quarta-feira, 30 de março de 2011

vencendo o Sectarismo

21 dias pela unidade

O Alvo do inimigo é produzir confusão entre os irmãos de forma que nos distanciemos e até mesmo nos acusemos por causa de coisas pequenas e irrelevantes na obra de Deus.

Não podemos permitir que isso aconteça em nossa igreja.

Precisamos de um olhar amoroso para com nossos irmãos e reconhecer que são filhos de Deus e tem a unção do senhor em suas vidas.

Como igreja nós precisamos nos guardar de uma das setas mais terríveis que vem direto do inferno: o SECTARISMO.

Sectarismo é uma das pragas semeadas pelo diabo na lavoura de Deus, a Igreja.

Se quisermos ver o mover de Deus, precisamos de discernimento para saber quando essa praga vai nos atacar.

Nesta hora você deve estar se perguntado, o que é sectarismo?

Sectarismo são os partidos, as preferências, onde nós gostamos de uns e desprezamos os outros, são as divisões.

Nos tornamos sectários quando nos julgamos melhores do que os outros quando presumimos que não precisamos aprender ou receber de mais ninguém.

Se nós quisermos o mover de Deus entre nós precisamos nos dispor a sermos os últimos em tudo.

Se alguém perguntar como é a sua célula, não responda dizendo que é o melhor que existe, Tb não diga que é o pior, mas responda com humildade “precisamos aprender com os outros como ser melhor”.

Todos nós dizemos que estamos na visão, mas ainda precisamos avançar.

Nós dizemos que nosso encargo é edificar uma igreja de vencedores, onde cada membro é um ministro e cada casa uma extensão da igreja.

Pessoal ainda precisamos avançar muito nesta visão de cada crente é um ministro. Quantos na igreja ficam doentes, mas so aceitam oração do Obreiro, ou do Pr. Quantos escolhem com quem vão andar, e ficam mal quando não tem seu desejo atendido.

Precisamos avançar.

Quantas células precisam se multiplicar, mas não tem casa aberta para o novo grupo.

Quantas células nem tem casa. Muitas são aqui na igreja.

Mas a visão fala que nossa casa é uma extensão da Igreja. Falo como líder de Jovens, se estivéssemos na visão, não teríamos células aqui na igreja.

Como pode, não ter uma casa para a célula se reunir ou se multiplicar?

Isso só acontece para mostra que temos que avançar. Não temos nada para nos gloriar, precisamos ser humildes e reconhece que temos que ainda temos muito para caminhar.

Se achamos que temos algo, ainda não entendemos que apenas os que nada possuem é que, de fato, recebem.

Se presumimos saber muito, ainda não entendemos como convém saber.

Esse orgulho de julgar, saber e ter é que produz o sectarismo, esse espírito sectário impede o mover de Deus em nosso meio.

Eles dizem Chibolete.

Jz 12.5 e 6.

Tudo porque tinham um sotaque diferente.

Muitas vezes consideramos os irmão diferente simplesmente porque não falam como nós falamos. Discriminamos os irmãos porque eles não tem a mesma linguagem, não freqüentam os mesmos lugares, tem uma outra aparência.

Sotaques diferentes são motivo de separação e segregação em nosso pais, mas não podemos excluir nossos irmãos porque tem o sotaque espiritual diferente do nosso.

Pessoas nunca são iguais, muitas vezes excluímos os irmãos porque não são como nós, ou porque tem uma condição social diferente, uns são mais ricos, outros mais pobres, mas todos servem ao mesmo Deus.

Um gosta de Picanha, o outro de peixe cru, e por isso formamos nossos grupos, precisamos entender que servimos ao mesmo Deus.

O PR. Aluizio conta que um irmão dizia que sempre que um pregador começava a palavra dizendo “ohhh Gloria”, ele sabia que a palavra seria superficial.

Isso é um grande engano, é julgar o irmão pelo sotaque espiritual.

Um cumprimenta com a “Paz do senhor” o outro com a “Graça e a Paz”, outros ainda só falam oi, o fato é que não podemos deixar ninguém de lado porque não é como nós somos.

Exemplo da mulher que dirigia o carro.

O que ela imaginou ser um ataque, na verdade era um aviso. Quantas vezes temos atacado pessoas que estão apenas tentando nos avisar dos perigos no meio da caminhada.

Nunca julgue alguém pela aparência ou pelo sotaque.

Ele não segue conosco.

Lc. 9. 49 a 50.

É terrível quando rejeitamos alguém que não faz parte do nosso grupo.

Os discípulos rejeitaram um homem porque não seguia com eles, nós nos tronamos sectários quando concluímos que so aqueles que possuem o nosso rotulo é que estão no mover de Deus.

O Pr. Aluizio conta que tentaram nos proibir de fazer encontros porque não estávamos sobre a cobertura do G12, (e um dos ramos de célula). Chegaram a falar que Deus não poderia nos abençoar por que não seguíamos com eles.

Isso é a mesma coisa que os discípulos queriam fazer.

Existem igrejas que chegam a dizer o absurdo de que só é salvo quem anda com eles.

Precisamos rejeitar completamente esse espírito, ainda que temos um nome que nos identifique, não consideramos nosso nome o fundamento.

Nosso fundamento precisa ser Cristo, nosso verdadeiro nome é o nome de nosso pai. Todos aqueles que possuem o nome do nosso pai são nossos irmãos, não importa se estão conosco, ou me nossas células, ou são lideres de outras células, o importante é que somos do mesmo Deus.

Em nosso caso, a prova é que não temos uma denominação, somos uma associação, a Vinha reúne igrejas de todos os tipos de placas, de todos os modelos, todos pela mesma visão, mas muitas nem são videira.

Jesus disse que aquele que não é contra nós é por nós, por isso nunca devemos nos sentar com um irmão para discutir nossas diferenças ou nossos pontos de vista, precisamos nos sentar para compartilhar Cristo.

O importante é ser nascido de novo e desfrutar da vida de Cristo.

O Mover de Deus não acontece em grupos que se acham os melhores, quando os grupos se acham melhores, na verdade estão perto do fim.

Eldade e Meldade.

Nm. 11. 24 a 29.

Que ousadia daqueles homens, como eles ousavam receber o espírito em lugar diferente, sem a intermediação de Moises?

Josué queria que Moises fosse o único, talvez ele temesse que se os outros recebessem o espírito poderia haver algum tipo de rebelião entre o povo.

Quem sabe alguns não diriam “eu sou de Moises” outros diriam “eu sou de Eldade e Meldade”.

A unção vem de Deus, não podemos escolher onde o senhor vai derramar a sua unção, o sectário desmerece a unção porque não começou com ele, ou critica porque não está,ligada a ele diretamente.

Eu sou de Paulo e você é de Apolo.

ICo 1.10 a 12.

ICo 3.3 e 4.

Os homens de Deus deveriam ser instrumento de bênçãos e não de maldição.

Quando nossa identificação com alguns homens torna-se um motivo de separação, temos mais uma vês o espírito de sectarismos agindo em nosso meio.

Não to falando de preferências.

Ter preferências é normal, só Deus ama a todos indiscriminadamente e da mesma forma.

Nós as vezes gostamos mais de alguns do que dos outros.

O que não podemos é permitir que nossas diferenças se transformem em divisões.

A Divisão começa quando você so aceita se submeter a um, ou aprender com outro.

Em uma igreja em célula inevitavelmente teremos muitas redes, se esse espírito não for destruído, como vamos avançar no mover de Deus?

O que vemos relatado na primeira carta aos coríntios são irmãos se dividindo por causa de estilos, Paulo, Apolo, Pedro e Cristo apontam para estilos neste contexto.

Paulo aponta para aqueles que apreciam um bom estudo bíblico. A turma de Paulo é o povo que sempre usa a bíblia em seus discursos.

Apolo era o grande pregador. Apolo aponta para aqueles que apreciam uma grande pregação, eles gostam de um bom apelo, uns tapas no púlpito e uma voz inflamada, o povo de Apolo vai ao Delírio quando isso acontece.

O pessoal de Paulo fica no canto criticando a pregação e o povo de Apolo vem a reunião e morre de tédio.

Ahhh tem o pessoal de Pedro, são aqueles que apreciam uma boa exortação, uma palavra mais severa. Para eles a boa palavra é aquela que bate com os Dois pés no peito. Eles vão ao delírio quando ouvem uma palavra dura no púlpito.

Por fim o pessoal que se diz de Cristo são aqueles super espirituais. São so místicos dos nosso dias, não estão preocupados com o ensino, pregação ou exortação, eles querem saber a cor da asa dos anjos. É o povo que viaja.

O Pessoal de Paulo diz que eles estão fora da Biblia, e o povo de Cristo diz que eles não sabem nada do espírito.

Você consegue perceber que todos estes grupos são importantes, necessários e existem na igreja? O grande problema é que todos eles se isolam se tornam exclusivos e donos da verdade. Isso faz com que tenhamos uma igreja dividida que briga entre si e entristece o espírito.

Que o senhor nos de um coração TOLERANTE e grande o suficiente para amar cada tipo de irmão.

Só eu fiquei.

I Rs 19. 10 a 18.

“Só eu que faço nessa rede, só eu que oro, só eu que sou fiel, só eu jejuo”

Este certamente é o pior vírus sectário: a exclusividade.

A Exclusividade é a manifestação do nosso orgulho sectário.

Muitos pensam que possuem uma revelação maior e mais completa, outros imaginam serem possuídos de uma unção única.

Esses são laços do sectarismos.

Quando pensamos que somos os únicos, a única célula que é boa, a última esperança de Deus, se não mudarmos estaremos no caminho da queda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário