sábado, 30 de janeiro de 2010

O Filho Pródigo

2711814079_2fd55559f2

Lucas 15: 11 a 32.

Neste texto vemos quarto personagens que precisamos nos atentar, vamos aprender com a postura de cada um deles.

1 – Filho Pródigo

V: 11 ao 19.

Observe qual a postura dele. Ele pede a herança do pai, não se preocupando com mais nada. A bíblia conta que ele parte para uma terra distante. Nem perto do pai ele queria ficar. No verso 18 vemos que o filho enfim acorda!

18

Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;

19

Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.

Quero que você perceba que o filho prodigo mostra claro alguém que amava o senhor e se desviou. O Pai aqui representa Deus, os filhos somos nós.

Os irmãos que voltaram do impacto agora, Alguns eram desviados, voltaram para os caminhos do senhor. Eles eram como o filho prodigo. Mas não quero me deter muito no filho. Este não é o meu foco nesta noite.

2 – Pai.

243_1024

V: 22 a 24

22

Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e sandálias nos pés;

23

E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;

24

Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.

Olhe o coração do pai, o pai ama e perdoa. Note que quando o filho voltou o pai logo se alegrou, o recebeu com festa. Nem perguntou o que tinha acontecido. Nós precisamos ser pais dos irmãos que tem voltado ao senhor.

Neste caso o filho que havia abandonado o pai, precisava sentir o amor do dele novamente. Isto é a graça de Deus, nós não merecemos, mas mesmo assim desfrutamos deste amor. No dicionário a palavra graça significa:

GRAÇA:

Concessão de bondade a alguém que não tinha direito.

Nós não tínhamos direto a vida eterna, mas DEUS através de seu filho Jesus Cristo, nos concedeu. Você não merecia o que Deus fez, mas mesmo assim ele fez.

3 – Criados

V: 26 e 27

26

E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.

27

E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.

   
   

veja a postura dos criados, o filho mais velho volta ele eles logo inflamam o outro.

“Olha aquela festa, seu pai, matou um cordeiro lindo para festejar a volta do seu irmão, AHHH e detalhe, ele ainda deu um anel para ele, e sandálias novas, seu irmão voltou

Sua postura pode ser esta, quando alguém chegar na rede, ou até na célula, e em menos 2 ou 4 meses responde e é levantado Líder em treinamento, você se revolta. “Como assim, ele acabou de chagar, já é LT, e eu, to sempre aqui. E nada”

Você inflama os outros com seus comentários desnecessários, e busca influenciar a todos contra o novo irmão por ciúmes.

4 – Filho mais velho.

Veja o verso 28 a 30:

28

Mas ele se indignou, e não queria entrar.

29

E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;

30

Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado

Qual tem sido sua postura na célua?

De filho mais velho ou de pai. Veja a resposta do Pai:

Verso: 31 e 32

31

E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas;

32

Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.

 

Verso: 31 e 32

Como tem sido seu amor pelos novos irmãos? Ou até mesmo pelos velhos?

 

OgAAAPu8nFMJ2KekQZENlwzSVOJXC9mdUoOSUDoLhGzPvNDLOBE1qOIZMBgzY56hVNyJ0SSS658NdL6GGHXOLW5onTgAm1T1UASCaNoIzVhynx1D1840F4a_2zSr

sábado, 16 de janeiro de 2010

Radicais Livres

 243_1024O avivamento e sonho de uma paixão, de paixão pelas vidas, de determinação, de preço a ser pago de trazer a qualquer custo a gloria de Deus a uma cidade a uma nação, Vimos ano passado que avivamento fruto da morte do velho homem, do velho eu, se o grão de trigo cair na terra e não morrer fica ele só, mas se morrer ele produz muitos frutos.

Irmãos creio que temos sido chamados para trazer este avivamento a nossa nação, a nossa cidade, creio que o senhor está nos chamando para sermos igreja como resposta de Deus para está cidade.

Onde vc vai estar, ou o que vc terá construído daqui cinco anos. Quais serão seus frutos, em Dezembro de 2014, como será sua vida? Vc já parou para pensar nisso? Qual vai ser a avaliação que vc vai fazer?

Salomão diz que a obra do homem na terra é em vão, é vaidade, mas a obra de Deus é a única obra em que nós nos envolvemos e somos recompensados pela vida eterna. Porque uam vida que é transformada pelo poder de Deus, é transformada para sempre, e esta vida vai com vc, esta vida vc leva para o céu. Por isso temos que ser radicais e nos envolver de corpo e alma com a obra de Deus.

Nesta noite quero falar de Avivamento. Avivamento vem de uma identidade, de um povo que tem uma identidade, nos adotamos esta identidade, de sermos Radicasi Livres, mas para falar disso precisamos falar daquele que foi este modelo de Radical quando viveu na terra.

Jesus com todo o respeito é um radical Livre. Ele é radical e viver para DEUS. Ele Diz que a “vida dele, que a comida dele, não era fazer a sua vontade, mas daquele que o enviou” ele nasceu, viveu e morreu para Deus, era alguém radicalmente santo, radicalmente apegado a palavra de Deus, radicalmente na compaixão, no amor as pessoas.

Ficava sem comer, sem dormir para servir a Deus, era alguém que servia a Deus de uma maneira profunda enraizada, era um radical que fez diferença por onde passou.

Era um revolucionário, não estamos falando de pessoas tolas que querem revolução por meio da violência, mas era alguém que fez a revolução por meio do amor. É a radicalidade de amar o inimigo, e isso so alguém que é cheio do espírito santo pode ter.

Mas Jesus também era um homem livre, porque era livre da religião, era livres do legalismo, não se preocupava com o externo, com o exterior das pessoas, ele se tornou o senhor do sábado, quebrou o protocolo da religião morta, sentava com pecadores e prostitutas, ele veio para os que estavam doentes, ele vaio para se relacionar com os rejeitados, foi um padrão de homem, ele ria, se alegrava, se entretecia, se angustiava, mas também manifestava a vida e o poder de Deus, ele é o HOMEM, ele é o PADRÃO, ele é o Radical que temos que seguir, livre da religião e que serve a Deus com profundidade.

E eu quero mostrar para os irmãos algumas características deste radical livre. Seguir Jesus, e acompanhar o caminho dele, e nos mostra a porta de entrada para o avivamento. Ai vc deve estar se perguntando o que isso tem A ver com avivamento?

Você convida as pessoas para irem na igreja e eles não querem. “ficar duas horas sentadas na Igreja, eu não”, Mas porque as pessoas não querem vir para a Igreja?

Se vc perguntar, Jesus não é bom? Elas dizem sim. Mas porque você não vai na igreja então? Ai elas dão uma desculpa. E sabe porque irmãos, porquê religião é morta. A religião afastou o homem de Deus.

Mas quando olhamos para Jesus, esse Jesus que Devemos convidar as pessoas para conhecer, olhamos para o Jesus da bíblia, vemos que ele era capaz de prender as pessoas por três dias, sem comer e sem beber no deserto ouvindo ele falar. E o mais legal e que eles não estavam lá por cauda da beleza de Jesus.

Em Isaias vemos que ele não era bonito. O que atraia as pessoas é que ele tinha a resposta, a esperança, a vida de Deus. E isso atraia as pessoas.

E as pessoas estavam com ele, porque a bíblia diz que “Ele era cheio de graça e de verdade”, estar com Jesus era muito bom. Irmãos, se nos manifestarmos o Jesus da Bíblia, também vamos prender e atrair multidões para perto de nós, e elas vão ficar 3 dias nos ouvindo e não só duas horas no culto.

Mas o que tem acontecido é que muitas vezes temos pregado o Jesus da Religião. Temos mostrado um Jesus legalista e este Jesus as pessoas não querem seguir. A igreja existe para expressar o senhor, para mostrar a sua vida, e quando as pessoas vêem o Jesus que está em nós elas vão decidir se nos seguem ou não. E se queremos ser uma nação que traz vida precisamos aprender com o senhor. Jesus é aquele que nos deveríamos copiar, ele é o verdadeiro modelo de homem que mostra a vida de Deus. 16_1024

1 – Jesus nos ensina a sermos objetivos e diretos.

Jesus era objetivo e direto. Com ele nos aprendemos que na vida cristã não se faz rodeios, não precisamos ter jogo de cintura. Jesus jamais impressionou as pessoas com palavras retóricas e das profundezas do profundo. Ele não dava voltas, ele falava direto ao coração das pessaos, suas palavras eram praticas. Em Marcos 6: 31 e 32 e em Marcos 6:46 e 47 vc v6e que ele era pratico.

Jesus sabia aproveitar os intervalos que tinha para descansar, ele dava instruções claras e objetivas, não dava meias palavras. Ele dizia: se brigou, se reconcilia com seu irmão. Ele dizia, para não jurar de maneira nenhuma, para não resistir ao perverso, mas para amar nossos inimigos, seus inimigos te perseguem, ore por eles. Jesus era direto.

Ele dizia que ninguém pode servir a dois senhores. Ou serve a Deus ou ao diabo. Busca em primeiro lugar o reino de Deus. Vc percebe que as palavras de jesus eram claras. Mas nos quando vamos tratar com alguém damos tantas voltas. Citar exemplos.

Jeuss veio para nos ensinar esta praticidade, A objetividade de Jesus se manifesta até mesmo na hora da traição, Judas chega para trair Jesus e ele Fala: o que vc tem que fazer faça. Ele não ficava rodeando e argumentando, Judas que c vai fazer, c vai me trair, olha só, vamos conversar. Jesus já resolveu logo. Faça o que deve ser feito. Agora que Judas Chegou ele disse, Jesus sou eu, to aqui, pode levar.

Ele era alguém que até na hora da morte ele manifestou sua objetividade.

O batismo era simples. Se tivesse água ele batizava, não ficava com o rodeio da religião. Quando chegou a hora de ir para o calvário, ele foi para Jerusalém, e não importava o que aconteceria. EXEMPLO DO PR. NAOR DO CARRO.

2 – Jesus nos ensina s sermos lógicos.

Isso nos assusta, nos vivemos nos dias do cristianismo ilógico, e respaldado na falsa idéia de espiritualidade, achamos que a espiritualidade não pode andar com a lógica. Mas se observarmos vamos ver que não é verdade, Jesus não era assim. Foi ele que falou: “amaras o senhor teu Deus, de todo o seu coração, a sua alma, o seu entendimento e a sua força” ele não separava o homem na ora de servir a Deus. Mas nós muitas vezes separamos. Achamos que para ser espirituais não podemos ter coerência, não podemos ter lógica e nos tornamos pessoas burras e esquisitas, e por isso algumas pessoas não nos seguem. Para ele a razão fazia apenas parte do homem, e deveria servir para atuarmos com o amor.

Vamos ver alguns exemplos de jesus. Ele Diz:

Ame seus inimigos – que lógica tem vc amar alguém que te odeia. Na sua cabeça não, mas a bíblia fala que todos os homens são objetos comuns da graça de Deus, Deus não faz acepção de pessoas, que Deus ama os homens, e se a bíblia diz que Deus ama os homens porque nós não deveríamos reproduzir este amor? E amar todos os homes que são filhos de Deus. Isso não é lógico. Para o mundo é ilógico amar inimigos, para você que é filho de Deus não.

3 – O senhor nos ensina a fazer o bem a todos os homens.

Indiscriminadamente, a bíblia nos mostra que as recompensas espirituais são frutos de trabalhos estraordinarios, de trabalhar para pessoas que não mereciam.

4 – Jesus curou no sábado.

A religião não cura de sábado. E jeuss mostra que isso não tem sentido, porque não foi o homem criado para o sábado, mas o sábado para o homem. E se vc pode salvar um animal que caiu em um bucado no sábado não vai tirar um home que é maior que o cavalo. Jesus tinha coerência, pregava o evangelho que tinha sentido.

E quando falarmos do evangelho as pessoas precisam ver isso em nós. Que não somos tapados, que conversamos, e enchergamos o que acontece ao nosso lado.

5 – Jesus andava com os marginalizados.

Quando isso acontece com a gente as pessoas falam assim: c tá andando com fulano de tal. Vc estava conversando com um homossexual, uma prostitua, algum drogado. Tem até um ditado que fala assim: “diga com quem vc anda e eu direi quem vc é.” Cuidado que vc pode se contaminar por ele.

Olha bem onde vc corta o cabelo para não ter transferência de espíritos.

O povo se escandaliza, porque a religião se escandaliza com estas coisas mas o evangelho não. Jesus falava para eles, que besteira, vcs querem que eu ande com quem? O médico veio para os doentes” então eu tenho que cortar o cabelo é com aquele mesmo, e falar de Jesus para ele. Eu tenho que me relacionar com pessoas que estão a precisando de Deus mesmo. Porque eu não posso falar com uma prostituta e um drogado, foi para eles que Jesus veio. Mas muitas vezes nos afastamos das pessoas porque elas não são crentes.

6 – Jesus nos ensina a termos bom senso e realismo.

As vezes queremos pregar e falar a mesma coisa para todos. As pessoas são diferentes. Mas olha Jesus, o povo que estava com fome ele multiplicou pão, o que era cego ele trouxe a visão, o paralitico no tanque de betesda ele mandou andar e pagar a cama. Ele olha a linguagem as pessoas. Não dá para falar de Jesus igual para todo mundo. Se o cara joga sinuca, joga com ele. Se ele joga bola vai junto, se ele gosta de filme, vê com ele. Nos muitas vezes queremos pegar o evangelho, montar a cartilha e falar igual para todo mundo. Exemplo das curas. (Livro de capa preta)

Jesus tinha bom senso. Bom senso é distinguir o essencial do secundário. É a capacidade de enxergar e colocar todas as coisas em seus devidos lugares. Bom senso é o oposto do exagero.

Jesus não achava que só crente prosperava. Le a bíblia, lá fala que quem trabalha prospera.

As irmãs acham que vão ter filhos e não vai doer. João 16:21. Jesus falava que mulher quando ia ter filho sente dor, mas crente diz, se tem Dor não é de Deus. Filha que c fez para ter isso.

Ele ia cuidar das suas coisas.

Irmãos quero encerrar dizendo que o Avivamento passa antes de t udo pela humanidade. Quanto mais gente vc for, mas vai ter avivamento. Mas as pessoas vão querer andar com vc.

As vezes nos somos santos demais, nem sei porque a gente anda e não voa.

Isso afasta os homens da igreja, porque parece que somos outro tipo de raça.

A gente acha que crente n1ao fica doente, mas a bíblia fala de lazaro, que os cães lambião as feridas dele. Mas nos já achamos que se crente fica doente tem demônio, tem pecado.

Nos não compreendemos estas coisas, e por isso ensinamos as pessoas um Jesus que não existe.

Jesus nos ensina a sermos homens, Jesus é Deus, mas viveu na terra como homem. Na bíblia c vai ver que quando Jesus estava com fome ele comia, quando estava com sono ele dormia, ficava com medo, em Matheus ele fala que a alma dele estava triste até a morte. Tem hora que crente fica mal, angustiado. O homem de Deus espiritual não é aquele que nunca se entristece.

O avivamento antes de tudo passa pela humanidade do homem . eu quero ensinar os irmãos que Jesus nos ensinou a sermos pessoas sem preconceitos

Apelo:

Se você olhar para ele vai ver que ele comeu com pecadores, foi a lugares imundos, sentou na mesa com ladrões sofisticados (os Arrudas da época) ele chamou para ser seu discípulo um ex revolucionário Simão zelote. Um guerrilheiro. Conversou com todo mundo, comia com as pessoas, sentava com todo mundo, chorava, ficava indignado, virava as mesas, quando morreu um amigo dele, (Lazaro), ele chorou, quando suas discípulos voltaram contando as bênçãos a bíblia fala que ele se alegrou no espírito, quando uma cidade rejeitou, ele se entristeceu, quando chegou a hora de morrer ele sentiu Angustia profunda, uma espécie de depressão, quando as crianças se aproximavam dele ele se importava com ela, não as ignorava como alguém importante demais para falar com crianças, apesar dos compromissos ele parava no meio do caminho para atender uma mulher com fluxo de sangue. Um homem cego gritando, ele parava para curar. O que quero que vc saiba é que o avivamento começa com pessoas humanas, que tem fome e cede, que se importam umas com as outras. Que se relacionam com todos. Abraçam os macumbeiros.

Deus abençoe vcs.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Preocupações da Vida.


Lucas 21:34 – Abrir.
Lucas 14:25 – marcar.
A Bíblia nos fala para acautelar-mos o nosso coração, para ficarmos atentos, para que o nosso coração nunca fique preocupado com as coisas deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre nos de maneira repentinamente como um laço.
Aqui a bíblia fala da volta do senhor. Sabemos que temos 3 Inimigos, o Mundo, o Diabo e a Carne. Sabemos que a lei do espírito e da vida em Jesus já nos libertou da lei do pecado e da morte.
Já fomos libertos do pecado e da morte, quanto a satanás, a Biblia fala para resistirmos a ele que ele fugiria de nós. Mas temos um outro inimigo, o mundo, o mundo é tudo aquilo que em si mesmo não é pecado, mas é aquilo que esfria seu coração, é aquilo que vai sobrecarregando seu coração, vai se tornado um peso nas suas costas, vai produzindo ansiedades, angustias, até que você não consegue mais estar na presença de Deus, e então vc não tem mais percepção do mundo espiritual, e a Bíblia diz “que aquele dia”a volta do senhor, pode te pegar de surpresa.
Quero que você perceba como temos deixado o mundo nos prender, e está é a grande estratégia de satanás em nossos dias, ele sabe que vamos tentar lutar contra o pecado, por isso vai tentar nos prender não pelo pecado, mas com outras coisas. Ele sabe que se ocupar o seu coração com outras coisas, você não vai buscar ao senhor e assim não se tornará uma ameaça para ele.
É por isso que ele vai usar cosas naturais, por exemplo o trabalho. Trabalhar não é errado, mas o problema é quando o trabalho tira o seu descanso, trabalha o tempo todo, de manha e a tarde na firma. A noite em casa, trabalha de sábado o dia todo e em alguns domingos.
Vi um filme uma vez que um pai ia viajar com sua família, e durante a viagem ele parava nos lugares para comer, ia para o banheiro com seu notebook e trabalhava, porque logo depois das férias tinha algo importante para fazer na empresa.
A mesma coisa acontece com os estudos, estudar é muito bom, mas a partir do momento que você só vive para estudar, você não tem tempo para buscar ao senhor e deixa de ser uma ameaça ao diabo.
E ele pega algo que é até louvável no mundo, que nem é pecado, mas usa isso para afastar você de Deus.
A mesma cosia acontece com a família. (Lucas 14:26), já tive e tenho muitos problemas com a família, (não to falando para você nunca mais olhar na cara dos seus familiares.)

Até a obra de Deus tem o perigo de tomar o lugar dele na sua vida.
Muitos fazem a obra de Deus, mas não conhecem o Deus da Obra.
E quando a Obra de Deus começa a sobrecarregar seu coração e tomar o lugar da presença de Deus, então ela não é mais benção de Deus na sua vida.
Olha como é perigoso, nos lidamos com coisas normais, mas se elas tomam o lugar de Deus, elas se tornam pedra de tropeço nas nossas vidas.
O que quero focar é porque tem dias que estamos bem, ótimos felizes, tá tudo muito legal. E em outros dias já estamos mal, nem sabemos o que aconteceu, mas já estamos mal.
Isso acontece porque temos o nosso coração preso em coisas que são passageiras.
E se nosso coração é preso em coisas que não são o senhor, quando estas coisas passam, ficamos mal, ficamos chateados, acordamos querendo desistir de tudo.
Você tem alegria no seu trabalho, mas quando você perde o emprego entra em profunda tristeza, porque o que era importante, a sua alegria estava no trabalho, o mesmo com a escola ou com familiares.
Tudo onde você coloca sua alegria, e é passageiro, pode se tornar como tristeza na sua vida. Filipenses 4:4 a bíblia fala para nos alegrar-mos no Senhor.
Isso não é um pedido, não é condicional, a estar tudo bem, é um mandamento. SE ALRGRA NO SENHOR, SEMPRE. Não é para você se alegrar com os problemas, mas no senhor.
Um grande homem de Deus estava no seu quarto orando, e um diácono veio correndo falando para ele. “PR. A igreja pegou fogo, destruiu tudo, o que vamos fazer.” E ele respondeu: ‘Alguém se machucou? Se não, chama os bombeiros, deixa eles apagarem, quando eu terminar de orar, eu vou ver o que aconteceu, e vemos como reconstruir.”
Se alegrar nos senhor, é não focar nos problemas, nas coisas adversas da vida, mas é focar no próprio senhor. É amar ao senhor como o Primeiro sempre. É confiar, que tudo está mal, mas por ele, tudo ficará bem.
É olhar os alvos, achar que não dá para chegar, e ter o coração grato no senhor, e ver que o senhor, faz as coisas acontecerem, e ver que aquilo que era impossível, de repente se concretiza.
É deixar as preocupações deste mundo de lado, e amar ao senhor. E quando você se alegrar no senhor, na sua vida vai acontecer que a paz que excede todo entendimento vai te guardar.
Filipenses 4:7.
Vc poderá passar por problemas terríveis, mas vai perceber que tem uma paz que é diferente, que vai além do que se pode entender. Era para estar desesperado, mas está em paz.
Quero te convidar para lançar no senhor suas preocupações e receber da alegria do Senhor. Quero te convidar a receber o amor que excede todo entendimento.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A Confiança que traz Segurança


Neste primeiro culto do ano vejo a necessidade de falarmos de confiança. A mesma que uma criança sente no pai. Ontem a noite estava com o João Pedro no quarto, estou ensinando ele a andar. Ele já da os primeiros passinhos. Eu estava segurando ele na Cama, ele estava andando, mas acabou, chegou na ponta do colchão, e ele continuou de mãos dadas, continuou andando, porque ele sábia que não ia deixar ele cair. Falo desta segurança. De que nada pode nos faltar. Sempre que iniciamos um novo ano, fazemos nossos alvos, nossas programações, e quase sempre nos esquecemos de que não importa o que seja, tudo o que venhamos a enfrentar, o senhor não nos abandonará.
Neste salmo, vemos Davi falando que o senhor é o pastor dele. Davi sabia bem como se comportava um pastor, ele era uma. Ele foi pastor de ovelhas durante toda a sua adolescência. Então ele tinha propriedade para falar.
Quando lemos no verso 1 e 2 que:” o Senhor é nosso pastor e nada vai nos faltar, e que ele nos faz ir aos pastos verdes e junto dos ribeiros de águas”, estamos vendo o que é o cuidado de Deus, o mesmo cuidado de um pastor com suas ovelhas. Um ovelha precisa de alimento, água e companhia. Só isso e nada mais. Ovelha é diferente de cachorro por exemplo. Um cacho precisa de banhos regulares, de passeios, de brincadeiras, de entretenimento. Uma ovelha não precisa disso. Somos ovelha e precisamos do cuidado do pastor. Deus é nosso maior pastor, e a palavra nos fala que ele, o senhor vai nos sustentar neste novo ano. Portanto se o seu ano de 2009 não foi dos melhores, saiba que o senhor que é o seu pastor, vai sustentar vc neste ano de 2010.
Porque ele é o que “3 - refrigera a minha alma, e me guia pelas veredas da justiça e tudo isso por amor do nome dele.”
Davi fala ainda que se: “4 - Andasses-mos pelo vale da sombra da morte não teríamos medo de nada, porque a vara e o cajado do pastor, nos consolaria”. Ele está falando que certamente vamos passar por dificuldades neste novo ano, mas que mesmo assim ele será nosso guia, será aquele que nos direciona. Mais uma vez, ele nos fala, NÃO TEMA, porque eu sou o teu pastor.
Davi fala também que o senhor é a nossa justiça, “5 - prepara-mês uma mesa na presença dos meus adversários, unge-mês a cabeça com óleo, o meu cálice transborda.” O senhor nos guarda, comer fala de aliança, a palavra nos fala que mesmo que façamos aliança com nossos adversários, o senhor nos guarada-rá, e vai ungir nossa cabeça com óleo. Óleo fala de unção, mesmo que erramos, ele vai nos guardar e nos dar unção.
E por fim, o mais lindo verso de todos: “Bondade e misericórdia CERTAMENTE me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do senhor para todo o sempre”
As bondades do senhor CERTEMANETE te seguirão todos os dias da sua vida, quer dizer que sei que o senhor vai me guardar todos os dias da minha vida, e por que ele vai me guardar eu vou habitar na casa do senhor para todo sempre. Quero te convidar para adorar a esse Deus neste primeiro culto do ano.