quarta-feira, 30 de março de 2011

A disciplina do corpo.

disciplina do corpo

Irmãos como integrantes do reino de Deus, desejamos ser vencedores, e como vencedores queremos ver a obra de Deus avançar, e para isso precisamos disciplinar nosso corpo, precisamos entender que homens e mulheres de Deus que são realmente vencedores fazem tudo por causa do reino de Deus:

1 Co 9.23-27

O ponto central desta palavra é descobrir se de fato fazemos tudo pelo evangelho de Deus.

Muitas vezes não vemos nossas orações respondidas por não termos a base bíblica para aplicar a fé e romper as cadeias.

Somente a palavra de Deus e a unção do espírito podem nos fazer romper as cadeias.

Quando Paulo escreveu a carta aos romanos e aos coríntios, ele nos conta um pouco do que acontecia com ele naquela época e como ele se comportava num cenário com tantas preções.

Isso é importante porque nos mostra alguns fundamentos importantes para a vida do Cristão nos dias de Hoje:

1 Co 4.11-13. // 1Co 11.27 // Rm 8.11

Precisamos entender o seguinte: renovamos a nossa mente, deixamos que o espírito dominasse a nossa alma, dominamos nossa vontade, nossas emoções são restauradas, no senhor liberamos perdão, mas o corpo deve ser disciplinado, levado como servo, como mordomo, isso porque o pecado está encerrado nele.

Paulo não era ascético, não achava que seu corpo era um estorvo e não ficava batendo, se esmurrando no sentido literal, ele fazia algo mais difícil do que isso.

Em sua carta aos Romanos ele diz que nosso corpo é casa de Deus(Rm 8.11), mas ainda assim, podemos pecar pelo corpo, mesmo que esteja sob forte disciplina, mas para alcançar o reino, Paulo nos ensina a fazer do corpo nosso conservo.

E vale a pena pagar o preço da disciplina.

Nós vivemos na era das mordomias, da comida rápida, do controle remoto, do micro ondas, mas para conquistar uma geração tão numerosa quanto a nossa, necessitamos de homens que estejam dispostos a vencer a preguiça, a auto preservação, o sono e a moleza; precisamos de cristãos que se posicionem e disciplinem seu corpo a fim de terem disposição para obedecer ao espírito, fazer a vontade de Deus, enfrentar a guerra e vencer.

O Diabo sabe que quando uma geração assim se levanta seus interesses são prejudicados, por isso que ele oferece uma serie facilidades para tentar nos prender e impedir que exerçamos o domínio sobre o nosso corpo.

Como já sabemos Paulo usa o exemplo de uma corrida para explicar como podemos dominar o corpo para servir a Deus. (ICo 9.23-27).

Mesmo que vc não sabia, todos nós estamos correndo, mas precisamos identificar me qual corrida estamos, na do mundo, do ego e da alma, ou na corrida do reino, das vidas e do espírito.

No verso 25 da mesma carta ele faz uma analogia entre os Cristãos e os atletas de uma olimpíadas, Paulo enfatiza que a disciplina é necessária aqueles que almejam a vitória.

Um atleta profissional chega a treinar 8 a 10 horas por dia, controla sua alimentação, suas atividades e até o tempo de descanso, tudo isso para se preparar para uma competição.

Se para uma competição precisamos de disciplina, quanto mais para buscar a Deus, muitas vezes nós tiramos férias de Deus, da oração, da leitura da palavra, mas ainda queremos ganhar a corrida.

Irmãos para alcançarmos nosso Objetivo, a vitória em nossa corrida, assim como um atleta precisamos exercer domínio sobre nosso corpo.

Isso significa que não podemos fazer aquilo que nosso corpo deseja, a liberdade do nosso corpo precisa ser cortada.

Somos atletas, precisamos correr para alcançar a vitoria, mas como em uma corrida, nem todos levam o primeiro premio, e às vezes um milésimo de segundos separa o primeiro do segundo, ou até mesmo do primeiro para o último.

O que quero dizer é que tenho visto muitos jovens entregues a paixões do corpo, tais como a preguiça e pornografia.

Como atletas nessa corrida precisamos aprender a vencer estas coisas.

Quando li este livro, fui procurar uma academia, para me exercitar e sair um pouco do sedentarismo, quando recebi as informações vi um horário que era as 06h00 da manha.

Por um breve segundo pensei, posso deixar o João em casa, corro faço academia até as 07h00 e depois pego ele.

Quando pensei nisso na hora veio uma voz e me disse, “vc nunca se dispôs a orar todos os dias as 06h00”.

Muitas vezes temos disposição para fazer muitas coisas, mas nenhuma delas para Deus, quando éramos do mundo, fazíamos muitas coisas, saiamos, curtíamos muitas madrugadas, ou para quem é mais novo, gastamos horas no vídeo Game, até mesmo a madrugada toda, mas quando nos chegamos para uma vigília, as 02h00 já estamos morrendo de sono.

O fato é que muitos de nós, e em alguns momentos me inclui nisso, nos cansamos para buscar a Deus, mas nunca para fazer as nossas coisas.

“Curso Domingo de manhã, fala Serio, agora n ao saio mais da Igreja”, mas se eu te chamar para ir ao bosque maia, ou ao Ibirapuera no Domingo de manha vc vai, levanta sem problemas.

Vencedores precisam aprender a controlar seu corpo.

Muitos de nós não nos preocupamos com os horários, chegamos atrasados nos cultos de Sábado e de Domingo, muitas vezes por que “domingo é dia de descansar”, Vou dizer algo para você, Seu Domingo deveria ser consagrado para Deus.

No Céu você vai ter muito tempo para descansar.

Reclamamos das reuniões de quarta, parei para pensar nisso esta semana.

Nós temos reunião as quartas, culto e célula aos sábados e culto aos Domingos, como podemos dizer que a Igreja nos suga muito, que não temos tempo para a família por causa da Igreja, ou que vamos mal no Trabalho ou nas provas da escola por causa da Igreja.

O fato é que não nos preocupamos em correr a carreira como vencedores.

Se há uma disciplina tão rígida para que os atletas ganhem uma medalha sem valor, será que não devemos nos disciplinar muito mais para ganhar uma coroa incorruptível?

Todo o Inicio de culto peço para alguém ficar na porta anotando o Horario que os lideres chegam, a partir das 17h45.

Acho impressionante que os atrasados são sempre os mesmos, precisamos nos disciplinar para correr a carreira de maneira irrepreensível.

Estamos a bera de uma campanha de jejum de 21 dias. Será que mais uma vez vamos escutar as pessoas falando, “mano, quebrei meu jejum e nem vi, quando notei já tinha comigo” ou aqueles que vem um dia na oração e no outro não.

Irmãos, precisamos fazer o impossível para estar aqui todos os dias. Teremos oração de manha, de tarde e a noite. Pelo menos em um horário destes vc precisa estar.

Se o seu corpo reclamar que esta cansado, que quer dormir, discipline ele, reduza seu corpo a escravidão, como o apostolo Paulo dizia.

Quando a campanha de jejum terminar, vamos falar um pouco mais sobre domínio do corpo, mas hoje quero desafiar você a responder diante de Deus, de uma forma bem pratica, se o seu corpo tem dominado as suas vontades eu quero que vc responda e decida de uma vez por todas, a ser alguém que se disciplina para correr a carreira, e vc que entende que seu corpo está disciplinado, quero desafiar vc a vir aqui durante estes 21 dias, em pelo menos um horário, de manha, a tarde ou a noite para orarmos. Se vc tem faculdade e trabalha, fique em paz, mas se em algum horário vc pode, quero desafiar vc a disciplinar seu corpo, e orar conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário