar de outras coisas, você só fala de igreja, Blablá Blablá!

Nosso padrão deveria ser de pessoas espirituais, mas até mesmo dentro da igreja vemos pessoas que tem seus valores deturpados e acham que porque alguém gosta da Bíblia esse alguém está alienado ou não serve para andar com outra pessoa.

Se ser espiritual é só falar das coisas de Deus, então eu também quero ser espiritual. Não to falando que eu também não vou brincar com alguém quando o time dele perde, ou quando jogar bola, ou até mesmo um vídeo game, não é isso, mas é não perder tempo só com isso.

Mais uma vez vou falar desse assunto de internet, pelo amor de DEUS, precisamos acordar e ser padrão. Cuidado com o que vc escreve no facebook, cuidado com os seu vídeos, com os seus comentários. vejo tanta coisa no facebook que não merece nem comentário.

Algumas mensagens até tenho vontade de escrever e mandar para todo mundo ver algo do tipo “Acorda irmão, você é crente”, ou algo do tipo “Para de escreve isso porque você é crente, e crente não pode ter esse tipo de atitudes”. Mensagens com o padrão do mundo, com a cara podre da malicia, das piadas obscenas, algo deprimente. O pior é quando o camarada manda uma mensagem falando besteira, e pouco tempo depois tenta mandar uma de espiritual.

Paulo fala desse assunto também em 2 Tm 2:16.

Foi procurar no dicionário o significado da palavra evitar

Esquivar-se, fugir (ao que pode ser nocivo ou desagradável).

Impedir, prevenir, poupar: a cautela evita acidentes; quero evitar-lhe aborrecimentos.

Baseado nisso poderíamos dizer que o Versículo seria:

Mas Fuja dos falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade 2Tm 2:16

Usa seu perfil na net para escrever e até discutir coisas que tem valor, que vão influenciar na sociedade em que vivemos. Como Jovens precisamos ser padrão. As pessoas até vão criticar você, mas no dia em que as coisas ficarem mal, no dia em que estiver meio nublado elas vão procurar você para ajudar, para resolver os problema. Ser padrão é não negociar com os seu valores, é ser contra o homossexualismo hoje e amanhã, é ser contra as drogas e não fazer vista grosa para o problema, é buscar ao senhor.

Semana que vem vamos compartilhar 9 aspectos de um jovem com padrão de Deus.

Deus abençoe a cada um de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário