sábado, 22 de janeiro de 2011

Libertos do Pecado – Parte 1.

Libertos

Rm. 6:6

Imagine quantos Cristãos sinceros tem tentado vencer o pecado todos os dias?

Esses Homens e mulheres tem no coração um desejo sincero de agradar a Deus, mas quase sempre são fracassados, quando pensam que finalmente venceram o pecado caem novamente no mesmo erro, isso porque na lita contra o pecado não há vencedores, só derrotados, porque o pecado não pode ser vencido, somos LIBERTOS dele.

Nestas duas palavras vamos mostrar que não se trata mais de buscar meios para alcançar a libertação contra o pecado, é tudo uma questão de revelação do que foi feito por nós com o sacrifício de Jesus, ou seja, não queremos mostrar um caminho, ou meio pelo qual seremos livres do Pecado, simplesmente porque a libertação já aconteceu, mas precisamos andar como pessoas livres, fora da zona de perigo.

Para começar essa primeira parte, vamos ver a Vida de um Jovem que não se afastou dos perigos do pecado, e qual foi a consequência do pecado em sua vida.

ALERTA GERAL – Sansão, um Jovem consagrado a Deus.

Jz 13.2-5

Esse texto contra a Historia de um Jovem chamado Sansão, que foi consagrado ao senhor desde o ventre de sua mãe, foi separado para livrar Israel da escravidão. Ele era alguém especial, consagrado a Deus, um Nazireu.

Por causa disso ele precisava viver algumas restrições em sua vida, Segundo aquilo que o senhor falou, um Nazireu não poderia beber Nenhuma bebida forte, ou que viesse de Uva, não poderia passar navalha em sua cabeça e muito menos tocar em cadáver.

Esse era um Voto muito comum naquela época. (Se você quiser saber mais pode ler em Nm 6.1-8)

Sanção era um homem destinado ao avivamento, foi gerado por Deus para ser o libertador da sua geração, da sua nação.

Mas ele caiu no pecado, e perdeu o melhor de Deus, e porque será que isso aconteceu?

Vamos ver qual caminho esse jovem percorreu, e o que ele fez para que Deus mudasse a sua sorte.

Os votos de Sanção

O Desejo de Deus para a nação de Israel era que ela fosse totalmente constituída de reis e sacerdotes, mas o povo pecou e ele não pode cumprir sua perfeita vontade, por isso levantou Juízes sobre o povo, e Sansão era um destes Juízes.

A Bíblia nos mostra com a vinda de Jesus, que o sonho de Deus foi restaurado, e que novamente sua vontade é que sejamos uma nação de reis, ele não quer que tenhamos um sansão sobre nós, um Juiz para nos Julgar, mas que todos nós sejamos homens e mulheres Nazireus, consagrados e separados para o senhor.

Um nazireu não poderia beber nada que viesse da Uva, isso porque o produto da Uva é o vinho, e já sabemos que o vinho nos fala de prazer, de Alegria, o Nazireu não poderia buscar sua alegria nessa fonte, pois somente o senhor poderia ser o seu prazer e a Sua alegria.

Quantos de nós fazemos realmente do senhor nossa alegria e nosso prazer?

Muitos de Nós dizemos que o senhor é a fonte da nossa alegria, mas basta perdermos a Namorada ou o emprego para a alegria ir embora, é como se a vida tivesse terminado.

Muitos dizem que o senhor é o seu prazer, mas se ficam sozinhos, sentem como se a vida não tivesse sentido para eles. Isso acontece porque depositamos nossa alegria, nossas vidas naquilo que passa, que é humano, mas um Nazireu, é uma pessoa separada, consagrada, faz do senhor a sua alegria, sua razão de viver.

Outra coisa que vimos, é que um Nazireu não podia cortar o cabelo.

I Co 11.14.

O cabelo cumprido para homem é sinal de humilhação, o nazireu é aquele que se humilha diante do senhor Dizendo que “depende do senhor para viver, para liderar, andar em seus caminhos, vive em completa dependência”.

Ele se humilha e reconhece que precisa do senhor em todas as situações da sua vida.

Nazireu é alguém que depende totalmente de Deus, não troca de célula por conta própria, não troca de escola, não entra em relacionamentos quando bem entende, não sai por ai, de um lado para o outro sem consultar a vontade do Senhor.

Nazireu também não poderia tocar em nada que fosse morto.

Morte é um símbolo do Mundo, isso nos mostra que o nazireu não poderia se envolver com nada que fosse do mundo.

Morte faz referencia a tudo aquilo que tira a sensibilidade do nosso coração, que nos separa de Deus.

Aquilo que não tem origem em Deus é morte, ninguém se engane achando que Depois de assistir Tv sentirá vontade de ora, ou que Depois de escutar musicas do mundo terá vontade de ler a bíblia.

Tudo isso é morte. Perceba que não é um pecado diretamente, mas vai levar você para a morte.

O Nazireu se Humilha diante do senhor e não encontra prazer nas coisas deste mundo.

A queda de um Jovem.

Sansão foi chamado e preparado por Deus para resgatar o povo das garras do Diabo, mas entrou por um caminho errado e acabou caindo.

Isso preciso ser um alerta para nós, porque mesmo conhecendo o proposito de Deus para nós, podemos pegar um caminho que no fim vai nos destruir e levar a morte.

Jz 14:1-3

Geralmente os erros que cometemos após nossa conversão são os mesmos: desobediência aos pais e envolvimento sexual e emocional com pessoas erradas e na hora errada.

Muitas vezes jovens se convertem, descobrem que tem um proposito de vida, mas caem nas armadilhas armadas pelo diabo.

Isso acontece porque trazemos do mundo uma consciência emocional enorme, e quando somos solteiros tentamos querer suprir esse emocional com relacionamentos amorosos, ou idealizamos dentro da Igreja o rapaz ideal e a moça ideal.

Isso é um grande perigo. Idealizamos a pessoal Ideal, e nos esquecemos de ver o que Deus quer de nós.

Pior do que isso, são aqueles que quando não são correspondidos dentro da Igreja, buscam suprir a carência fora da Igreja, buscam no mundo relacionamentos que Deus não aprova.

Em 2Co 6.14 lemos que não há união entre crentes e incrédulos, ou seja não há namoro entre uma pessoa que pertence ao senhor e outra que não pertence.

Muitas vezes vamos contra os conselhos dos nossos pais, dos nossos líderes e fazemos como Sanção, somos desobedientes, obstinados e queremos fazes com que nossas vontades aconteçam.

Muitos simplesmente desconsideram o argumento de que não é hora certa para se envolverem, ai começam relacionamentos sem a benção dos pais naturais e dos espirituais, e o fim, muitas vezes é como o de sanção.

Foi isso que aconteceu com sanção, ele desobedeceu a seus pais e se envolveu emocionalmente com uma mulher que não era do povo de Israel.

Irmão isso é para você que fica dizendo que não tem ninguém em nosso meio para você.

Pode até ser, mas isso não é motivo para você buscar fora. Não tem ninguém aqui dentro para voc, porque você se acha superior a todos, e isso precisa acabar.

Jz 14.5-9

Sansão não podia ingerir nada proveniente da Uva, nem tocar em Cadáver, nós vimos que ele não comeu da Uva, nem bebeu vinho, nem tocou no leão Morto.

Mas se ele não podia fazer nenhuma dessas coisas o que ele estava fazendo no meio delas, o que ele estava fazendo no meio da vinha, comendo mel que estava dentro da carcaça do Leão morto?

Cheirando as uvas mesmo sabendo que não poria comê-las? Comendo o que estava no cadáver mesmo não podendo tocá-lo?

Foi ai que ele cometeu o segundo equivoco da vida dele, ao pegar o mel que estava dentro da carcaça do Leão, sanção se envolveu com a morte. Sanção era como aquelas pessoas que sabem que não devem ficar em certos lugares mas ficam, sabem que não devem comer uvas, mas ficam perto, sentido o cheiro.

É como aqueles casais que sabem que não devem se beijar, mas ficam encostando o Nariz um no outro, se alguém não quer cair, porque ficar perto do perigo?

A Corte é exatamente isso, evitar que o casal fique cheirando as uvas, porque se ficarem cheirando, certamente vão querer comer. 1 Pe 5.8 nos alerta que o Diabo é nosso adversário, e está a porta tentado nos tragar e nos destruir.

Um Nazireu foge das vinhas. A palavra nos diz em Mt5.19, que se um Braço nos faz pegar devemos arrancar fora.

Muitas vezes não damos o basta em situações que nos colocam em risco porque estamos embriagados com o cheiro das Uvas.

Precisamos parar de colocar em risco nossa situação com Deus para agradar aos nossos prazeres.

Sansão estava na plenitude do seu Vigor, mas viveu perigosamente e deu lugar ao Diabo, e por isso foi devorado por ele, teve seus olhos furados, foi preso em cadeias e morto sobre os escombros.

E sinto em lhe dizer que esse será o fim de muitos que estão Brincando com Deus. Estão dentro da Igreja, mas continuam vivendo o pecado, vivendo com se estivessem no mundo, como se nada mudasse.

Se sentam na roda dos escarnecedores, com a desculpa de evangelizar, de ganhar almas, mas acabam compartilhando das mesmas coisas, sentam em lugares que são como as vinícolas, cheias de Prazeres, Flertando com o Mundos, e como Sansão estão tendo contato com a morte, estão se arriscando.

O processo de destruição é algo muito sutil, começa com pequenas coisas, mas quando acordamos, somos envolvidos e colocados em uma rota de difícil retorno. Quando acordamos estamos envolvidos no pecado, mergulhados na lama.

Jz 14:10-11

(Exemplo do jovem que foi para a Balada)

Somos assim, começamos com um pequeno contato com o mundo, e quando nos deparamos, estamos em um banquete servido pelo diabo.

Quem está na Igreja e permanece na prática das obras mortas no máximo o que tiveram para estar na igreja foi um experiência religiosa.

Seu Batismo não foi fruto de arrependimento, mas de uma emoção.

O Fascínio pelo mundo leva a destruição, se brincarmos com o mundo vamos cair, e se cairmos Satanás não terá pena de nós.

Tenho muito temor ao falar isso, mas infelizmente é o que acontece, muitos jovens saem da Igreja, se desviam, e o mundo não terá pena deles, Satanás vai os destruir.

O pecado não é Brincadeira, leva a morte, espiritual, e alguns casos até a morte Natural.

Como Igreja precisamos acordar e fugir das emboscadas do Diabo.

Jz 16.19-22

Envolvimento com o pecado traz pelo menos três consequências: Cegueira espiritual, Opressão maligna e Fracasso.

Talvez muitos de nós estejamos passando pela mesma situação: Demônios rindo e se alegrando por terem conseguido escravizar.

Mas a boa noticia é que Deus nos dá uma segunda Chance. Depois que sanção foi preso seus cabelos começaram a crescer, ele teve a chance de renovar a sua consagração e começar de novo.

Jz16.28-30

Sansão se arrependeu e restaurou sua consagração foi usado por Deus novamente, mas isso lhe custou a própria vida.

Para sermos novamente usados por Deus não precisamos mais morrer fisicamente, Jesus já fez isso por nós.

Se quebramos nossa consagração, se demos lugar ao pecado e à morte, se estamos nos sentindo presos, escravizados ou insensíveis, podemos clamar hoje para que Deus nos perdoe e nos renove. Ele nós dará uma segunda chance.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A MINHA IDENTIDADE EM CRISTO

identidade

PRECISAMOS CONHECER A NÓS MESMOS A LUZ DA PALAVRA DE DEUS, COMPREENDER NOSSO CHAMADO. NOSSA MATURIDADE ESPIRITUAL VAI DETERMINAR NOSSO POSICIONAMENTO, ATITUDES E NÍVEL DE UNÇÃO.

QUANDO A REVELAÇÃO DA PALAVRA QUEIMA EM NOSSOS CORAÇÕES, TUDO COMEÇA A TER OUTRO SENTIDO, COMPREENDEMOS A MENSAGEM DE PAULO AOS CORÍNTIOS; SEGUNDO II Co 5:17, CRISTO FAZ TUDO NOVO EM NOSSA VIDA, OBRAS ANTIGAS FORAM APAGADAS, OU SEJA, TUDO QUE FOI FEITO ATÉ AGORA NÃO TINHA A MARCA GENUÍNA DE CRISTO, APARTIR DESTE MOMENTO,OBRAS MARAVILHOSAS MUNDARÃO NOSSA HISTÓRIA DE VIDA.ANTES O MUNDO DETERMINAVA O QUE NÓS ÉRAMOS, AGORA, CRISTO DIZ QUEM SOMOS, ISSO FAZ TODA A DIFERÊNÇA.

DEFININIÇÕES DE QUEM UMA PESSOA É

1) FILIAÇÃO ICO 13:11

AGORA HÁ ENTENDIMENTO, NASCEMOS DE DEUS, TEMOS UMA FAMÍLIA, SOMOS VENCEDORES, POR CAUSA DA SUA PALAVRA PASSAMOS A EXISTIR, SUA NATUREZA É A NOSSA TAMBÉM.

2) A NACIONALIDADE SL 119:19 CL 1:13 HB 11:13 I PE 2:11

NOSSO NASCIMENTO ESTAVA ATRELADO ÀS TREVAS, COM NOSSA NOVA IDENTIDADE EM CRISTO, PERCEBEMOS QUE NÃO SOMOS CIDADÃOS DESTE MUNDO E SIM DO CÉU, ONDE RESIDEREMOS EM BREVE , POR ISSO É MUITO IMPORTANTE QUE VIVAMOS NA LUZ NÃO TENHAMOS COMUNHÃO COM AS TREVAS DESTE MUNDO.

3) NOME

SÓ DEUS TEM O PODER DE MUDAR O NOSSO NOME, SEGUNDO GN 17:5, ABRÃO SIGNIFICA PAI EXALTADO, COM SUA NOVA IDENTIDADE, ELE SE TORNOU ABRAÃO; PAI DE MULTIDÕES, JACÓ EM ISRAEL. TEMOS UM EXEMPLO EM NOSSOS DIAS, NOSSO IRMÃO NEE ERA UM HOMEM CHINÊS COMUM EM MEADOS DOS ANOS 20, PASSOU A SER CONHECIDO POR TODOS NÓS COMO WATCHMAN NEE, SIGNIFICANDO, VIGIA ATALAIA, AQUELE QUE ZELA PELA PALAVRA, ISSO É TREMENDO, ALELUIA!!!!!!!

4) PROFISSÃO AP 1:6

A PARTIR DE HOJE, SAIBA QUE A SUA IDENTIDADE ESTÁ LIGADA AO SEU NOME, À SUA FAMÍLIA, AO LUGAR ONDE VOCÊ NASCEU E À SUA PROFISSÃO. SOMOS DO CÉU, FILHOS DE DEUS, CARREGAMOS O SEU NOME, O PODER DO SEU ESPÍRITO SANTO, E, COMO “PROFISSÃO”, SOMOS REIS E SACERDOTES. ISSO DEVE INFLUENCIAR A NOSSA MANEIRA DE AGIR, VESTIR, FALAR, SENTIR. DEVEMOS ESTAR POSICIONADOS. DAVI SE POSICIONOU, ELE ACREDITOU QUE ERA REI, SAUL NÃO.

5) A PRÓPRIA IMAGEM GN 1:27

O QUE NÓS SOMOS ESTÁ RELACIONADO COM O QUE DIZEMOS DE NÓS MESMOS, OU SEJA, O QUE DECLARAMOS A NOSSO RESPEITO DETERMINA QUEM SOMOS. NOSSAS PALAVRAS NOS PRENDEM OU NOS LIBERTAM. ELAS SÃO SEMENTES QUE DARÃO FRUTO CONFORME A SUA ESPÉCIE. EX: JOSUÉ E CALEBE.

ESQUEÇA O VELHO HOMEM, PORTE-SE DIGNAMENTE, PARE COM CONVERSAS VÃS, LINGUAGEM OBSENA, DÊ-SE O RESPEITO, EXIJA O RESPEITO CO AMOR, EDUCAÇÃO, HUMILDADE, SEM FALSA MODÉSTIA. VOCÊ É UM HOMEM DE DEUS, DEVEMOS ASSUMIR ESSA POSTURA, QUANDO FALAMOS, A SABEDORIA DO SENHOR JESUS DEVER PREVALECER.

A MASCULINIDADE E A FEMINILIDADE SEGUNDO DEUS

MASCULINIDADE GN 1:27

1) SEGUNDO ESTE TEXTO, DEUS ESTABELECEU UM MODELO, UM PADRÃO, OBSERVAMOS A CADA DIA ESTE REFERENCIAL DIVINO SE PERDENDO, O POSICIONAMENTO DO HOMEM COMO CABEÇA, DETERMINADO POR DEUS ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO É O REFERENCIAL AUTÊNTICO DE HOMEM DOTADO DE MASCULINIDADE VINDA DE DEUS. O PADRÃO DO MUNDO JAMAIS FOI O PADRÃO DE DEUS.

SOMOS INFLUENCIADOS MESMO DENTRO DAS IGREJAS, PELA ÁRVORE D0 CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL, DETURPANDO NOSSA IDENTIDADE, NÃO PERCEBEMOS, MAS A NOSSA F ALTA DE VIGILÂNCIA E VIDA COM DEUS, POSSIBILITA ATITUDES E POSTURAS DIANTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS COM INFLUÊNCIAS MUNDANAS.

OUTRO ASPECTO IMPORTANTE QUE DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA DE UM HOMEM NA SUA GRANDE MAIORIA, É INFLUENCIADO PELA PRESENÇA FEMININA, GUARDANDO AS DEVIDAS PROPORÇÕES, OS PRIMEIROS CUIDADOS SÃO FEITOS PÓS PARTO, POR ENFERMEIRAS, TEMOS AS BABÁS, AS VOVÓS, AS PROFESSORAS NAS ESCOLAS. EM CASA, MUITAS VEZES O REFERENCIAL É FEMININO, POIS A MÃE ASSUME A FIGURA MASCULINA DO PAI. TEMOS UMA GERAÇÃO DE HOMENS EMASCULADOS, OU SEJA, ESTAMOS SENDO CASTRADOS EM NOSSO CARÁTER DE MÁSCULOS, ESTAMOS PERDENDO NOSSA VIRILIDADE.

UMA GERAÇÃO DE HOMENS INDECISOS, INSEGUROS, FRUSTADOS, RELATIVIZANDO O PECADO, ONDE AS PRÁTICAS SEXUAIS CONTRÁRIAS AO QUE DEUS CRIOU SÃO PADRÕES QUE ACEITAMOS.

O PADRÃO DE MASCULINIDADE DO HOMEM SÓ PODE SER DEFINIDO POR DEUS NA SUA PALAVRA.

2) O PADRÃO DO HOMEM SEGUNDO A PALAVRA EM I CO 16:13-14, O HOMEM É CHAMADO VARÃO, ISSO QUER DIZER, HOMENS FIRMES, NÃO MACHÕES, BRUTOS E GROSSEIROS, SENSÍNVEIS E CAVALHEIROS, SEM SERMOS MEDROSOS, A POSIÇÃO FINANCEIRA, INTELECTUAL E SOCIAL NÃO DEFINE NOSSO POSICIONAMENTO COM CRISTO, HOMENS DECIDIDOS DEPENDE DA GRAÇA DE DEUS; CONFORME LC 12:48, O MODELO É FAZER A VONTADE DE DEUS, ESTÁ SEGURO EM NOSSAS DECISÕES, CABEÇA EM NOSSOS LARES, RESPONSÁVEIS, ADMINISTRADANDO BEM AS FINANÇAS.

3) OS NOMES QUE COMPÕEM A IDENTIDADE DE DEUS

O 6 NA BÍBLIA É O NÚMERO DO HOMEM, DEUS DEFINE E DESCREVE SUAS CARACTERÍSTICAS:

A) ADAM, VOCÊ FOI FEITO PARA UM GRANDE PROPÓSITO, EDIFICAR UMA IGREJA E TRAZER O REINO DE DEUS PARA O MUNDO.

B) ZAKAR, UM GERADOR DE VIDA EM TODOS OS SENTIDOS.

C) GIBBOR, GUERREIRO PARA GUARDAR E PROTEGER, NÃO SE NEGAR EM LIDERAR NA CASA DE DEUS.

D) ENOSH, FONTE DE AMADURECIMENTO EM TODOS OS ASPECTOS, RESPONSÁVEL EM INSTRUIR, CONVERSAR, INSPIRAR E CRIAR OPORTUNIDADES PARA O CRESCIMENTO DA IGREJA E DA FAMÍLIA NATURAL.

E) ISH, MENTOR, PESSOA QUE ENSINA, GUIA DE UM CAMINHO, VAI A FRENTE DA FAMÍLIA, DÁ DIREÇÃO, ORIENTA E TOMA AS DECIÇÕES.

F) ZAKEN, PAI DE UMA LINHAGEM, OUTROS VIRÃO DEPOIS DE VOCÊ.

A FEMINILIDADE

AS MULHERES SOFREM PORQUE HÁ UM PADRÃO MUNDANO QUE TAMBÉM INFLUÊNCIA SUAS MENTES, MESMOS CONVERTIDAS, SÃO ORIENTADAS POR ESTE PADRÃO, SUAS ATITUDES NO AMBIENTE EM QUE VIVEM GERAM PROBLEMAS DENTRO E FORA DE SEUS LARES, ISSO NÃO É O QUE DEUS PLANEJOU.

QUATRO MITOS SOBRE A VERDADEIRA MULHER

A) A MULHER SÓ SERÁ REALIZADA SE TIVER UMA PROFISSÃO E TRABALHAR FORA DE CASA, GERANDO UMA GERAÇÃO DE MULHERES CHEIAS DE SOBERBA, ESQUECENDO QUE A MULHER DEVE APOIAR O ESPOSO E OS FILHOS QUE ELA CRIA POIS SÃO SUA COROA E ELES GLORIFICAM A DEUS.

B) A MULHER DEVE VIVER SOZINHA. ELAS NÃO PRECISAM DE HOMENS, ISSO É MENTIRA DO DIABO, POIS ACABAM TORNANDO MULHERES EGOÍSTAS, O QUE DIZ A PALABRA É QUE ELA DEVE SER COMPANHEIRA IDÔNEA, AO LADO DO SEU MARIDO.

C) A MULHER DEVE TER UM ESTILO DE VIDA PERMISSIVO COMO QUALQUER HOMEM, ISSO APENAS PODE SER QUEBRADO PELA PALAVRA DE DEUS, A MULHER DEVE TER ATITUDE BASEADAS NA VONTADE DE DEUS.

D) A MULHER VENCEDORA É GROSSEIRA, DURONA, VALENTE E FALA ALTO COM O MARIDO, FORÇA NÃO É PAPEL DA MULHER E SIM DO HOMEM, POIS ELE É O CABEÇA. O MUNDO TROCA OS VALORES EM NOSSAS MENTES.

A MULHER DE VERDADE SEGUNDO O PADRÃO DE DEUS

PROVÉBIOS 31 : 10 – 31

A) SER UMA BOA DONA DE CASA, ELA DEVE EDIFICAR O SEU LAR, ISSO LHE FOI RESERVADO E NÃO PARA O HOMEM, ELA TEM TAREFAS NO LAR QUE O HOMEM NÃO SABE DESEMPENHAR COM A MESMA DESTREZA.

B) CUIDAR BEM DA SUA APARÊNCIA E DA SUA FAMÍLIA.

C) EDIFICAR COM SABEDORIA DE DEUS TUDO QUE ESTÁ A SUA VOLTA.

ESPERAR NO SENHOR, SER FIEL, SUBMISSÃO AO MARIDO É UMA QUESTÃO DE CRUZ, AMAR A DEUS E A SUA VONTADE.

D) SER COMPANHEIRA EM DIAS DIFÍCEIS.

E) SER MÃE ITM 2: 13-14

F) SATISFAZER O MARIDO SEXUALMENTE.

G) INTERCEDER, DESENVOLVER SUAS APTIDÕES ESPIRITUAIS COMO UMA GRANDE MULHER DE ORAÇÃO.

A PERGUNTA QUE DEVEMOS FAZER: SOMOS MENINOS OU MENINAS EM DEUS?

QUAL É O PADRÃO QUE TEMOS DE MASCULINIDADE E FEMINILIDADE, É DE DEUS OU DO MUNDO.

By Jurandir 15/01/2011

sábado, 8 de janeiro de 2011

Batalha na mente

Batalha_n_mente

Rm. 12:2

II Cor 10. 4 – 6

Você já perguntou por que, mesmo tendo se convertido, ainda tem pensamentos tão terríveis que não tem coragem de contar a ninguém? Às vezes vc se sente, como se duas forças distintas estivessem em plena guerra dentro da sua cabeça? Acha até que em alguns momentos esta ficando maluco? Isso é um sinal de que há uma batalha em sua mente, mas a boa noticia é que em Cristo Jesus você é mais que vencedor.

Já ensinamos várias vezes que todo o problema começa na mente, ela é um grande campo de batalha onde devemos alcançar vitória sobre o diabo. A Verdadeira guerra espiritual não é uma questão de expulsar Demônios, mas de resistir ao diabo e as imagens que ele nos sugere.

Quando nos convertemos, e nos tornamos uma nova pessoa no espirito, a nossa alma (que compreende a mente, vontade e emoções) é submetida a um processo de transformação, e a mente como é um dos componentes da alma, também passa por esse processo de transformação. Quando nos convertemos, temos um espirito novo, mas ainda temos uma mente velha. Passamos muitos anos recebendo influencia do mundo em nossas mentes, o que nos molda a agir de uma determinada maneira. Somos influenciados por diversas formas, família, pais, amigos, programas de tv, Livros, internet, músicas, e todas essas influencias criam FORTALEZAS, e nessas fortalezas o inimigo se abriga. Só conseguimos vencer essas fortalezas com algumas armas espirituais e com a palavra de Deus. Alguns ataques são realizados por meio de Sofismas. Sofismas são mentiras que parecem verdades, ele sugere que somos incompetentes, incapazes de fazer alguma determinada coisa, a verdade porem é o que a palavra de Deus diz, e ela diz que nós temos a mente de Cristo. Se acreditarmos na palavra os sofismas são anulados. Outra estratégia do diabo é construir fortalezas em nossas mentes. Ele faz da mesma forma, nos desencorajando, mas as fortalezas tem outro objetivo. Se procurarmos no Dicionário o que significa fortaleza vamos encontrar que é um “lugar fortificado, com o intuito de defender um território.” A Partir dessas fortalezas o inimigo envia pensamentos que nós até podemos rejeitar, mas que dominam a nossa mente. Mas a Palavra de Deus é poderosa para destruir as fortalezas. Crer nisso é fundamental para o equilíbrio das nossas vidas e para o fortalecimento da nossa fé.

Sua mente é um campo de batalha, na sua mente o diabo pode agir direto, a hora que ele quiser, a Palavra de Deus diz que assim como o diabo enganou a eva, ele pode nos enganar e corromper a nossa mente. 2 Cor. 11.3

O Caminho para sermos Livres

1º. Entenda os Ardis dos Demônios.

O espaço que havíamos entregado ao diabo so será tomado com muita luta. Ele não nos permitirá sai sem lutar. A Biblia diz em

Tiado 4:7 “ Sujeita-vos a Deus, resisti ao Diabo, e ele fugiá de vós” .

Para que ele fuja precisamos resistir quanto tempo for necessário. Por dias, horas, semanas ou até mesmo anos, não importa, o Diabo deve sempre ser resistido. Ele vai usar muitas taticas para tentar impedir vc de lutar: incredulidade, dúvida contra Deus, mentiras, Desânimo, e até mesmo outras pessoas. Alguém pode lutar contra a mentira de que nunca será nada na vida, que não conseguirá emprego. Ai ele dá o dizimo, ora, oferta, comfessa a palavra, faz tudo direitinho, e nada acontece. O Diabo, se aproxima e começa a falar na sua mente: “Você está vendo? Esse negocio não funciona”.

Essa é a seta da Incredulidade e do desânimo. Ele sempre vai tentar nos colocar contra Deus. Mas nós devemos perseverar até que as cadeia sejam rompidas. Rm 3.4 diz “De maneira nenhuma, Sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso, como está escrito....”

Você entende isso? Algumas cadeias são destruídas com muita facilidade, outras exigem mais tempo e fé, por isso é importante entender a Batalha. Precisamos reconhecer que um dia demos espaço ao diabo e agora estamos lutando para ter esse espaço de volta.

2º. Recupere o terreno perdido

Precisamos identificar o território que foi entregue e tomar ele de volta, a maneira de retomar esse território é primeiro renovando a nossa mente por completo, isso porque a mente do diabo é hostil, e a medida em que ele nos influencia, acabamos criando a mesma hostilidade.

Romanos 12.2 – “E não vos conformeis com este século, mas tranformai-vos pela renovação da vossa mente, e para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Não devemos nos conformar com este século, antes devemos nos transformar. A responsabilidade pela transformação recai inteira sobre nós. E como fazemos isso: Lendo a bíblia, fazendo cursos na igreja, lendo livros, confessando a palavra, ouvindo mensagens sobre a palavra, etc...

Nós não somos robôs nas mãos de Deus, muito menos marionetes que ele pode manipular, a responsabilidade pela mudança é nossa. Muitos não avançam na fé porque são preguiçosos, acham que a fé é algo magico, acham que vir na igreja, receber imposição de mãos é o que precisa para resolver todos os problemas. Mas não é assim, transformação é um processo, exige mudança e esforço.

3º. Renuncie as mentiras

Muitos sofrimentos que passamos hoje são resultado das mentiras que acreditamos no passado, essas mentiras devem ser rejeitadas em favor da verdade. Verdade é tudo aquilo nque está escrito sobre nós na palavra de Deus, Deus trabalha com as verdades escritas em sua palavra. Você pode até4 estar vivendo um momento de aparente derrota, isso não quer dizer que você é um derrotado, podemos estar no pó, mas ainda temos nossas pernas para nos levantar. Toda mentira deve ser destruída. Deus trabalha com a verdade, portanto, é nela que devemos nos Firmar. Nos é que decidimos o pensamos s nosso respeito. Pertencemos a Deus, portanto VAMOS dar certo na vida, tudo o que fizermos dará certo.

Temos que declarar a verdade da palavra a nosso respeito: somos prósperos, temos a mente de Cristo, somos saudáveis, vivemos por longos anos, teremos um casamento abençoado, temos uma vida feliz, somos guardados pelo senhor, vivemos em paz.

4º. Volte à normalidade.

A primeira coisa a ser feita é determinar o que é normal para nós. Isso pode ser feito a partir das respostas que damos a algumas perguntas básicas:

1º. Esse pensamento está me fazendo mal?

2º. Como eu era antes disso?

3º. Se estou deprimido, quando isso começou? Aconteceu alguma coisa?

4º. O que me fez mudar?

5º. Como eu era antes?

Ser normal é ser como éramos antes de acontecer alguma coisa que nos perturbou ou nos abalou. Só para você entender melhor, é como quando a gente compra um novo computador, ele vem com os sistemas pré instalados, mas dentro dele tem um aplicativo que se chama “ponto de restauração”. Ai você define um ponto de restauração, se durante o uso vc tiver algum problema, acontecer de ele pegar algum vírus, ou ter problema com algum drive, você pode voltar ao que ele era antes.

Portanto é muito importante conhecermos o nosso ponto de normalidade, para que tenhamos condição de voltar para ele sempre que algo errado nos acontecer. Se for uma situação de magoa, perdoe. Se for incredulidade, busque a palavra para se alimentar e se encher de fé. Se for preciso, faça um jejum. Busque a prática para alcançar resultados.

5º. Destrua a passividade.

A lei básica no mundo espiritual, é que tudo o que se refere ao homem so pode acontecer se ele permitir. A forma de vencer a passividade é recuperar o controle de nossa vida e tomar decisões cabíveis sem esperar pelos outros, ou por qualquer acontecimento. Não podemos mais ser conduzidos pela multidão. E, se no processo tomarmos alguma decisão errada não devemos nos preocupar porque o erro faz parte do aprendizado. Algumas pessoas nunca avançam porque nunca tomam decisões, não seja uma dessas pessoas, se Deus falou que o mar vai abrir, pise na agua e creia. As vezes perdemos oportunidades por mede de saber se vai dar certo ou não, pare com isso, ande em fé. Outras pessoas nunca avançar porque nunca começam nada, mudanças não acontecem da noite para o dia, elas são frutos de muita perseverança e as vezes podem durar anos. Primeiro é a Fé, a ação, depois o efeito, primeiro pisamos na agua, depois o mar se abre. Primeiro oramos, confessamos e cremos, independente do que sentimos, milagres não são magicas. Quando entramos na guerra contra o diabo aparentemente algumas coisas ficam ainda piores, mas devemos resistir até o fim.

Conclusão

Precisamos lembrar que a nossa mente deve estar cheia de Deus. O autor da carta aos hebreus diz que, se estivermos unidos com a palavra, podemos compreender a mente de Deus em todos os sentidos, se estivermos cheios dela, vamos poder usá-la na hora da necessidade.

“Hb 8.10-Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo”