sábado, 22 de janeiro de 2011

Libertos do Pecado – Parte 1.

Libertos

Rm. 6:6

Imagine quantos Cristãos sinceros tem tentado vencer o pecado todos os dias?

Esses Homens e mulheres tem no coração um desejo sincero de agradar a Deus, mas quase sempre são fracassados, quando pensam que finalmente venceram o pecado caem novamente no mesmo erro, isso porque na lita contra o pecado não há vencedores, só derrotados, porque o pecado não pode ser vencido, somos LIBERTOS dele.

Nestas duas palavras vamos mostrar que não se trata mais de buscar meios para alcançar a libertação contra o pecado, é tudo uma questão de revelação do que foi feito por nós com o sacrifício de Jesus, ou seja, não queremos mostrar um caminho, ou meio pelo qual seremos livres do Pecado, simplesmente porque a libertação já aconteceu, mas precisamos andar como pessoas livres, fora da zona de perigo.

Para começar essa primeira parte, vamos ver a Vida de um Jovem que não se afastou dos perigos do pecado, e qual foi a consequência do pecado em sua vida.

ALERTA GERAL – Sansão, um Jovem consagrado a Deus.

Jz 13.2-5

Esse texto contra a Historia de um Jovem chamado Sansão, que foi consagrado ao senhor desde o ventre de sua mãe, foi separado para livrar Israel da escravidão. Ele era alguém especial, consagrado a Deus, um Nazireu.

Por causa disso ele precisava viver algumas restrições em sua vida, Segundo aquilo que o senhor falou, um Nazireu não poderia beber Nenhuma bebida forte, ou que viesse de Uva, não poderia passar navalha em sua cabeça e muito menos tocar em cadáver.

Esse era um Voto muito comum naquela época. (Se você quiser saber mais pode ler em Nm 6.1-8)

Sanção era um homem destinado ao avivamento, foi gerado por Deus para ser o libertador da sua geração, da sua nação.

Mas ele caiu no pecado, e perdeu o melhor de Deus, e porque será que isso aconteceu?

Vamos ver qual caminho esse jovem percorreu, e o que ele fez para que Deus mudasse a sua sorte.

Os votos de Sanção

O Desejo de Deus para a nação de Israel era que ela fosse totalmente constituída de reis e sacerdotes, mas o povo pecou e ele não pode cumprir sua perfeita vontade, por isso levantou Juízes sobre o povo, e Sansão era um destes Juízes.

A Bíblia nos mostra com a vinda de Jesus, que o sonho de Deus foi restaurado, e que novamente sua vontade é que sejamos uma nação de reis, ele não quer que tenhamos um sansão sobre nós, um Juiz para nos Julgar, mas que todos nós sejamos homens e mulheres Nazireus, consagrados e separados para o senhor.

Um nazireu não poderia beber nada que viesse da Uva, isso porque o produto da Uva é o vinho, e já sabemos que o vinho nos fala de prazer, de Alegria, o Nazireu não poderia buscar sua alegria nessa fonte, pois somente o senhor poderia ser o seu prazer e a Sua alegria.

Quantos de nós fazemos realmente do senhor nossa alegria e nosso prazer?

Muitos de Nós dizemos que o senhor é a fonte da nossa alegria, mas basta perdermos a Namorada ou o emprego para a alegria ir embora, é como se a vida tivesse terminado.

Muitos dizem que o senhor é o seu prazer, mas se ficam sozinhos, sentem como se a vida não tivesse sentido para eles. Isso acontece porque depositamos nossa alegria, nossas vidas naquilo que passa, que é humano, mas um Nazireu, é uma pessoa separada, consagrada, faz do senhor a sua alegria, sua razão de viver.

Outra coisa que vimos, é que um Nazireu não podia cortar o cabelo.

I Co 11.14.

O cabelo cumprido para homem é sinal de humilhação, o nazireu é aquele que se humilha diante do senhor Dizendo que “depende do senhor para viver, para liderar, andar em seus caminhos, vive em completa dependência”.

Ele se humilha e reconhece que precisa do senhor em todas as situações da sua vida.

Nazireu é alguém que depende totalmente de Deus, não troca de célula por conta própria, não troca de escola, não entra em relacionamentos quando bem entende, não sai por ai, de um lado para o outro sem consultar a vontade do Senhor.

Nazireu também não poderia tocar em nada que fosse morto.

Morte é um símbolo do Mundo, isso nos mostra que o nazireu não poderia se envolver com nada que fosse do mundo.

Morte faz referencia a tudo aquilo que tira a sensibilidade do nosso coração, que nos separa de Deus.

Aquilo que não tem origem em Deus é morte, ninguém se engane achando que Depois de assistir Tv sentirá vontade de ora, ou que Depois de escutar musicas do mundo terá vontade de ler a bíblia.

Tudo isso é morte. Perceba que não é um pecado diretamente, mas vai levar você para a morte.

O Nazireu se Humilha diante do senhor e não encontra prazer nas coisas deste mundo.

A queda de um Jovem.

Sansão foi chamado e preparado por Deus para resgatar o povo das garras do Diabo, mas entrou por um caminho errado e acabou caindo.

Isso preciso ser um alerta para nós, porque mesmo conhecendo o proposito de Deus para nós, podemos pegar um caminho que no fim vai nos destruir e levar a morte.

Jz 14:1-3

Geralmente os erros que cometemos após nossa conversão são os mesmos: desobediência aos pais e envolvimento sexual e emocional com pessoas erradas e na hora errada.

Muitas vezes jovens se convertem, descobrem que tem um proposito de vida, mas caem nas armadilhas armadas pelo diabo.

Isso acontece porque trazemos do mundo uma consciência emocional enorme, e quando somos solteiros tentamos querer suprir esse emocional com relacionamentos amorosos, ou idealizamos dentro da Igreja o rapaz ideal e a moça ideal.

Isso é um grande perigo. Idealizamos a pessoal Ideal, e nos esquecemos de ver o que Deus quer de nós.

Pior do que isso, são aqueles que quando não são correspondidos dentro da Igreja, buscam suprir a carência fora da Igreja, buscam no mundo relacionamentos que Deus não aprova.

Em 2Co 6.14 lemos que não há união entre crentes e incrédulos, ou seja não há namoro entre uma pessoa que pertence ao senhor e outra que não pertence.

Muitas vezes vamos contra os conselhos dos nossos pais, dos nossos líderes e fazemos como Sanção, somos desobedientes, obstinados e queremos fazes com que nossas vontades aconteçam.

Muitos simplesmente desconsideram o argumento de que não é hora certa para se envolverem, ai começam relacionamentos sem a benção dos pais naturais e dos espirituais, e o fim, muitas vezes é como o de sanção.

Foi isso que aconteceu com sanção, ele desobedeceu a seus pais e se envolveu emocionalmente com uma mulher que não era do povo de Israel.

Irmão isso é para você que fica dizendo que não tem ninguém em nosso meio para você.

Pode até ser, mas isso não é motivo para você buscar fora. Não tem ninguém aqui dentro para voc, porque você se acha superior a todos, e isso precisa acabar.

Jz 14.5-9

Sansão não podia ingerir nada proveniente da Uva, nem tocar em Cadáver, nós vimos que ele não comeu da Uva, nem bebeu vinho, nem tocou no leão Morto.

Mas se ele não podia fazer nenhuma dessas coisas o que ele estava fazendo no meio delas, o que ele estava fazendo no meio da vinha, comendo mel que estava dentro da carcaça do Leão morto?

Cheirando as uvas mesmo sabendo que não poria comê-las? Comendo o que estava no cadáver mesmo não podendo tocá-lo?

Foi ai que ele cometeu o segundo equivoco da vida dele, ao pegar o mel que estava dentro da carcaça do Leão, sanção se envolveu com a morte. Sanção era como aquelas pessoas que sabem que não devem ficar em certos lugares mas ficam, sabem que não devem comer uvas, mas ficam perto, sentido o cheiro.

É como aqueles casais que sabem que não devem se beijar, mas ficam encostando o Nariz um no outro, se alguém não quer cair, porque ficar perto do perigo?

A Corte é exatamente isso, evitar que o casal fique cheirando as uvas, porque se ficarem cheirando, certamente vão querer comer. 1 Pe 5.8 nos alerta que o Diabo é nosso adversário, e está a porta tentado nos tragar e nos destruir.

Um Nazireu foge das vinhas. A palavra nos diz em Mt5.19, que se um Braço nos faz pegar devemos arrancar fora.

Muitas vezes não damos o basta em situações que nos colocam em risco porque estamos embriagados com o cheiro das Uvas.

Precisamos parar de colocar em risco nossa situação com Deus para agradar aos nossos prazeres.

Sansão estava na plenitude do seu Vigor, mas viveu perigosamente e deu lugar ao Diabo, e por isso foi devorado por ele, teve seus olhos furados, foi preso em cadeias e morto sobre os escombros.

E sinto em lhe dizer que esse será o fim de muitos que estão Brincando com Deus. Estão dentro da Igreja, mas continuam vivendo o pecado, vivendo com se estivessem no mundo, como se nada mudasse.

Se sentam na roda dos escarnecedores, com a desculpa de evangelizar, de ganhar almas, mas acabam compartilhando das mesmas coisas, sentam em lugares que são como as vinícolas, cheias de Prazeres, Flertando com o Mundos, e como Sansão estão tendo contato com a morte, estão se arriscando.

O processo de destruição é algo muito sutil, começa com pequenas coisas, mas quando acordamos, somos envolvidos e colocados em uma rota de difícil retorno. Quando acordamos estamos envolvidos no pecado, mergulhados na lama.

Jz 14:10-11

(Exemplo do jovem que foi para a Balada)

Somos assim, começamos com um pequeno contato com o mundo, e quando nos deparamos, estamos em um banquete servido pelo diabo.

Quem está na Igreja e permanece na prática das obras mortas no máximo o que tiveram para estar na igreja foi um experiência religiosa.

Seu Batismo não foi fruto de arrependimento, mas de uma emoção.

O Fascínio pelo mundo leva a destruição, se brincarmos com o mundo vamos cair, e se cairmos Satanás não terá pena de nós.

Tenho muito temor ao falar isso, mas infelizmente é o que acontece, muitos jovens saem da Igreja, se desviam, e o mundo não terá pena deles, Satanás vai os destruir.

O pecado não é Brincadeira, leva a morte, espiritual, e alguns casos até a morte Natural.

Como Igreja precisamos acordar e fugir das emboscadas do Diabo.

Jz 16.19-22

Envolvimento com o pecado traz pelo menos três consequências: Cegueira espiritual, Opressão maligna e Fracasso.

Talvez muitos de nós estejamos passando pela mesma situação: Demônios rindo e se alegrando por terem conseguido escravizar.

Mas a boa noticia é que Deus nos dá uma segunda Chance. Depois que sanção foi preso seus cabelos começaram a crescer, ele teve a chance de renovar a sua consagração e começar de novo.

Jz16.28-30

Sansão se arrependeu e restaurou sua consagração foi usado por Deus novamente, mas isso lhe custou a própria vida.

Para sermos novamente usados por Deus não precisamos mais morrer fisicamente, Jesus já fez isso por nós.

Se quebramos nossa consagração, se demos lugar ao pecado e à morte, se estamos nos sentindo presos, escravizados ou insensíveis, podemos clamar hoje para que Deus nos perdoe e nos renove. Ele nós dará uma segunda chance.

Um comentário:

  1. Essa palavra marcou mesmo o meu coração. Creio que é tempo de deixarmos tudo é que é morte, vinho e impuro para cada um de nós. Que cada um, individuamente, entenda o que é preciso renunciar para não perder a unção de Deus! O Espírito está falando... ouça... obedeça... vença!

    ResponderExcluir