sábado, 28 de novembro de 2009

A virtude do Amor.


Texto base, I João 2: 9 a 11.
9 Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas.
10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço.
11 Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.
No sábado da semana passada aprendemos na igreja da armênia sobre a virtude do Ódio. Hoje quero falar da Virtude do Amor. Mas é impossível falar de amor sem falar de Ódio, por isso você vai escutar mais um pouco sobre ódio, mas desta vez da parte negativa da coisa.
Tenho reparado nos irmãos sempre que acontece alguma coisa, por exemplo mudanças. Sempre que chega alguém novo na igreja ou na célula, alguns irmãos parece que se sentem ameaçados, outros tem comunhão com a célula, com as pessoas novas, mas só se elas fizerem o que eles querem, se forem contrariados (os irmãos mais antigos das células) eles não querem mais se relacionar, não querem mais amar.
Precisamos aprender com o apostolo João o que é o verdadeiro amor.
1º vemos que fé e amor andam Juntos.
I João 3: 23 a palavra nos mostra que fé e amor Andam lado a lado, não tem como você mostrar a sua fé sem amar aos seus irmãos.
23 Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou.
Fé e amor andam Juntos. Mas mesmo assim alguns irmãos insistem em andar sem amor e dizer que tem muita fé. Se você não ama seu irmão que encontra todo dia, não tem como você amar a Deus. Se você critica seu irmão, fala mal dele, você não ama, não tem como amar alguém que você fala mal, que você critica.
2º Célula que cresce é célula que tem amor.
I João 4: 7 e 8.
7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
8 Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.

Célula que cresce é célula que expressa o amor. Irmão nossas células precisam ser um lugar de refrigério e de amor. Reclamamos porque nossa célula não avança, mas a célula só acontece de fim de semana. Durante a semana as pessoas não se ligam, não trocam e-mails, nem MSN, nada. Sem amor não tem como sua célula avançar, Lideres precisam mostrar amor pelos membros de Célula, e os membros de Célula mostrar que amam seus líderes. Células de fim de semana raramente avançam. Avalie sua célula, se ela não tem avançado reveja suas posturas, I Corintios 11:28 a palavra fala para o Homem EXAMINAR-SE a si mesmo.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice;
Depois de se examinar verifique o que está acontecendo com a sua Célula, e se lembre de que Células sem amor são Células que não crescem.
3º Quem não ama é assassino.
I João 3: 13 a 15.
13 - Irmãos, não vos maravilheis se o mundo vos odeia.
14 - Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte.
15 - Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si.

Agora a coisa começou a ficar complicada, se você odeia seu irmão você é assassino, como se você tirasse a vida de outra pessoa, e a palavra fala que os assassinos não têm a vida eterna.
4º Quem não ama é Mentiroso.
I João 4: 20.
20 Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
A palavra mostra que quem odeia o seu irmão é mentiroso, e sabemos que o pai da mentira é satanás, logo se odiamos nossos irmãos somos filhos de satanás.
Conclusão:
Precisamos ser corpo, amar como corpo, se o Dedão do pé se machuca, todo o corpo sente, a cabeça não fala mal do dedão, mas sofre com ele.
I Coríntios 12: 26 e 27.
26 De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.
27 ¶ Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.

Esta noite você precisa analisar se tem amado ou não seus irmão e decidir amar de verdade. Não levamos pessoas para o encontro porque nos cobram, mas porque amamos a Deus, e o amamos em espírito e em verdade.
Deus abençoe a todos.

sábado, 14 de novembro de 2009

Esperança.


Lamentações 3: 1 a 20.
1 Eu sou aquele que sabe o que é sofrer os golpes da ira de Deus.
2 Ele me levou para a escuridão e me fez andar por caminhos sem luz.
3 Com a sua mão, me bateu muitas vezes, o dia inteiro.
4 Deus fez envelhecer a minha carne e a minha pele e quebrou os meus ossos.
5 Em volta de mim, ele construiu um muro de sofrimento e amargura.
6 Ele me fez morar na escuridão, como se eu estivesse morto há muito tempo.
7 Deus me amarrou com pesadas correntes; estou na prisão e não posso escapar.
8 Grito pedindo socorro, mas ele não quer ouvir a minha oração.
9 Não posso seguir em frente, pois, com grandes blocos de pedra, ele fechou o meu caminho.
10 Deus tem sido para mim como um leão de tocaia, como um urso pronto para atacar.
11 Ele me afastou do caminho, me fez em pedaços e depois me abandonou.
12 Ele armou o seu arco e fez de mim o alvo das suas flechas.
13 As flechas atiradas por Deus entraram fundo na minha carne.
14 O dia inteiro as pessoas riem de mim; elas zombam de mim nas suas canções.
15 Deus me encheu de comidas amargas e me fez beber fel até eu não poder mais.
16 Ele esfregou o meu rosto no chão e quebrou os meus dentes nas pedras.
17 Já não sei mais o que é paz e esqueci o que é felicidade.
18 Não tenho muito tempo de vida, e a minha esperança no SENHOR acabou.
19 Eu lembro da minha tristeza e solidão, das amarguras e dos sofrimentos.
20 Penso sempre nisso e fico abatido.

Quando olhamos para a vida do profeta Jeremias vemos que ele estava em profunda aflição. Logo no verso 1 ele nos fala isso “Eu sou o homem que viu a aflição pela vara do furor de Deus (RA)” podemos perceber que ele sentia que nada mais poderia mudar, que todas as coisas estavam erradas.
Como Jeremias muitas vezes nos sentimos assim, temos nossos problemas e muitas vezes nos desesperamos, nos sentimos sozinhos mesmo estando no meio de muitas pessoas. Quantas vezes você se sente só, mesmo estando com sua Célula, mesmo tendo um líder ou um dissimulador presente, Se fossemos estudar este texto em tópicos a palavra teria mais de 20 tópicos com facilidade, mas o fato é que para todos, todos sem exceção o dia mal vai chegar, chega aquela semana que as coisas não são tão boas, o tempo que você se sente só. Por mais que você seja uma pessoa alegre, temos dias que não queremos muita conversa. O profeta Jeremias estava assim. Vemos no verso 16 onde ele deixa isso muito claro, “Fez-me quebrar com pedrinhas de areia os meus dentes, cobriu-me de cinza.”
Quando estamos no dia mal, ficamos tristes, não queremos nos alimentar, achamos que tudo e todos estão contra nós, era assim que o profeta Jeremias estava, e muitas vezes, debaixo das nossas mascaras de falsa alegria, mascaras de falsa felicidade, estamos como os que não se alegram, estamos tristes. Mas nesta noite, quero trazer para sua vida um conforto, não sei como foi a sua semana, como está seu relacionamento com seus amigos, com sua corte, com seus pais, mas se as coisas não estão bem, você está como o profeta Jeremias, se você se sente pressionado, e muitas vezes quer desistir de tudo, você está como o profeta Jeremias.
Mas no verso 21, vemos que uma atitude de Jeremias mudou a historia dele, e assim como o profeta Jeremias, nossa vida pode ser mudada com uma atitude.
“21 - Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.”

Neste texto vemos que a vida do profeta Jeremias mudou, quando ele mudou a postura dele, a vida do profeta Jeremias mudou quando ele parou de focar os problemas, e colocou a esperança dele no senhor, Jeremias colocou o foco dele no senhor, tirou o foco dele das circunstancias, tirou o foco dele das pessoas, dos acontecimentos. E lembrou-se do que traz esperança, acabou com a ansiedade, ficou livre de qualquer fardo. No verso 24 vemos que ele coloca toda sua esperança no senhor, vemos que ele busca o senhor. A solução para o dia mal, e o colocar a esperança no senhor. Quando colocarmos a esperança no senhor, até poderemos ter dias mãos, mas eles não vão durar muito, A palavra nos fala que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

Quero te convidar a orar, onde você estiver, quero que você busque ao senhor e traga a sua memória aquilo que pode te dar esperança. Que a sua alegria esteja para sempre no senhor.

sábado, 7 de novembro de 2009

Aula de Louvor e adoração


Todos os envolvidos com o Louvor, seja na célula, seja nos jovens ou nos adultos, devem participar da aula de Louvor e adoração, Domingo as 08h30m.

Capacitação.


Nos dias 19 e 20 de Novembro os líderes, líderes em treinamento e anfitriões de célula estarão no capacitação na igreja norte, e você está convocado para participar no sábado depois das 14h00. você deve participar do workshop discipulado dinâmico e do culto da noite.

OBS: não teremos programação aqui na igreja de Guarulhos.

Atitudes para Vencer o dia mau


Introdução
• Jo 16:33 “No mundo, passais por aflições”
• Nós temos um inimigo inteligente
• Ele cria armadilhas para nos destruir
• Nossa luta é contra forças espirituais
• Em Efésios 6 o Senhor nos ensina como vencer o diabo e ainda continuar firme.
Texto: Efesios 6:11-18 “11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. 14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. 15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; 16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.”

1. Se Aproprie das armas que o Senhor te dá (v11 – Revesti-vos de toda a armadura de Deus; v13 – Tomai toda a armadura de Deus)
• O que é a Armadura de Deus?
a. A Verdade: Cinturão
b. A Justiça: Couraça
c. A Paz: Sapatos
d. A Fé: Escudo
e. A Salvação: Capacete
f. A Palavra de Deus: Espada do Espírito
• Deus nos dá, mas precisamos nos apropriar dela
• A armadura nos permite resistir aos ataques; sem ela ficamos vulneráveis.


2. Lute até o fim (v13 – Depois de terdes Vencido tudo)
• João 19:30 Tudo está completado!
• 2 Timóteo 4:7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
• Filipenses 1:6 Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus.


3. Não recue (v13 – permanecer inabaláveis (RA) ; v13 - vocês continuarão firmes, sem recuar. (NTLH))
• Lucas 9:62 E Jesus lhe disse: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.
• Genesis 19:26 E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal.



4. Esteja preparado (v14 - Estai, pois, firmes (RA); v14 - Portanto, estejam preparados (NTLH))
Neemias 4:15-18 15 Os nossos inimigos ficaram sabendo que nós havíamos descoberto o que eles estavam planejando e compreenderam que Deus havia atrapalhado os seus planos. Então todos nós voltamos para o nosso trabalho na reconstrução das muralhas. 16 Daí em diante, metade dos homens trabalhava enquanto os outros ficavam de guarda, armados com lanças, escudos, arcos e flechas e armaduras. E as autoridades deram todo o seu apoio às pessoas 17 que estavam reconstruindo a muralha. Cada pessoa carregava materiais de construção numa das mãos e na outra carregava uma arma. 18 E todos os que trabalhavam levavam uma espada na cintura.
1 Pedro 5:8 Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
5. Ore Sempre (v18 - com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito)
Mateus 21:22 E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.
Mateus 18:18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
1 Ts 5:17 Orai sem cessar.
• Sem Oração, tudo o eu fazemos é pela nossa força


6. Persevere Sempre (v18 - com toda perseverança (RA); v18 - Não desanimem (NTLH))
Josué 1:9 Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.
Mateus 14:27 Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu; não temais.
João 16:33 Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.