quinta-feira, 28 de julho de 2011

Como vencer o Desprezo da Mocidade – Parte 4

 

Aspectos para se tornar um Padrão na casa de Deus

1 Tm 4.12 – Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. (NTLH)

Semana passada falamos sobre se tornar um padrão na casa de Deus no procedimento no amor, agora vamos falar mais 3 tópicos.

1º. Padrão na fé.

Hb 11.1,8,17 a 19, 24 a 29, 32 a 40.

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos se não vêem. (HB 11.1)

Nós somos chamados para caminhar em fé, não somos jovens que andam pelo que sentem, mas pelo que crêem. Se quisermos vencer o desprezo de uma vida medíocre e derrotada, temos que tomar hoje a firme decisão de negar o emocionalismo e caminhar com base na palavra.

Andar por fé é não andar por vista. Um jovem de Deus vê o que o mundo está fazendo, mas não anda pelo que vê. Andar por fé é não andar pelo entendimento próprio.

Se a sua família dizia que vc não ia dar nada na vida, que você era burro, mas você anda por fé.

Posso não entender agora, mas eu tenho a sabedoria do alto que me ensina, o espírito de Deus me ensina. Eu sou da Fé, vou andar pelo procedimento da palavra.

Andar por fé e também não andar pelo esforço próprio. É ter convicção: “eu creio que Deus vai fazer, eu creio que o senhor está no controle, e ainda que tudo pareça estar dando errado, eu creio que o meu Deus é o Deus do impossível.”

Nós não seremos jovens que farão a diferença no Brasil, se não tivermos uma postura de fé.

Pr. Naor conta a história que visitou um empresário, e que ele se converteu nesse dia. A família inteira dele dizia que os médicos já o desenganaram, mas que ele insistia que ia ficar bom. Ele dizia que estava no hospital, mas sabia que alguém havia passado a mão na cabeça dele e que essa pessoa disse que ele teria outra chance. Ele conta que abriu o olho para agradecer ao médico e não tinha ninguém. Ele ele disse que achava que foi Deus, e o Pr. Naor disse que também achava. Os irmãos tinham chamado o Pr. Para dar e extrema unção, mas a fé daquele homem era tão grande. O home queria viver, Deus queria curá-lo, era a combinação perfeita para o milagre.

Andar por fé é não andar por vista, não andar por entendimento próprio. Todas as vezes que não precisamos depender de Deus, já decaímos na fé.

2º. Padrão na Pureza.

Sl 24 – 3 e 4

Não há vencedor sem santidade, não há modelo, não há padrão dentro da igreja se você não é um jovem totalmente separado para Deus.

Deus não vai liberar nenhum jovem, nenhum adolescente, ninguém sem santidade. Sem santidade, você não pode falar da perte dEle. Santidade é muito mais do que não pecar, mas é separar a vida totalmente, é você escolher o que vai ouvir, o que sua boca vai falar, onde seus pés caminharão. Não estamos falando de jovens apenas separados do mundo e do pecado, mas mais do que isso, modelos são os que estão separados para Deus de uma maneira ímpar e absoluta, com todo o seu ser, por todos os seus dias.

Você é padrão de pureza? Há santidade em suas motivações, pensamentos e atitudes? Seu corpo, seus olhos, ouvidos e boca são para o senhor?

1 Sm 16.7

Estes são os que estão vencendo o desprezo da mocidade: os radicais da santidade, os que estão na contra mão deste mundo, sustentando o testemunho do senhor nesta geração.

As pessoas que se separam pagam um preço, mas honram a Deus. Eu não sei quanto a você, mas eu decidi que não vou desperdiçar a única oportunidade que tenho.

3º. Padrão na Justiça.

Mt 5.20

A nossa justiça é antes de tudo a do coração, a que é guiada pela lei da vida, não é a justiça de simplesmente ser uma pessoa correta.

É saber que temos como justiça perfeita em primeiro lugar a Cristo, e que essa justiça esta totalmente ligada ao nosso espírito.

A justiça da lei não mata, a nossa não odeia, perdoa; a da lei não adultera, a nossa nem se quer alimente desejos sexuais da carne.

sábado, 9 de julho de 2011

Como vencer o Desprezo da Mocidade – Parte 3.1

Aspectos para se tornar um Padrão na casa de Deus

1 Tm 4.12 – Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. (NTLH)

Semana passada falamos sobre se tornar um padrão na casa de Deus. Pelos próximos 3 cultos vamos falar sobre 9 aspectos para se tornar um padrão na casa de Deus, hoje falaremos dos 3 Primeiros

1º Ser um padrão na palavra de Deus.

2Tm 2:15 e Josué 1.8

Nós nos tornamos padrão na palavra de Deus quando gastamos tempo para falar, meditar e fazer, segundo a palavra de Deus.

Rm 12 – 1 e 2

Paulo nos exorta a ter uma mente renovada pela palavra para pensarmos como Deus pensa. Se o nosso pensamento não foi renovado pela palavra nós não pensamos como Deus, logo nosso pensamento é errado, e quando nosso pensamento é errado não somos padrão de Deus na palavra, somos desprezíveis.

Pense o que a palavra de Deus pensa, fale o que a palavra de Deus fala, aja segundo a palavra de Deus, a verdade não é o que achamos, não é o que os professores falam na faculdade, mas o que a palavra diz.

E vc pode perguntar “como nos tornamos padrão na palavra se nem a bíblia Eu Leio?”

Como podemos nos tornar padrão se muitos nem se inscrevem no Maturidade e no Ctl, ou se importam em concluir o curso? Precisamos nos importar para que a palavra de Deus entre e transformasse suas vidas.

Muitos não se importam em ler a bíblia, em ir a célula, ou ao culto, como esperar ser padrão, ser vencedores e vencer esse desprezo?

Alguns falam “Ah não tenho tempo”, outros falam “ah não tenho dinheiro”, para com isso! É só uma questão de prioridade. Tenho certeza de que se fosse para arrumar um emprego de mil reais e a inscrição fosse oitenta reais, as pessoas se virariam, vendia o que fosse para pagar, mas ia dar um jeito de ir.

Não podemos aceitar esse tipo de desculpa, e não é porque somos duros não, é porque precisamos se realistas. Tem um ditado que diz “a ocasião faz o ladrão”, e ele é bem verdadeiro, mas a ocasião não faz só o ladrão, faz o vencedor também.

A Primeira coisa que Paulo está confrontando é a relação de Timóteo com a Bíblia. O Jovem que vence tal despreso é o obreiro aprovado que “maneja bem a palavra” 2TM 2:15

Hoje é dia de você vencer isso na sua vida, dia de tomar uma posição diante de Deus em relação a palavra. Mas adianta começar a ler 20 capítulos de uma vez, simplesmente porque voxê não lia nem um e não vai conseguir seguir esse ritmo.

Comece com três capitulos por dia. Algumas pessoas sentem muito sono quando lêem a bíblia, e isso é normal.

Isso acontece porque o Diabo não quer que você conheça a palavra, pois “Conheceireis a verdade e ela vos libertará (Jo 8.322). então leia andando, seja radical, mas não durma. Separe tempo para isso e você vai ver que a palavra de Deus tem poder de transformá-lo

Quando conhecemos a palavra por revelação, somos transformados para sermos padrão e vencedores.

2º. No procedimento.

2 Co 6: 1 a 10.

É desprezível o jovem que não tem caráter, que peca nos seus procedimentos. Somos uma geração sem modelo, sem caráter, não somos homens e mulheres suficientes para honrarmos nossas palavras, para assumirmos nossos atos, para levarmos a vida com a seriedade que é devida.

Deveríamos nos perguntar diariamente se: “Jesus faria isso?”

Pessoal chegou a hora de nós pararmos se ser Picaretas, mau caráter, mentiroso, indolente, preguiçoso, fofoqueiro, caloteiro, arrogante, desobediente aos pais, rebelde... precisamos ser padrão no nosso procedimento. Imponha respeito, não entre em qualquer conversa, não vá qualquer lugar, não vista qualquer tipo de roupa. Seja padrão. Não dê motivo para que alguém olhe para você e diga: Olha o crente?!

Há outro espírito agora em nós, o espírito de Cristo, segundo o seu poder somos chamados para viver, jovens respeitados e honrados, estão vencendo o desprezo, estão no caminho do Vencedor.

3º. No Amor.

1 Co 13:1 e 1Pe 1.22

O Amor dos que estão vencendo o desprezo da mocidade é o amor genuíno, é a disposição de perder para o outro ganhar. Não há como edificarmos a igreja, ser um modelo de jovens vencedores, continuando a ser egoístas, que não tem nenhum interesse no irmão. Amar é se esquecer de si mesmo para concentrar no outro. (quantos anjos da guarda nos temos aqui)

A bíblia fala para você se tornar padrão no amor, o amor que vence o desprezo é o amor que não é fingido, é o amor de Deus, que olha no olho, que confronta e que fala a verdade.

Não adianta as vezes você ficar chateado com seu discipulador ou líder, porque ele chega e confronta você, você precisa entender que isso é amor. Já tive irmãos que eu tive que falar duramente, e vi que eles ficaram chateados, posso afirmar para você que não é gostoso confrontar ninguém, mas preciso fazer isso porque eu me importo com as pessoas.

Quando eu vejo pessoas fazendo alguma coisa errada na rua, você acha que eu paro para falar alguma coisa? Eu não! Não conhece, não tenho nada a ver com a vida delas. Mas você que é ovelha aqui no nosso aprisco, eu não deixo passar. Porque eu amo, e quem ama fala a verdade, fala do Jeito certo e com graça.

O Amor que é padrão é o que chora junto, que ri junto, que se importa até o ponto de confrontar quando necessário for. Se você tem alguém assim na sua vida, um líder, um discipulador, alguém que o confronte mesmo que doa, louve a Deus, porque você é amado do senhor, e ele colocou um homem de Deus para falar em sua vida.

Precisamos reconhecer e honrar. Quantas vezes tenho visto jovens que não honram suas autoridades, que não honram seu líderes, seus pais, seus discipualdores. Não to falando para o discipulador se torar um ignorante, ser grosso com as pessoas, não é isso, mas para ser firme, e isso em amor.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Como vencer o Desprezo da Mocidade – Parte 2

 

Sendo Padrão na casa de Deus

1 Tm 4.12 – Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. (NTLH)

Vencemos o desprezo da sociedade quando nos colocamos na posição de ser padrão dentro da casa de Deus, não apenas para ocupar uma função, mas sendo esse modelo de homem e mulher de Deus, sabendo que um padrão é um molde, uma forma.

Ser padrão de Deus é ser modelo segundo ele é, é por a cara para bater junto com Cristo, é chamar a responsabilidade para si, e não ter medo de viver para Deus. Não é o padrão de quem fofoca nem de quem julga os outros, e sim de quem fala porque tem realidade para falar, porque fala o que vive.

Jesus falava como quem tinha autoridade porque ele vivia o que pregava, não mudava suas opiniões o tempo todo. Uma pessoa assim tem autoridade para tomar decisões, para mudar o contexto em que vive. Nós estamos edificando uma Igreja que vai atingir essa cidade, vai alterar os índices sociais, para ter voz em Guarulhos, para ter uma voz no Brasil, uma Igreja que seja a Saída para uma sociedade tão perdida e deturpada.

E percebemos que muitos não querem ser modelo de padrão porque estão confortáveis em suas vidas rasas, pessoas que não querem avançar, não querem compromisso porque sabem que assumir um lugar de liderança é assumir encargos, é assumir responsabilidades.

Outros não são modelos porque não se vêem como verdadeiramente são, estão vivendo no engano achando que já fazem tudo certo, que não tem nada para mudar, que já estão cheios de Deus, mas se esquecem que o que está cheio, quando continua a se encher transborda, e quando transborda impacta em toda a sociedade.

Há ainda os que têm motivação errada, que querem aparecer, pensam que ao se consagrarem ficarão famosos, mas segundo a bíblia quem se consagra vira cinza. Não nos consagramos para sermos pastores, e sim para virarmos cinza, e essa cinza é o padrão de Deus. Então outro olha para você e pensa: é isso que tenho que ser, porque Deus gosta de pó, da cinza, daquele que se deixa ser consumido no altar.

Uma vez posicionado em Deus, eu sei do peso, da responsabilidade de tudo isso. Mas Deus me chamou, Deus chamou você, Deus chamou você, Deus chamou cada um de nós para sermos modelo dentro de casa, na escola, no trabalho. Ai você pode pensar que é pesado demais, porque não vai mais poder falhar, que não vai mais poder andar de qualquer maneira.

E não vai mesmo, as pessoas por ai andam de qualquer forma, se vestem de qualquer forma, estão sendo influenciadas pelo mundo, são crentes mundanizados. Alguns querem fazer as coisas da maneira como o mundo, são os crentes “Legais”, eles dizem assim:

“Olha eu sou crente, mas pode ficar despreocupado porque sou um crente legal, não vou ficar enchendo o saco de vcs, vocês nem vão saber que estou aqui.” Na verdade alguém que pensa assim é MUNDANO, e está dizendo, “fique tranqüilo, eu sou do seu time”

Não to falando para você ser tolo, não é ser chato, é ser posicionado, não negociar seus princípios, não é ofender as pessoas, é só não aceitar as posições que são contrarias a Palavra de Deus.

Não somos homofônicos, só não aceitamos o homossexualismo, uma coisa é não aceitar o homossexualismo, ser uma voz firme em seus princípios e valores, outra coisa é pegar uma lâmpada fluorescente e bater na cara de um homossexual, não é ser ignorante, é ser posicionado.

É ver todos os seus amigos combinando de ir para o carnaval e se posicionar, e não ir.

Me lembro de quando eu trabalhava secular, quando tinha aquelas confraternizações de final de ano, fui à maioria delas, mas nunca me corrompi pelo que se fazia lá, as pessoas sabiam que eu era crente, e estavam esperando uma brecha para me pegar, em bebida, ou com alguma mulher, mas eu era posicionado.

Me lembro que muitas foram as vezes que eu escutava meus colegas de trabalho falando das mulheres, que algumas era Bonitas, que elas eram demais, homens casados olhando para outras mulheres, era sempre procurei me posicionar, e nunca me corrompi por nada disso.

Me lembro que eles falavam, você é louco, não dá para viver assim. Outro dizia, você é um exemplo, mas eu não consigo ser assim.

A questão não é você ser exemplo ou não, mas você ser posicionado, é ser padrão.

(Exemplo do Pr. Naor com a menina orando na Praça)

Olhe para a sociedade, perdeu seus princípios de moralidade, de honestidade seus valores éticos, a gente acha normal homossexualismo, a gente acha normal escutar sobre o uso de drogas. Precisamos Ser padrão. Não devemos deixar que ninguém nos despreze, mas para não sermos desprezados temos que ser padrão.

Jesus falou em Lucas 12:49 -“Olha, eu vim para jogar fogo na terra e bem quisera que já estivesse a arder”. Ele não veio para passar a mão na cabeça, ele veio para ser modelo. Por isso Jesus incomodava os fariseus, por isso incomodou os religiosos, por isso incomodou todo o mundo. Porque ele era padrão, e quem é padrão incomoda os que não são. Ai você começa a escutar: “É agora “tá” aí com esse negocio de espiritual! Não gosto de andar com tal pessoa porque ela é espiritual demais...”

Nós precisamos ser espirituais mesmos, esse deveria ser o nosso padrão. “não quero falar de Igreja, quero ter um momento para falar de outras coisas, você só fala de igreja, Blablá Blablá!

Nosso padrão deveria ser de pessoas espirituais, mas até mesmo dentro da igreja vemos pessoas que tem seus valores deturpados e acham que porque alguém gosta da Bíblia esse alguém está alienado ou não serve para andar com outra pessoa.

Se ser espiritual é só falar das coisas de Deus, então eu também quero ser espiritual. Não to falando que eu também não vou brincar com alguém quando o time dele perde, ou quando jogar bola, ou até mesmo um vídeo game, não é isso, mas é não perder tempo só com isso.

Mais uma vez vou falar desse assunto de internet, pelo amor de DEUS, precisamos acordar e ser padrão. Cuidado com o que vc escreve no facebook, cuidado com os seu vídeos, com os seus comentários. vejo tanta coisa no facebook que não merece nem comentário.

Algumas mensagens até tenho vontade de escrever e mandar para todo mundo ver algo do tipo “Acorda irmão, você é crente”, ou algo do tipo “Para de escreve isso porque você é crente, e crente não pode ter esse tipo de atitudes”. Mensagens com o padrão do mundo, com a cara podre da malicia, das piadas obscenas, algo deprimente. O pior é quando o camarada manda uma mensagem falando besteira, e pouco tempo depois tenta mandar uma de espiritual.

Paulo fala desse assunto também em 2 Tm 2:16.

Foi procurar no dicionário o significado da palavra evitar

Esquivar-se, fugir (ao que pode ser nocivo ou desagradável).

Impedir, prevenir, poupar: a cautela evita acidentes; quero evitar-lhe aborrecimentos.

Baseado nisso poderíamos dizer que o Versículo seria:

Mas Fuja dos falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade 2Tm 2:16

Usa seu perfil na net para escrever e até discutir coisas que tem valor, que vão influenciar na sociedade em que vivemos. Como Jovens precisamos ser padrão. As pessoas até vão criticar você, mas no dia em que as coisas ficarem mal, no dia em que estiver meio nublado elas vão procurar você para ajudar, para resolver os problema. Ser padrão é não negociar com os seu valores, é ser contra o homossexualismo hoje e amanhã, é ser contra as drogas e não fazer vista grosa para o problema, é buscar ao senhor.

Semana que vem vamos compartilhar 9 aspectos de um jovem com padrão de Deus.

Deus abençoe a cada um de vocês.