sábado, 7 de novembro de 2009

Atitudes para Vencer o dia mau


Introdução
• Jo 16:33 “No mundo, passais por aflições”
• Nós temos um inimigo inteligente
• Ele cria armadilhas para nos destruir
• Nossa luta é contra forças espirituais
• Em Efésios 6 o Senhor nos ensina como vencer o diabo e ainda continuar firme.
Texto: Efesios 6:11-18 “11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. 14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. 15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; 16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.”

1. Se Aproprie das armas que o Senhor te dá (v11 – Revesti-vos de toda a armadura de Deus; v13 – Tomai toda a armadura de Deus)
• O que é a Armadura de Deus?
a. A Verdade: Cinturão
b. A Justiça: Couraça
c. A Paz: Sapatos
d. A Fé: Escudo
e. A Salvação: Capacete
f. A Palavra de Deus: Espada do Espírito
• Deus nos dá, mas precisamos nos apropriar dela
• A armadura nos permite resistir aos ataques; sem ela ficamos vulneráveis.


2. Lute até o fim (v13 – Depois de terdes Vencido tudo)
• João 19:30 Tudo está completado!
• 2 Timóteo 4:7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
• Filipenses 1:6 Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus.


3. Não recue (v13 – permanecer inabaláveis (RA) ; v13 - vocês continuarão firmes, sem recuar. (NTLH))
• Lucas 9:62 E Jesus lhe disse: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.
• Genesis 19:26 E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal.



4. Esteja preparado (v14 - Estai, pois, firmes (RA); v14 - Portanto, estejam preparados (NTLH))
Neemias 4:15-18 15 Os nossos inimigos ficaram sabendo que nós havíamos descoberto o que eles estavam planejando e compreenderam que Deus havia atrapalhado os seus planos. Então todos nós voltamos para o nosso trabalho na reconstrução das muralhas. 16 Daí em diante, metade dos homens trabalhava enquanto os outros ficavam de guarda, armados com lanças, escudos, arcos e flechas e armaduras. E as autoridades deram todo o seu apoio às pessoas 17 que estavam reconstruindo a muralha. Cada pessoa carregava materiais de construção numa das mãos e na outra carregava uma arma. 18 E todos os que trabalhavam levavam uma espada na cintura.
1 Pedro 5:8 Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
5. Ore Sempre (v18 - com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito)
Mateus 21:22 E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.
Mateus 18:18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
1 Ts 5:17 Orai sem cessar.
• Sem Oração, tudo o eu fazemos é pela nossa força


6. Persevere Sempre (v18 - com toda perseverança (RA); v18 - Não desanimem (NTLH))
Josué 1:9 Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.
Mateus 14:27 Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu; não temais.
João 16:33 Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário