sábado, 8 de janeiro de 2011

Batalha na mente

Batalha_n_mente

Rm. 12:2

II Cor 10. 4 – 6

Você já perguntou por que, mesmo tendo se convertido, ainda tem pensamentos tão terríveis que não tem coragem de contar a ninguém? Às vezes vc se sente, como se duas forças distintas estivessem em plena guerra dentro da sua cabeça? Acha até que em alguns momentos esta ficando maluco? Isso é um sinal de que há uma batalha em sua mente, mas a boa noticia é que em Cristo Jesus você é mais que vencedor.

Já ensinamos várias vezes que todo o problema começa na mente, ela é um grande campo de batalha onde devemos alcançar vitória sobre o diabo. A Verdadeira guerra espiritual não é uma questão de expulsar Demônios, mas de resistir ao diabo e as imagens que ele nos sugere.

Quando nos convertemos, e nos tornamos uma nova pessoa no espirito, a nossa alma (que compreende a mente, vontade e emoções) é submetida a um processo de transformação, e a mente como é um dos componentes da alma, também passa por esse processo de transformação. Quando nos convertemos, temos um espirito novo, mas ainda temos uma mente velha. Passamos muitos anos recebendo influencia do mundo em nossas mentes, o que nos molda a agir de uma determinada maneira. Somos influenciados por diversas formas, família, pais, amigos, programas de tv, Livros, internet, músicas, e todas essas influencias criam FORTALEZAS, e nessas fortalezas o inimigo se abriga. Só conseguimos vencer essas fortalezas com algumas armas espirituais e com a palavra de Deus. Alguns ataques são realizados por meio de Sofismas. Sofismas são mentiras que parecem verdades, ele sugere que somos incompetentes, incapazes de fazer alguma determinada coisa, a verdade porem é o que a palavra de Deus diz, e ela diz que nós temos a mente de Cristo. Se acreditarmos na palavra os sofismas são anulados. Outra estratégia do diabo é construir fortalezas em nossas mentes. Ele faz da mesma forma, nos desencorajando, mas as fortalezas tem outro objetivo. Se procurarmos no Dicionário o que significa fortaleza vamos encontrar que é um “lugar fortificado, com o intuito de defender um território.” A Partir dessas fortalezas o inimigo envia pensamentos que nós até podemos rejeitar, mas que dominam a nossa mente. Mas a Palavra de Deus é poderosa para destruir as fortalezas. Crer nisso é fundamental para o equilíbrio das nossas vidas e para o fortalecimento da nossa fé.

Sua mente é um campo de batalha, na sua mente o diabo pode agir direto, a hora que ele quiser, a Palavra de Deus diz que assim como o diabo enganou a eva, ele pode nos enganar e corromper a nossa mente. 2 Cor. 11.3

O Caminho para sermos Livres

1º. Entenda os Ardis dos Demônios.

O espaço que havíamos entregado ao diabo so será tomado com muita luta. Ele não nos permitirá sai sem lutar. A Biblia diz em

Tiado 4:7 “ Sujeita-vos a Deus, resisti ao Diabo, e ele fugiá de vós” .

Para que ele fuja precisamos resistir quanto tempo for necessário. Por dias, horas, semanas ou até mesmo anos, não importa, o Diabo deve sempre ser resistido. Ele vai usar muitas taticas para tentar impedir vc de lutar: incredulidade, dúvida contra Deus, mentiras, Desânimo, e até mesmo outras pessoas. Alguém pode lutar contra a mentira de que nunca será nada na vida, que não conseguirá emprego. Ai ele dá o dizimo, ora, oferta, comfessa a palavra, faz tudo direitinho, e nada acontece. O Diabo, se aproxima e começa a falar na sua mente: “Você está vendo? Esse negocio não funciona”.

Essa é a seta da Incredulidade e do desânimo. Ele sempre vai tentar nos colocar contra Deus. Mas nós devemos perseverar até que as cadeia sejam rompidas. Rm 3.4 diz “De maneira nenhuma, Sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso, como está escrito....”

Você entende isso? Algumas cadeias são destruídas com muita facilidade, outras exigem mais tempo e fé, por isso é importante entender a Batalha. Precisamos reconhecer que um dia demos espaço ao diabo e agora estamos lutando para ter esse espaço de volta.

2º. Recupere o terreno perdido

Precisamos identificar o território que foi entregue e tomar ele de volta, a maneira de retomar esse território é primeiro renovando a nossa mente por completo, isso porque a mente do diabo é hostil, e a medida em que ele nos influencia, acabamos criando a mesma hostilidade.

Romanos 12.2 – “E não vos conformeis com este século, mas tranformai-vos pela renovação da vossa mente, e para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Não devemos nos conformar com este século, antes devemos nos transformar. A responsabilidade pela transformação recai inteira sobre nós. E como fazemos isso: Lendo a bíblia, fazendo cursos na igreja, lendo livros, confessando a palavra, ouvindo mensagens sobre a palavra, etc...

Nós não somos robôs nas mãos de Deus, muito menos marionetes que ele pode manipular, a responsabilidade pela mudança é nossa. Muitos não avançam na fé porque são preguiçosos, acham que a fé é algo magico, acham que vir na igreja, receber imposição de mãos é o que precisa para resolver todos os problemas. Mas não é assim, transformação é um processo, exige mudança e esforço.

3º. Renuncie as mentiras

Muitos sofrimentos que passamos hoje são resultado das mentiras que acreditamos no passado, essas mentiras devem ser rejeitadas em favor da verdade. Verdade é tudo aquilo nque está escrito sobre nós na palavra de Deus, Deus trabalha com as verdades escritas em sua palavra. Você pode até4 estar vivendo um momento de aparente derrota, isso não quer dizer que você é um derrotado, podemos estar no pó, mas ainda temos nossas pernas para nos levantar. Toda mentira deve ser destruída. Deus trabalha com a verdade, portanto, é nela que devemos nos Firmar. Nos é que decidimos o pensamos s nosso respeito. Pertencemos a Deus, portanto VAMOS dar certo na vida, tudo o que fizermos dará certo.

Temos que declarar a verdade da palavra a nosso respeito: somos prósperos, temos a mente de Cristo, somos saudáveis, vivemos por longos anos, teremos um casamento abençoado, temos uma vida feliz, somos guardados pelo senhor, vivemos em paz.

4º. Volte à normalidade.

A primeira coisa a ser feita é determinar o que é normal para nós. Isso pode ser feito a partir das respostas que damos a algumas perguntas básicas:

1º. Esse pensamento está me fazendo mal?

2º. Como eu era antes disso?

3º. Se estou deprimido, quando isso começou? Aconteceu alguma coisa?

4º. O que me fez mudar?

5º. Como eu era antes?

Ser normal é ser como éramos antes de acontecer alguma coisa que nos perturbou ou nos abalou. Só para você entender melhor, é como quando a gente compra um novo computador, ele vem com os sistemas pré instalados, mas dentro dele tem um aplicativo que se chama “ponto de restauração”. Ai você define um ponto de restauração, se durante o uso vc tiver algum problema, acontecer de ele pegar algum vírus, ou ter problema com algum drive, você pode voltar ao que ele era antes.

Portanto é muito importante conhecermos o nosso ponto de normalidade, para que tenhamos condição de voltar para ele sempre que algo errado nos acontecer. Se for uma situação de magoa, perdoe. Se for incredulidade, busque a palavra para se alimentar e se encher de fé. Se for preciso, faça um jejum. Busque a prática para alcançar resultados.

5º. Destrua a passividade.

A lei básica no mundo espiritual, é que tudo o que se refere ao homem so pode acontecer se ele permitir. A forma de vencer a passividade é recuperar o controle de nossa vida e tomar decisões cabíveis sem esperar pelos outros, ou por qualquer acontecimento. Não podemos mais ser conduzidos pela multidão. E, se no processo tomarmos alguma decisão errada não devemos nos preocupar porque o erro faz parte do aprendizado. Algumas pessoas nunca avançam porque nunca tomam decisões, não seja uma dessas pessoas, se Deus falou que o mar vai abrir, pise na agua e creia. As vezes perdemos oportunidades por mede de saber se vai dar certo ou não, pare com isso, ande em fé. Outras pessoas nunca avançar porque nunca começam nada, mudanças não acontecem da noite para o dia, elas são frutos de muita perseverança e as vezes podem durar anos. Primeiro é a Fé, a ação, depois o efeito, primeiro pisamos na agua, depois o mar se abre. Primeiro oramos, confessamos e cremos, independente do que sentimos, milagres não são magicas. Quando entramos na guerra contra o diabo aparentemente algumas coisas ficam ainda piores, mas devemos resistir até o fim.

Conclusão

Precisamos lembrar que a nossa mente deve estar cheia de Deus. O autor da carta aos hebreus diz que, se estivermos unidos com a palavra, podemos compreender a mente de Deus em todos os sentidos, se estivermos cheios dela, vamos poder usá-la na hora da necessidade.

“Hb 8.10-Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário