segunda-feira, 30 de maio de 2011

Realidade Espiritual Parte 1

Mc 4. 5 – 6; 16-17

A parábola do semeador, descrita no capitulo 4 do evangelho de Marcos, nos mostra o grande mal que assola nossa geração: a superficialidade da vida, a falta de profundidade que, infelizmente, tem tomado lugar na vida da Igreja também.

O mundo hoje vive um nível extremamente raso, rasteiro, sob o domínio da alma, do corpo dos prazeres e de tudo aquilo que é espontâneo – Tudo se resolve apertando um botão. Toda alegria parece ser superficial, assim como a vida e os relacionamentos que temos. É uma geração superficial, de pessoas incapazes de olhar nos olhos e ter uma conversa franca, que toque nas verdades de uma vida caída sem Deus, de se deixar confrontar pela palavra do senhor.

Essa é a realidade da nossa geração, vista também na igreja, Vemos muitos jovens que aprenderam a cantar algumas musicas e a dançar com Jesus, mas ainda não tiveram a experiência da cruz em sua vida. Pessoas que estão criando outro fogo para esquentarem as mãos e o coração, negando o genuíno fogo do espírito que nos conduz à vida eterna da qual queremos desfrutar.

Nesta noite quero compartilhar a respeito da superficialidade que assola nossa geração e a necessidade de tomarmos consciência da nossa realidade espiritual a fim de que possamos cumprir o propósito de Deus em nossos dias. Nossos encargo é edificar uma igreja e deixar para esta geração uma visão comprometida e fundamentada na radicalidade da palavra de Deus.

Edificar uma igreja a partir de pessoas capazes de marcar sua cidade, suas escolas, faculdades, empresas, escrever a história em que estão vivendo. Para isso, a superficialidade, um dos maiores males desta geração, vai precisar ser confrontada. O que vemos hoje é um reflexo do mundo dentro da igreja, uma vida superficial entre os santos.

Quando estamos edificando o reino de Deus o interior não significa nada, mas a busca pelo exterior é o reflexo do vazio de uma vida sem Deus. Quanto mais necessitamos buscar um preenchimento exterior, mas provamos que há em nós uma miséria interior.

Quando ganhamos superficialidade.

1º. Quando estamos na parte rasa

Ez 47. 3-5.

Precisamos do raso, do superficial, muitas vezes nos contentamos com aquilo que é pouco, que é mínimo, com o mínimo da presença de Deus, com o mínimo nas nossas células, levamos uma vida ao impacto e ficamos muito felizes, porque tem célula que não levou nenhum, precisamos sair do raso.

Águas mais profundas falam de coisas que ninguém ainda viu, no mar, em águas profundas, os pesquisadores são capazes de encontrar os peixes mais exóticos, recentemente foram encontrados corpos do vôo 747 da Air France. Pode preservar. O profundo é inexplorado, mostra coisas que ainda não temos e não vimos. Precisamos buscar o profundo de Deus.

2º. Quando paramos de sonhar.

Joel 2.28

Lemos que nos últimos dias o espírito de Deus seria derramado sobre toda a carne. A bíblia afirma que nesta ocasião os velhos voltariam a sonhar, isso mostra que os velhos não sonham, estão morrendo e perderam seus sonhos. Muitos jovens ficaram velhos espiritualmente, perderam o sonho, perderam aquele desejo de revolucionar, de escrever a história.

Em nome de Jesus quero declarar que a unção de Deus vem sobre a nossa geração, esses irmãos serão restaurados.

3º. Quando perdemos a visão.

Nesse mover final descrito em Joel, a bíblia mosra que Deus levantaria também uma geração de jovens, e eles teriam visões. Normalmente, os jovens não prestam atenção no que vêem pela frente, são imediatistas, querem tudo para ontem, mas Joel profetizou que, no fim, o espírito de deus viria e, nesse tempo, uma geração de Jovens seria levantadas com uma visão.

Quando falamos de visões, não falamos necessariamente de ver anjos ou algo desse tipo, mas de ter visão de reino, de futuro, de nação. Visão de conquistar o Brasil e edificar uma igreja.

Estamos falando de um povo que sabe onde está e para onde está indo, de que maneira, em quanto tempo, a que preço, por qual caminho e de acordo com qual modelo realizará a obra. Isso faz parte dos radicais livres é isso que queremos que aconteça.

4º. Quando perdemos o fogo.

A unção de Deus em nós tem uma medida, um raio de influencia. Esta unção deve contagiar nossa vida, fazer diferença na escola, na família e onde mais estivermos vivendo. Se houver unção, ela atrairá as pessoas para estarem entre nós, diante de Deus.

Quando lemos sobre Charles G. Finney, nos relatos de avivamento, vemos que as vezes, enquanto ele passado de trem pela porta das cidades, as pessoas que estavam nos bares, bebendo, caíam arrependidas, de joelhos, tamanho era a unção na vida daquele homem. Ele visitava fábricas e as pessoas começavam a se arrepender ali mesmo, fazendo com que por muitas vezes os turnos de trabalho fossem parados, tamanho era o mover de Deus naqueles lugares.

As pessoas perguntavam a Finney porque tantos vinham ouvi-lo nos fins de semana, qual era o segredo, a estratégia, e Sua resposta era simples e chocante como um tapa na cara:

“não há estratégia, eu apenas passo a semana diante do fogo ardente do espírito Santo e, no fim de semana, as pessoas vêm me ver arder no púlpito”. Que o senhor levante homens assim.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Como vencer as nossas fraquezas.

2 Cor. 12:9

Precisamos de sabedoria e graça de Deus para vencer cada uma das nossas fraquezas. As Fraquezas fazem parte da nossa caminhada. Deus não as tira do nosso caminho, mas ele nos faz maior do que elas.

Deus quer nos ensinar a vencer as nossas fraquezas, e para nos ajudar neste processo tenho alguns princípios, que precisamos seguir. Estes por sua vez tentam nos limitar e para nossas vidas.

1º. As fraquezas que não destruímos acabam nos destruindo.

Existem coisas em nossas vidas que se não resolvemos, se deixamos para trás, depois elas se tornaram problemas, se tornarão verdadeiros laços do Diabo.

1 Sm 15,3 e 2 Sm 1,8.

Precisamos nos lembrar que o inimigo que Saul não executou de maneira completa veio a destruir sua vida depois.

Mt 5.29-30

Precisamos ter uma postura radical com tudo que nos prende em nossas fraquezas, com aquilo que nos leva a desviar do propósito de Deus.

Precisamos lidar com nossas fraquezas do passado para que elas não nos prendem no futuro: Fraquezas com pecados, fraquezas de relacionamento, de temperamento, e várias outras que precisamos abandonar e deixar de lado.

Precisamos cortar pela raiz tudo o que era fraqueza em nosso passado. Precisamos ser radicais.

Se for preciso mudar o numero de telefone, romper com amizades, parar de freqüentar lugares, deixar de assistir alguns programas de Tv, o que for preciso, temos que fazer.

2º. As Coisas das quais queremos nos distanciar determina o que Deus trará até nós.

Rute era moradora de Moabe e lá estavam seus bens, seus familiares e conhecidos. Mas ela

tomou a decisão de deixar sua cidade e seguir sua sogra. Se Rute não tivesse tomado essa decisão, ela não teria conhecido seu marido Boaz, não seria bisavó de Davi e nem estaria na descendência de Jesus. (Mt 1.5).

A decisão de Rute fez com que ela ficasse na posição da benção de Deus em sua vida. A mesma coisas acontece com nossa decisão de nos distanciarmos daquilo que nos leva a nossas fraquezas, isso permite que Deus nos leve a novas posições, posições de vitórias.

Se afastar do que produz em nós fraquezas envolve tomar uma posição, uma decisão de sair do lugar seguro, sofrer uma perda.

Demonstramos nosssa decisão de vencer nos distanciando daquilo que nos enfraquece. Se formos fiéis e obedecermos ao senhor abrindo mão das coisas que gostamos, mas sabemos que nos enfraquecem, moveremos os braços de Deus e as bênçãos dele nos alcançaram.

3º. Todos caem, mas os grandes se levantam novamente.

No caminho da Vitória, existem as quedas. Não me refiro à queda do pecado, mas quedas como as que Jesus teve no caminho até a cruz, que aconteceram porque ele estava machucado e fraco, mas que não o impedem de completar o caminho.

Infelizmente todos nos caímos em nossa disposição e em nossa perseverança. Em alguns momentos, desanimamos, esmorecemos e ficamos incrédulos achando que as coisas não irão acontecer.

Nesses momentos, o diabo começa a acusar-nos e a mentir dizendo que não seremos bem sucedidos. Se as coisas não aconteceram, se as frustrações e a prostração vieram, precisamos nos levantar e crer no Deus da segunda chance.

Os planos do senhor não podem ser frustrados. Precisamos crer nessa verdade e nos posicionar como valentes, rejeitando toda acusação e toda autopiedade. O senhor nos dá força e ele não desiste de nós.

4º. A luta é a prova de que não fomos derrotados

Se estamos lutando, é porque não fomos vencidos, é um sinal que ainda estamos na Guerra. Muitos irmãos acreditam que são derrotados porque estão passando por muitas lutas.

Não podemos nos esquecer que a vida é formada de Lutas, e vamos precisar passar por elas para crescer e ter realidade espiritual. O Diabo muitas vezes tenta no abater e nos acusar mostrando nossas guerras. Ficamos procurando uma brecha ou uma maldição que as explique. O que nos abate não são as guerras, mas a acusação do diabo no meio delas.

Muitas vezes as guerras que temos são batalhas naturais para os soldados de Cristo que estão saqueando vidas do inferno. Ser canal de Deus para mudar o destino eterno das pessoas exige uma batalha. Precisamos entender que enquanto estivermos nesse mundo, enquanto nossa carne existir e o Diabo estiver solto, haverá guerra. Mas o espírito Santo é conosco e nos dá vitória.

Se está havendo guerra é porque estamos incomodando o Diabo, é porque ele está perdendo e quer nos amedrontar. O que aparenta ser uma derrota e uma vergonha para nós, é muitas vezes, uma circunstancia que nos leva a ver quem nos realmente somos e a Humilhar-nos diante do senhor. Precisamos ver nossas aparentes derrotas com a ótica de Deus.

5º. Não devemos olhar para onde estamos, mas para onde estamos indo.

O Diabo tenta nos parar levando-nos a olhar para as circunstancias e para nós mesmos e isso é uma fraqueza. Mas não somos como galinhas que ciscam olhando para o chão, prosseguimos olhando para o alvo, como está escrito em Fp 3.13. a verdade não é o que vemos, o que sentimos e nem o que nos disseram, a verdade é o que está escrito na palavra de Deus.

2 Co 5.7

Não devemos ficar focados no problema, devemos olhar para o único que pode resolver nosso problema, o Senhor Jesus.

6º. Não podemos corrigir o que não estamos dispostos a enfrentar.

Deus não trabalha com Robôs e nem com marionetes. Ele age com o Homem e não no lugar do Homem. O Senhor não age com pessoas passivas, mas com pessoas que dão respostas. Por isso ele cria situações especificas onde precisamos encarar e enfrentar nossos medos e reconhece quem nos somos. Somente quando reconhecemos nossas fraquezas diante de Deus é que podemos vencê-las.

7º. A Crise sempre acontece quando estamos na curva de mudança.

Quando saímos da nossa zona de segurança, nossas fraquezas aparecem. Em Mateus 7.14 vemos que “estreita é a porta e apertado o caminho”. Porta na bíblia significa crise, porque representa a mudança, a saída de um lugar e a entrada em outro. A porta é estreita é estreita e para passar por ela é preciso deixar algumas coisas para trás.

Uma vez que deixamos o que nos impede de passar e vencemos a porta, entramos em um novo caminho, um novo tempo em Deus. Quando o senhor nos leva a novos níveis, descobrimos fraquezas que nem sabíamos que existiam. Precisamos admitir essas fraquezas a Deus para sermos usados por ele.

8º. A indignação é o lugar do nascimento das soluções.

Temos que odiar a fraqueza, desprezá-la e canalizar essa raiva e indignação em Deus. Ninguém pode vencer o pecado se não for movido por uma santa indignação para orar, Jejuar e buscar no senhor a mudança da sua realidade. É a indignação que não nos deixa parar e nem retroceder, que nos move para não desistirmos enquanto Deus não agir.

9º. Não podemos mudar o que Toleramos.

Jo 10.10

Deus não nos chamou para uma boa vida apenas, ele nos chamou para uma vida abundante. Não podemos ser medíocres nos conformando com pequenas situações de derrotas. As mudanças não são instantâneas. Precisamos perseverar, se nos conformarmos e desistirmos de tentar vencer nossas fraquezas, ficamos presos a elas.

10º. Todo relacionamento alimenta uma fraqueza ou uma força dentro de nós.

Devemos tomar cuidado com quem andamos. Existem pessoas que nos desanimam, nos colocam para baixo, falam o tempo todo que não somos capazes, que nos prendem em nossas fraquezas. Precisamos andar com pessoas que nos dão palavras de animo, homens e mulheres de Deus que declaram a palavra do senhor em nossas vidas e nos levam a olhar para ela, que nos ajudam a vencer as nossas fraquezas.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Principio da Honra

Rm 13.7

Quando decidimos honrar estamos plantando uma semente em nossa própria vida. Muitos pensam que honra é um serviço a outros, mas a honra é um serviço que prestamos a nós mesmos.

Alguns se apegam a visão de que cada “crente é um ministro” e distorcem dando lugar ao orgulho e a desonra com os líderes. Liderados que retribuem com o mal o bem que recebem entram debaixo de maldição e esta se instala em sua casa. (Pv 17.13)

Você não deixa de colher o bem que faz porque está escrito em Gálatas 6.7 “aquilo que o homem semear isso também ceifará”. Muitas vezes, essa colheita do bem será através de outra pessoa que Deus levantará em sua vida, e não daquele a quem você ajudou diretamente. Quando os homens a quem você serve não o honram, Deus mesmo vai honrar você (I Sm 2.30)

Vivemos em meio a uma geração que desonra, que não respeita mais os idosos, as autoridades, os pais, o s lideres espirituais. A Igreja precisa ser referencia, se um lugar diferente, onde funcionam princípios que o mundo ignora.

Deus quer restaurar a honra que foi perdida em nosso meio. Ofereça sua vida como modelo de alguém que honra. Você é o reflexo do seu povo e o seu povo é a sua expressão. Aprenda isso, se o Líder vive em desonra o povo também viverá. Você liderado, nunca vai ter dificuldade de caminhar com um líder que honra e respeita. Lembre-se que as honras publicas mudam histórias. Toda honra verdadeira produz mudanças profundas.

Quando seu coração está sobre o principio da honra você encontra inúmeras maneiras de honrar: Abençoando financeiramente, dando presentes, elogiando, honrando publicamente.

Vamos falar de 5 maneiras de caminhar no principio da Honra:

1º. Honramos quando respeitamos o protocolo.

Pessoas e ambientes são diferentes e todo lugar tem protocolo. Obedecer aos protocolos da casa é uma questão de honra. Precisamos obedecer aos protocolos de tratamento como chamar a pessoa pelo titulo, usar “senhor” e “senhora”.

Precisamos também seguir o protocolo de roupas: Dependendo da pessoa, do local ou da ocasião em que se encontrará, a maneira de se vestir precisa ser diferenciada. Precisamos ainda retornar ao protocolo das palavras mágicas esquecidas como: Bom dia, boa tarde, Com licença, por favor, muito Obrigado.

2º. Honramos através de gratidão (1 Ts 5.18).

A Vontade de Deus é que nós, seus filhos, sejamos modelo de gratidão e que possamos encontrar uma razão para agradecer em todas as circunstâncias.

Toda pessoa ingrata, mais cedo ou mais tarde vai cair no principio da desonra, e quando alguém desonra as portas se fecham. Pessoas que honram são pessoas agradecidas. Somos gratos quando espontaneamente nos sentimos devedores para pagar a todos o que é devido (Rm 13.7-8), quando reconhecemos que o irmão foi enviado por Deus e o abençoamos.(Lc 13.35)

3º. Honramos reconhecendo a autoridade

Não há como você honrar se não reconhece a autoridade de Deus na vida do outro. Muita gente só quer se submeter a alguém que possui habilidades maiores do que as suas, mas nos esquecemos que o requisito para nos submetermos a alguém é a revelação de que Deus colocou aquela pessoa sobre a nossa vida. Sem essa revelação a honra se algo quase impossível, porque nos tornamos incapazes de honrar a quem não reconhecemos.

4º. Honramos servindo (Jo 13.4-7)

O senhor Jesus, na última ceia, tomou uma bacia e uma toalha e teve que ensinar os discípulos a honra pelo serviço. Servir no natural é também uma forma de honrar. Enquanto líder, você não devereia ficar esperando que ninguém viesse servi-lo, mas enquanto liderado você jamais deveria perder a oportunidade de servir aos seus líderes.

5º. Honramos quando oramos (Itm 2. 1-2)

Nós temos uma obrigação diante de Deus pai: orar por todas as pessoas que estão revestidas de autoridade. Seu coração não se liga a alguém por quem você não ora. Portanto crie o habito de orar por aqueles que estão sobre a sua vida. Temos um voto que estabelecemos em nossa igreja: Orar pela nossa liderança todos os dias.

As Leis da Honra.

A Honra é o caminho pelo qual o senhor pode liberar sobre nós a sua benção e é o meio como podemos desfrutar da recompensa completa. (2Jo 8) Se quisermos a recompensa ou o galardão completo que o senhor tem para nós, precisamos receber o galardão do profeta do justo, do pequenino. (Mt. 10. 40-41). O apostolo Paulo diz em Romanos 13.7: “pagai a todos o que é devido”. A quem se deve respeito, pague respeito, a quem se deve honra pague honra. Existe muita gente em dívida porque nunca honrou.

Ai você se pergunta como podemos viver no principio da honra de maneira pratica e pagarmos nossa divida?

Existem algumas leis que regem a vida daqueles que honram, e não se esqueça que não honramos apenas pessoas, honramos a unção que elas possuem.

A Unção que honramos é a unção a qual servimos.

Não existe honra sem serviço. Se alguém honra, está preocupado em descobrir como servir, em pequenos gestos ou ser esforçando para atender em pequenos gestos aquele que está sendo honrado (Mt 10.42).

Os valentes de Davi, mesmo com a propria vida em perigo, pegaram água para ele (2 Sm 23.15-16)

A unção que honramos é aquela à qual nos submetemos

Todo homem de Honra terá um mentor em sua vida. Existem pessoas que são aparentemente pessoas de honra, mas não se submetem a ninguém, e isso nos mostra que elas não sabem realmente o que é honra. Quando você se submete, segue a direção daquele que está a sua frente e confia nesta pessoa.

Pessoas que não confiam não se entregam, e pessoas que não se entregam não descansam, e isso mostra um relacionamento sempre tenso. Quando há confiança o relacionamento é livre e saudável.

A Unção que honramos é a que abençoamos.

Abençoar é falar bem, é investir recursos, tempo, vida. Vejo muita gente interessada em ser abençoada, mas com pouca disposição para abençoar. É fácil encontrar pessoas para andar com a gente quando as coisas estão boas, mas quando passamos por momentos difíceis é raro encontrar pessoas para estar ao seu lado.

Toda pessoa que vive no principio da honra vai ser alcançada pelo favor e um dia vai encontrar alguém que investirá em sua vida. E isso acontecerá quando ela não for, não tiver e nem puder nada, e alguém resolver investir em sua vida do nada.

A unção que honramos é aquela na qual prosperamos.

Você nunca terá aquilo que critica. Os pastores que criticam a visão de células não podem ter células nas igrejas deles. Aqueles que se levantam contra a mensagem da prosperidade tem a vida amarrada financeiramente. Você vai prosperar na unção que honra. É nela que vai crescer.

A hora é uma semente que plantamos em nosso próprio favor, toda semente de honra vai gerar uma recompensa de honra. Muitas vezes nós não podemos prosperar mais em algumas áreas das nossas vidas porque não honramos determinadas unções.

Infelizmente vivemos em uma geração completamente distante da honra, que não recebe honra dos filhos, não deu honra aos pais, não hora os empregados, ou a própria família.

Pessoas que se converteram, vem para a Igreja e não sabem nada sobre honra, tratam todos de igual para igual. PRECISAMOS nos arrepender diante de Deus do que fizemos ou fazemos aos nossos pais, Professores e líderes espirituais, precisamos nos arrepender dos atos de desrespeito, das palavras duras, das Criticas. Precisamos deixar que o espírito santo ative dentro de nós o principio da honra para que possamos desfrutar das promessas de Deus para nossas vidas. A Honra é a chave do êxito. Aquele que critica a célula, não está apto para ter uma célula um dia. Aqueles que desprezam quem ensina nunca terão a revelação da palavra de Deus. A unção que você honra é a unção que você vai ter. Critique seu líder e você só vai herdar os defeitos dele, honra e você vai herdar as qualidades.

Quinze verdades que o ajudarão a alcançar seu sonho.

— Poucas pessoas sabem perfeitamente o que desejam. Não se dão conta de que ou o sonho nasce dentro delas ou o “tomarão emprestado” de outra pessoa.

— Não é difícil escutar pessoas admitirem que seu projeto de vida atualmente é algo que foi desejado por seus pais, ou que foi uma oportunidade que simplesmente apareceu.

— Se esquecem que pessoas dedicadas se tornam influentes.

— Pessoas dedicadas possuem entusiasmo

— Pessoas dedicadas estimulam a colaboração daqueles ao seu redor.

— Você sabe o que deseja alcançar na vida?

— Porque feito você deseja ser lembrado?

— Que Projeto estimula você na caminhada?

— Quando você está sozinho, afastado de todos, o que deseja realizar ou possuir?

— Quero lhe mostrar quinze verdades que o ajudarão a alcançar seus sonhos.

1º. Os Sonhos nascem em nosso intimo ou “tomamamos emprestado de outros”.

— Pare de tomar emprestado sonhos dos outros. Seja criativo. Use a imaginação. Pense “ideologicamente” por alguns dias. O que você tentaria fazer se tivesse certeza que não ia fracassar?

2º. A Principio seu sonho pode exigir incentivo de outras pessoas.

— Eventualmente, porém, seu projeto irá estimulá-lo de tal maneira que passará a motivar outras pessoas a Segui-lo.

3º. Nem sempre seu sonho exigirá ou obterá a aprovação de todas as pessoas que você ama.

— Algumas pessoas próximas de você irão rejeitar a proposta do seu sonho, outras terão inveja de você e ainda outras estão envolvidas demais consigo mesmas para se importar.

4º. Seu projeto pode ter inicio com base nos planos que você tem atualmente.

— Grandes realizações sempre começam com pequenos feitos. Uma sementinha de carvalho se transforma em uma arvore gigantesca.

5º. Você já tem o necessário para dar inicio ao seu sonho incomum: O Desejo de vencer.

— Grandes realizações sempre começam com pequenos feitos. Uma sementinha de carvalho se transforma em uma árvore gigantesca.

6º. Para realizar seu sonho você precisará ter o anseio genuíno de realizá-lo.

— Você já observou um Bebe brincando com a comida? Ele não está realmente com fome. Na verdade ele prefere descer da cadeirinha e brincar com outra coisa.

— Precisamos parar de perder tempo, nunca iremos realizar nossos desejos se não estivermos “famintos” por ele.

7º. Seu Sonho deve se tornar uma “Obsessão”.

— Muitos fatores são importantes, mas seu sonho sempre determinará o que irá fazer em primeiro lugar, todos os dias.

8º. Seu sonho deve ser estimulante o suficiente para levá-lo a modificar sua rotina diária.

— Seu desejo deve ser singular o bastante de maneira a atrair sua atenção, forte o suficiente para mantê-lo focado no objetivo e bastante gratificante para merecer sua atenção total.

9º. Um sonho incomum exige atenção imediata.

— Mova-se

— Aja de maneira rápida e decisiva, evite tudo o que seja temporário ou ilusório.

10º. Seu Sonho vai exigir grande dedicação.

— Se você estiver focado vai permanecer estimulado, demonstrando criatividade e agindo com persistência. Assim poderá se livrar de todos os compromissos desnecessários. Pessoas passivas podem não gostar de estar perto de você, pois sua postura poderá intimidá-las, portanto irão buscar outros que alimentem sua preguiça e sua passividade.

11º. Seu sonho pode exigir mudança geográfica.

— Você está disposto a estar em algum outro lugar? Outro bairro? Ou até mesmo cidade para cumprir o chamado, ou seu sonho?

12º. Seu sonho sempre irá demandar a assistência de outras pessoas.

— Quais são as pessoas necessárias para dar inicio e ajudar você a alcançar o desejo que possui em seu coração? Talvez seu sonho seja se tornar um líder, ou fazer uma faculdade, certamente vai precisar de ajuda, quem são essas pessoas?

13º. Seu sonho pode exigir grandes negociações com ouras pessoas.

— Sam walton agiu assim. Quando decidiu montar a primeira loja do wall Mart foi atá os fornecedores, negociou com os proprietários das principais companhias tentando conseguir preços mais baixos para seus produtos.

— Ele apresentou seu plano e disse: “preciso da sua cooperação”. Ele insistiu, lutou e negociou até o fim.

— Sam Walton desejava oferecer aos seus clientes os melhores preços do pais e exigiu o mesmo dos fabricantes. Negociou com eles até garantir a cooperação de cada um e os recompensou com encomendas imensas e grande lucro.

— Sam Walton conhecia o segredo de realizar su sonho.

14º. elabore com seu cronograma Diário com base no seu sonho.

— Estabeleça cada compromisso de acordo com o seu projeto.

15º. Você deve estimular e projetar os relacionamentos ligados à realização de seu sonho.

— Mencione seus planos em todas as conversas que tiver. Quando um amigo lhe perguntar o que quer ganhar de presente, escolha algo relacionado com seu sonho.

— Dexter yager escreveu em seu Livro:

— “O individuo bem sucedido se associa com pessoas que podem apoiar seu sonho”.

— Não deixe que roubem seu sonho.