sábado, 14 de novembro de 2009

Esperança.


Lamentações 3: 1 a 20.
1 Eu sou aquele que sabe o que é sofrer os golpes da ira de Deus.
2 Ele me levou para a escuridão e me fez andar por caminhos sem luz.
3 Com a sua mão, me bateu muitas vezes, o dia inteiro.
4 Deus fez envelhecer a minha carne e a minha pele e quebrou os meus ossos.
5 Em volta de mim, ele construiu um muro de sofrimento e amargura.
6 Ele me fez morar na escuridão, como se eu estivesse morto há muito tempo.
7 Deus me amarrou com pesadas correntes; estou na prisão e não posso escapar.
8 Grito pedindo socorro, mas ele não quer ouvir a minha oração.
9 Não posso seguir em frente, pois, com grandes blocos de pedra, ele fechou o meu caminho.
10 Deus tem sido para mim como um leão de tocaia, como um urso pronto para atacar.
11 Ele me afastou do caminho, me fez em pedaços e depois me abandonou.
12 Ele armou o seu arco e fez de mim o alvo das suas flechas.
13 As flechas atiradas por Deus entraram fundo na minha carne.
14 O dia inteiro as pessoas riem de mim; elas zombam de mim nas suas canções.
15 Deus me encheu de comidas amargas e me fez beber fel até eu não poder mais.
16 Ele esfregou o meu rosto no chão e quebrou os meus dentes nas pedras.
17 Já não sei mais o que é paz e esqueci o que é felicidade.
18 Não tenho muito tempo de vida, e a minha esperança no SENHOR acabou.
19 Eu lembro da minha tristeza e solidão, das amarguras e dos sofrimentos.
20 Penso sempre nisso e fico abatido.

Quando olhamos para a vida do profeta Jeremias vemos que ele estava em profunda aflição. Logo no verso 1 ele nos fala isso “Eu sou o homem que viu a aflição pela vara do furor de Deus (RA)” podemos perceber que ele sentia que nada mais poderia mudar, que todas as coisas estavam erradas.
Como Jeremias muitas vezes nos sentimos assim, temos nossos problemas e muitas vezes nos desesperamos, nos sentimos sozinhos mesmo estando no meio de muitas pessoas. Quantas vezes você se sente só, mesmo estando com sua Célula, mesmo tendo um líder ou um dissimulador presente, Se fossemos estudar este texto em tópicos a palavra teria mais de 20 tópicos com facilidade, mas o fato é que para todos, todos sem exceção o dia mal vai chegar, chega aquela semana que as coisas não são tão boas, o tempo que você se sente só. Por mais que você seja uma pessoa alegre, temos dias que não queremos muita conversa. O profeta Jeremias estava assim. Vemos no verso 16 onde ele deixa isso muito claro, “Fez-me quebrar com pedrinhas de areia os meus dentes, cobriu-me de cinza.”
Quando estamos no dia mal, ficamos tristes, não queremos nos alimentar, achamos que tudo e todos estão contra nós, era assim que o profeta Jeremias estava, e muitas vezes, debaixo das nossas mascaras de falsa alegria, mascaras de falsa felicidade, estamos como os que não se alegram, estamos tristes. Mas nesta noite, quero trazer para sua vida um conforto, não sei como foi a sua semana, como está seu relacionamento com seus amigos, com sua corte, com seus pais, mas se as coisas não estão bem, você está como o profeta Jeremias, se você se sente pressionado, e muitas vezes quer desistir de tudo, você está como o profeta Jeremias.
Mas no verso 21, vemos que uma atitude de Jeremias mudou a historia dele, e assim como o profeta Jeremias, nossa vida pode ser mudada com uma atitude.
“21 - Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.”

Neste texto vemos que a vida do profeta Jeremias mudou, quando ele mudou a postura dele, a vida do profeta Jeremias mudou quando ele parou de focar os problemas, e colocou a esperança dele no senhor, Jeremias colocou o foco dele no senhor, tirou o foco dele das circunstancias, tirou o foco dele das pessoas, dos acontecimentos. E lembrou-se do que traz esperança, acabou com a ansiedade, ficou livre de qualquer fardo. No verso 24 vemos que ele coloca toda sua esperança no senhor, vemos que ele busca o senhor. A solução para o dia mal, e o colocar a esperança no senhor. Quando colocarmos a esperança no senhor, até poderemos ter dias mãos, mas eles não vão durar muito, A palavra nos fala que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

Quero te convidar a orar, onde você estiver, quero que você busque ao senhor e traga a sua memória aquilo que pode te dar esperança. Que a sua alegria esteja para sempre no senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário