quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Vontade Dominada

e82c5d4dbfc203b06d2ddab13033e48d

Jo 6.38

O Que é vontade?

Vontade é o coração das decisões, é o centro de comando da nossa vida, Sabemos que o que decidimos no passado está afetando nossa vida agora, e o que decidirmos hoje vai afetar nossa vida amanha.

Isso é estratégico, porque a vitória completa do senhor em nossa vida passa pela nossa vontade e esta, por sua vez, deve estar unida a vontade de Deus.

Vontade nada mais é do que a força interior que todos nós temos e que nos dirige quando tomamos decisões.

Sabemos que somos seres triunos. Somos compostos de mente, vontade e emoções. Emoções expressam nossos sentimentos e a mente expõe o que estamos pensando, mas a nossa vontade expressa aquilo que queremos.

É, portanto, algo fundamental em nossa vida.

Podemos experimentar muitas coisas na vida cristã, como alegria, conforto e paz.

Podemos crer no senhor e obter conhecimentos tremendos por meio da sua palavra, livros demais coisas, entretanto se a nossa vontade não estiver unida à do senhor, tudo isso não passara de manifestação da nossa alma, sem qualquer valor no mundo espiritual.

Você percebe a importância dessa área em sua vida?

E como tudo o que é importante em nossas vidas, o Diabo certamente vai tentar dominá-la. Ele vai tentar dominar as suas vontades para você não viver o melhor de Deus em sua vida.

Você sempre terá escolha, se quiser usar drogas, pode usar, se quiser viver uma vida de prostituição, pode viver, nós temos opção, podemos escolher servir Só a Deus e não nos prendermos a pecado algum.

Escolhemos andar com o senhor e nos alegrar nEle, podemos decidir e isso é liberdade de escolha, Somos livres de verdade porque o filho nos libertou, temos opção, podemos escolher o caminho a seguir.

O Primeiro ponto que vamos abordar é o fato que o homem foi feito livre para exercer sua vontade.

Deus estabelece regras e parâmetros para o homem, mas nunca o força ou obriga a tomar determinada decisão, é o homem quem decide o que vai fazer.

Quando criou o homem, o senhor o instruiu quanto ao que ele podia ou não fazer, deixando claro as conseqüências de se fazer uma opção errada. Gn2.16,17.

Deus disse a adão o que livremente poderia comer e o que não deveria comer para que não morresse.

Deus deixou o homem livre, não o obrigou a nada, ele proibiu, deu orientação, mas nunca forçou o homem a obedecê-lo, no momento em que adão ia comer o fruto proibido Deus não interferiu, pois havia lhe dado livre arbítrio.

Se Deus não desse ao homem liberdade de escolha não haveria sentido em criá-lo, seria o mesmo que criar um boneco.

O homem é portanto responsável por todos os seus atos, por tudo o que faz; é ele quem decide a própria vida, nada externo irá controlá-lo se ele não permitir.

A queda do homem no pecado e a salvação foram frutos de decisões tomadas. Adão decidiu desobedecer a Deus, e o homem caiu.

Jesus Decidiu obedecer a Deus e o homem foi salvo. Quando decidimos andar sem Deus vivemos uma vida destruída, mas quando escolhemos andar com o senhor, vivemos uma vida que vale a pena, provamos do melhor de Deus.

Se quisermos ser vencedores, é fundamental submetermos nossa vontade à vontade de Deus, que estejamos ligados a ele.

Muitas vezes achamos que o diabo é nosso maior inimigo, mas isso não é verdade. Nosso maior inimigo é nosso ego.

Nosso ego é terrível, ele quer toda a atenção para ele, precisamos crucificá-lo para a nossa vontade, crufificá-lo para que a vontade de Deus se faça presente.

Isso significa que devemos renunciar à nossa própria vontade para que ela se torne uma com a do senhor, é por isso que salvação vem por meio de obediência.

Neste quesito e vontade Há duas forças, duas vontades distintas e contrárias quer regem o homem.

Existe, de um lado, a vontade de Deus, que é santa, perfeita e poderosa, e de outro lado a vontade do Diabo, corrompida, perversa, enganadora, caída e contraria a Deus.

Nós estamos no meio delas, somo livres para decidir qual delas vamos nos unir, é impossível não optar por uma ou por outra, pois quem não está unido a Deus, está sujeito ao diabo. Não há campo neutro.

Quando o homem optou por fazer algo contrário à vontade de Deus, caiu, e por conseqüência se uniu a vontade do diabo.

Quero dizer algo para você muito serio, Deus não age enquanto não houver consentimento da nossa parte. Sem o nosso consentimento ele não irá operar em nossa vida.

Esse é um principio fundamental, pois vai determinar o rumo de nossa vida.

Podemos escolher qual caminho queremos seguir.

Dominamos a vontade, tomamos decisões e colhemos frutos. Mas para que isso aconteça precisamos tirar nosso “EU” de cena e deixar que o senhor prevaleça.

Paulo disse com todas as letras aos Romanos que, não apenas eles, mas todos pecaram igualmente, e por isso todos carecem da gloria de Deus.

Rm3.23

Porque pecamos, precisamos da misericórdia e do perdão do senhor, pois todos nós nascemos caídos, pecadores, com a nossa vontade unida à do diabo, contrária a Deus.

O velho homem é assim por natureza e a bíblia diz que “não há justo, nem um sequer, não há quem busque a Deus.” Rm. 3. 10-11.

Precisamos então entender o que Deus quer.

Nem mesmo a salvação provém da nossa vontade, o homem não é salvo porque decide, porque quer Jesus, mas porque Deus Deseja salva-lo.

Jo 1.12-13

É um grande equivoco achar que o homem pode escolher ser salvo. A bíblia diz que se Deus não agir, se ele não quiser, a salvação não acontece, pois ela não nasce da vontade humana, o homem não decide ser filho de Deus, pois sua vontade está unida à do Diabo. Foi Deus quem o escolheu, decidiu salvá-lo e o amou primeiro.

Há uma diferença entre nascer de novo e mudar de religião, se Deus não agir, não converter o homem do pecado nada adianta, ele só muda de religião, para isso só é preciso usar bons argumentos.

Há pessoas que já aceitaram a Jesus diversas vezes, mas nunca nasceram de novo, porque Deus não moveu na vida delas. Somente o que parte de Deus tem valor.

Esse é o principio que regerá toda a nossa vida cristã. Todas as coisas só serão aceitas e terão valor se partirem de Deus para o homem e nunca do homem para Deus

Jo 6:39

A vontade de Deus é “que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” 1Tm 2.4.

Quando o homem decide servir a Deus essa decisão parte apenas dele mesmo, cai na religiosidade, isto é, faz muitas coisas para Deus, mas o senhor não está em nenhuma delas

Podemos fazer várias obras para Deus, como pregar a palavra, fazer missões, evangelizar, realizar cultos, dar aulas nos cursos, entre outras coisas boas e espirituais, mas se isso não for da vontade de Deus será em vão e não terá valor algum.

Deus não aceita o que vem do nosso ego, do nosso “eu”, mesmo as boas coisas que fazemos.

Não devemos fazer nada que o senhor não nos tenha mandado fazer.

Esse é o nosso grande engano: querer fazer algo para Deus. O senhor não está em busca de trabalhadores, mas de homens que se unam à sua vontade e simplesmente o obedeçam.

Deus não olha aparência, não olha se algo é bom ou ruim, grande ou pequeno, importante ou não, Bonito ou feio, caro ou barato.

Apenas uma coisa importa: Quem começou? Sua vontade ou a vontade do Homem?

Deus olha a fonte de tudo o que é feito para ele, só isso tem valor.

Não devemos fazer nada porque somos obrigados pelas circunstancias ou pelas pessoas, ou porque simplesmente temos que fazer, mas porque Deus mandou.

O importante não é a decisão que achamos que devemos tomar, mas o que Deus quer, pois ele vai a frente.

O senhor tem planos para nós. Muitas vezes tomamos a decisão mais lógica, que nos parece mais obvia e inteligente para determinada coisa, mas precisamos entender se é o que Deus quer.

Somos livres para escolher qual vontade queremos seguir, mas não podemos nos esquecer que somos responsáveis por nossas decisões independentes, pois Deus não tem compromisso com atos da alma, levados pela empolgação, pela circunstancia ou pelo momento.

Precisamos tomar cuido com as promessas que fazemos para Deus quando estamos com um “arrepio nas costas”, quando estamos caindo ou mesmo quando estamos muito empolgados. Nesses momentos o silêncio é a melhor opção.

Tomar decisões na alma é perigoso, porque Deus não tem compromisso com isso.

O Único motivo que nos leva a fazer algo é a obediência a Deus.

O Homem decidiu comer da arvore do conhecimento do bem e do mal – a arvore da Lógica – mas aquele que come da arvore da vida é dirigido pelo espírito e pergunta a Deus qual é a sua vontade.

Todas as decisões que tomamos por nós mesmos, certamente darão em morte e fracasso.

Tenho dois exemplos em minha vida, um de fracasso, o outro de dependência de Deus.

1º. Mudança de emprego

2º. Compra do novo computador.

Quando a nossa vontade estiver unida à Dele, seremos, então, vitoriosos em tudo o que fizermos, pois tudo o que parte de Deus não poderá ser impedido por ninguém, nem mesmo por Demônios.

A bíblia nos mostra isso em Is 43.13.

Muitas vezes somos impedidos porque o que estamos fazendo começa em nós, não em Deus, pois se houvesse começado nele não haveria impedimentos.

Quando começamos algo em Deus, tudo o que se levanta contra nós esta se levantando contra o braço de Deus, contra a sua vontade. Assim, não precisamos ficar preocupados.

Para finalizar quero dizer que o grande obstáculo para a união entre a nossa vontade e a de Deus é o nosso “eu”, nosso ego, nossa vontade obstinada e caída.

Conclusão:

Precisamos reconhecer quando o que estamos fazendo não está em linha com a vontade de Deus, Se Deus nos chamou, tudo vai fluir, pode demorar um pouco, mas flui.

Quero fazer dois chamados nesta noite:

1º. Você que toma as suas próprias decisões, e muitas vezes rápido demais. Acha que Deus falou e simplesmente sai fazendo tudo, não pondera em Deus, muda tudo muito rápido.

2º. Você que nem consulta a Deus, se preocupa simplesmente com o que você está pensando, com o seu bem estar, você que reconhece que seu “ego” é enorme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário