sábado, 6 de novembro de 2010

Três formas de ser um discípulo.

Mt. 28:19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Mt. 16:24 - Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;

Lc 9:23 - Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.

Irmãos, lendo e analisando este texto, pudemos perceber que o que Jesus Buscava aqui na terra era formar discípulos. Um dos focos do ministério de Jesus estava no formar discípulos. Ele primeiro escolheu 12 (Lucas 6: 12 a 16) para andar mais perto, para deixar sua marca. Depois a bíblia fala que ele enviou outros 70 (Lucas 10.), para que de Dois em Dois eles pregassem o evangelho. Quando ele enviou os 70 deu várias direções para eles. O que nos mostra que Jesus começou com 12 que estavam mais perto, mas não parou por ai. Ele formou outros discípulos, ele avançou.

Procurei o significado da palavra discípulo. Segundo o Wikpedia Discípulo é aquele que segue outrem em suas ideias, atitudes, posições ideológicas e determinações existenciais. Ou Seja estes 82 homens Seguiam a Jesus porque acreditavam que ele era o fundamento de todas as coisas. Porque ele tinha suas atitudes diferente das atitudes dos demais, a ideologia de Jesus era a Ideologia de Deus.

Na Igreja, nos discipulados, nós sempre falamos, as formulas para fazer discipulos, mas nesta noite quero falar como ser um discipulo. E de cara quero corrigir algo que falamos que me parece um erro. Quando estamos avançando, é comun dizermos que somos discipulos de Fulano, ou de Ciclano. Mas lembre-se que discipulo é aquele que segue as IDEIAS, ATITUDES E IDEOLOGIAS de alguém. Quando seguimos as ideias de homens, certamente teremos problemas. Nosso foco precisa seguir Jesus, então na verdado nós somos discipulos de Jesus, nossos líderes na verdade precisam nos levar a ser discipulos de Jesus. Nosso está em nos parecer a cada dia com Jesus. Por isso não somos discioulos de Homens, somos discipulos de Jesus.

Diga para o seu irmão: EU SOU DISCIPULO DE JESUS.

Quero três Pré-Requisitos que as pessoas precisam ter para se tornar um discipulo.

Mc 8:34 - Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.

1º. Para ser discípulo é preciso Negar-se a si mesmo.

Ninguém consegue ser um discípulo e ainda viver fazendo tudo o que quer. Para ser discípulo a pessoa precisa abrir mão das suas vontades, dos seus desejos. Discípulo não usa a palavra eu, usa a palavra nós. Na Bíblia podemos ver várias situações onde os discípulos negaram a si mesmos. João 21: 20 e 22. Pedro leva a maior Broca de Jesus. Para ser discípulo é preciso negar a suas vontades.

2º. Para ser discípulo é preciso Tomar a Cruz.

Pessoas que não tomam a sua Cruz não conseguem ser discípulos. Ai você deve estar se perguntando o que é tomar a Cruz? Tomar a Cruz as vezes vai ser você fazer como Pedro, levar a bronca, e ao invez de retrucar ficar calado. Sofrer a Humilhação, e ao invez de sair falando, ficar quieto. Quem nunca toma a sua Cruz, recebe a recompensa aqui mesmo. Mas quem toma a sua cruz, recebe a recompensa no senhor.

Lucaz 14: 27 - E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.

Para ser discípulo as vezes vamos precisar ficar quietos. Isso é tomar a sua cruz.

3º. Para ser discípulo é preciso Seguir Jesus.

Mas Seguir Jesus não é assim tão simples, para seguir Jesus, vamos precisar saber que vamos Sofrer Perdas.

Mateus 10: 34 a 39.

Lucas 12: 51 a 53.

Quem segue Jesus, está apto para sofrer tudo aquilo que ele Sofre. Todas as perdas, todos as Injurias, seguir Jesus de perto Significa sofrer muitas perdas. As vezes achamos que seguir Jesus é o mais fácil, mas na verdade é muito Difícil, inclui renunciar a todas as nossas vontades e deixar que as vontades dele sejam primeiro nas nossas vidas. Seguir a Jesus é o último estagio, porque vc so consegue se já negou a si mesmo e tomou a sua Cruz. Nesta noite creio que o senhor vai te capacitar para ser discípulo, para daí então ter discípulos. Ter discípulos não é somente vc levar as pessoas para o impacto, colocar elas na célula. Fazer discípulo é muito mais do que isso, para fazer é preciso primeiro ser. você não gera aquilo que você não é.

Que Deus te capacite a gerar e a ser discípulo, que em nome de Jesus, você seja cheio do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário