quarta-feira, 17 de março de 2010

Cinco impedimentos à chama do Altar.

Levítico 6:13 13 O fogo nunca se apagará no altar; deverá ficar sempre aceso. (NTLH)

1 Ts. 5:19 Não apagueis o Espírito.

O padrão do crente no novo testamento é uma vida cheia do Espírito Santo.

É triste como a chama do altar tem-se apagado na vida de alguns. A chama fala do amor apaixonado, fala do brilho do Espírito, fala da luz em nossas vidas e fala do fervor em nosso espírito. Somos os responsáveis por mantê-la acessa. A ordem do Senhor é que a chama não pode se apagar.

Existem impedimentos que se introduziram em nossas vidas. Eles têm o poder de apagar a chama do Altar. Livre-se deles! Lembre-se que você é tanto o sacerdote que mantém a chama acesa, quanto o altar do Espírito Santo, onde a chama está.

1. Frivolidade – coisas inúteis, sem valor, superficiais;

2. Relaxamento;

3. Preguiça;

4. Loquacidade;

5. Mundanismo.

1.FRIVOLIDADE

Vivemos em uma era de “coisas” leves, light, diet, zero. Os eletrodomésticos não são mais feitos para durar dezenas de anos. Tudo parece confortável e adequado. Um espírito de frivolidade parece ter penetrado dentro de nosso subconsciente e está determinando o comportamento de muitos.

Áreas que permitimos a frivolidade.

1) NOSSA LEITURA – o que alimenta sua carne vai deixar o espírito faminto.

Pouco é escrito para nos ajudar a meditar a crescer em Deus. Você deve perceber que o que alimenta a carne vai deixar o espírito faminto. Certifique-se que o seu espírito esteja sendo alimentado. Abandone as leituras levianas e frívolas deste mundo.

Você não manterá a chama acesa se gastar a maior parte do seu tempo lendo um romance!

Jamais manterá a chama acesa se você ler material sugestivo, pornográfico ou qualquer outra coisa similar.

Leia aquilo que alimentará o seu espírito. Alimente-se com aquilo que edificará a sua fé. Alimente-se daquilo que lhe ajudará a tornar-se um cristão melhor. Não desperdice o seu tempo com uma porção de frivolidades religiosas que não valem nada.

Os pais devem ser cuidadosos com o que seus filhos andam lendo na Internet, assim como são cuidadosos com o que eles comem. Nenhum pai digno permite ao filho comer comida envenenada, entretando permite que seus filhos se exponham a todo o lixo imoral que está na atual sociedade.

2) Nosso cantar.

Outra área de leviandade é nosso cantar. Você deve saber que não é possível você cantar toda aquela droga mundana e ser espiritual. Infelizmente até músicas com o rótulo de envangélicas não possuem conteúdo espiritual. É música leve para afetar os nossos pés e mãos! Porém não acendem a chama do nosso espírito. Esse tipo de frivolidade não produz espiritualidade.

Tudo o que vai por aí debaixo do nome de "Evangelho" não é necessariamente do Evangelho. Precisamos cantar cânticos que alimentam os nossos espíritos e que nos abençoarão. Vamos cantar cânticos baseados nas Escrituras.

3) Irreverência – insensibilidade pela Presença do Espírito.

Precisamos treinar os nossos espíritos a serem sensíveis ao Espírito de Deus, especialmente quando Deus está Se movimentando numa reunião.

Procure seguir a orientação dos líderes. Tente navegar no ambiente do Espírito. Não se prenda nos sentimentos, não se prenda na razão, simplesmente volte-se para seu espírito e adore a Deus.

Perceba em sua intuição interior o mover do Espírito Santo.

Quando o Senhor está se movendo, não se levante à toa, não fique distraído, participe. Louve ao Senhor. Não espere um sentimento, simplesmente use a fé e começe a adorá-lo.

2.RELAXAMENTO

Outro impedimento à chama do Espírito é o relaxamento. De acordo com o dicionário "relaxado" significa: Desmazelado, sem ordem, relapso, negligente, descuidado e imoderado em comportamento.

Com esta definição em mente, existem três áreas afetadas pelo relaxamento:

2.1. Relaxamento no pensamento

É aqui que começa o pecado, ao permitirmos que pensamentos indecorosos e vãos vagueiem pela nossa mente. Precisamos nos disciplinar nesta área. Eu nada posso fazer a respeito do seu pensamento a não ser instruí-lo. Você terá que fazer algo a respeito do seu próprio ato de pensar. Este é o nosso problema: queremos que alguém mais faça algo por nós, mas nós temos que fazer isso por nós mesmos.

Em Filipenses 4.8, o Espírito nos ensina com o que devemos encher nossa mente:

Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.

Notem que Paulo não disse: "Orai para que Deus possa vos ajudar a pensar nessas coisas". Não, nós somos responsáveis pelos nossos próprios pensamentos. Podemos pensar o que queremos pensar ou não pensar o que não queremos. Alguém poderá dizer: "Mas eu sou perturbado com estes pensamentos."

Bem, então pare de pensar neles! Eu reconheço que não podemos evitar que pensamentos cheguem até nós, assim como não podemos ser responsáveis sobre quem possa bater em nossa porta, mas podemos controlar quem vamos convidar a entrar na nossa sala de visitas a fim de entretê-lo.

Você não pode evitar que pensamentos carnais cheguem a sua mente, nem poderá evitar que pássaros voem por cima da sua cabeça, mas você pode evitar que os pássaros construam um ninho no seu cabelo!

Não acariciem tais pensamentos.

Encham-se de pensamentos bons, pensamentos que falam bem, pensamentos de amor, pensamentos baseados na Palavra de Deus.

Algumas pessoas se entregam a pensamentos errados até que o diabo as domine. Mas a menos que você esteja completamente possesso e perdeu a sua própria razão, a sua vontade ainda está intacta, e pode fazer o que você quiser.

2.2 Relaxamento nos Hábitos

Milhares de cristãos possuem habilidade e oportunidade, mas são por demais sem ambição e relaxados nos seus hábitos para se tornarem um sucesso.

Seus hábitos são formados pela repetição, pela rotina, dia-a-dia. Não existe sucesso sem auto-disciplina. Note uma coisa, A Bíblia diz: primeiro o natural e depois o espiritual. Se você for desorganizado em qualquer área da sua vida, este relaxamento de hábito irá penetrar o seu ser espiritual.

2.3 Relaxamento nos relacionamentos

Em 1 Coríntios, Paulo escreveu a igreja em Corinto:

1 Coríntios 5.1

Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal;, que nem ainda entre os gentios, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.

Na igreja em Corinto havia um rapaz que se deitava com a mulher de seu pai! Corinto era uma igreja situada numa cidade muito licenciosa e imoral. Esses espíritos entraram na igreja de lá, e, é triste, mas hoje esses espíritos têm entrado na igreja moderna. Muitos têm relaxado em seu discipulado e têm permitido que pensamentos e linguagem maliciosa “corram solto”. Não faça isso. Não relaxe. Não há descanso nessa área, enquanto estivermos aqui na terra.

3.PREGUIÇA

O terceiro obstáculo para mantermos a chama acessa é a preguiça. Algumas pessoas são simplesmente preguiçosas demais para “se levantarem” e irem acender a chama. A carne as domina. Elas fazem tudo aquilo que os seus corpos desejam fazer.

Paulo disse: "Antes, subjugo o meu corpo, e o reduzo a escravidão; para que pregando aos outros eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado" (1 Coríntios 9.27).

Nós possuímos duas naturezas: uma espiritual e outra carnal. Àquela que você alimenta se tornará forte. O corpo representa a natureza carnal. O corpo ainda não foi redimido. Mesmo que o seu espírito tenha nascido de novo, o seu corpo gostaria de continuar fazendo as coisas que costumava fazer. Você, o homem interior, precisa tomar as rédeas e ser o chefe, o dirigente.

Notem que Paulo não disse: "Deus subjuga o meu corpo..." Ele disse, "antes (eu) subjugo o meu corpo e reduzo-o a servidão..." O "eu" é o homem interior, o verdadeiro Paulo, o homem interior que tornou-se uma nova criatura em Cristo Jesus.

Em vez de deixar o corpo dominar o seu homem interior, Paulo domina o corpo através do seu homem interior. "Eu, o homem interior, subjugo o meu corpo", diz ele. Paulo não queria ser reprovado na herança do reino de Cristo, nem eu quero! E você?

Nossa carne sempre optará por fazer coisas que apagam à chama do altar.

A Bíblia ainda ensina, como disse Jesus: "Se o teu olho te ofender, arraque-o fora". Isso não é literal, é óbvio! Ele está falando figurativamente. Poderá haver coisas que a sua carne deseja e busca e que ofendem vocês: Se assim for, corte-as fora. VOCÊ as corte. Deus não vai fazer isso, mas VOCÊ as corte fora e Ele curará a ferida.

A Bíblia ensina que devemos apresentar os nossos corpos como sacrifício vivo, santo, agradável a Deus, como nosso culto racional (Romanos 12.1). Você não pode manter a chama acesa se deixar seu corpo dominar você.

Capítulo 4 – LOQUACIDADE

Você sabe o que é loquacidade? É tagarelice. A tagarelice é um grande impedimento à manutenção da chama do Altar!

No livro de Provérbios está escrito: "Na multidão de palavras não falta transgressão..." (Provérbios 10.19). Você me mostra alguém que está sempre falando e eu lhe mostrarei alguém que está sempre pecando! Isso é um pouco duro, mas está lá. A Bíblia ainda diz que um tolo é conhecido pela multiplicidade de suas palavras (Eclesiastes 10.14).

Tiago 1:19 nos ensina que:

"Todo homem seja pronto (rápido) a ouvir, tardio para falar e tardio para se irar."

Acredito que a maioria de nós lê esse verso ao contrário! E, então, obedecemos: “somos prontos para irar, prontos para falar e tardios para ouvir!”.

Se você é descontrolado no que fala irá cometer muitos pecados e impedirá que a chama do Espírito permaneça acessa. Não apague o Espírito. Aprenda ouvir. Ouça mesmo quando se sente incomodado, ouça quando se sente injustiçado, ouça quando a sua “temperatura está alta”, discipline-se a ouvir. Se você é casado, comece ouvindo seu cônjuge. Não há perfeição sem disciplina no ouvir.

5. MUNDANISMO.

Se amamos a Deus, gastaremos um tempo a sós com ELE, você concorda?

O geração atribulada pela falta de tempo. O mundo deseja seu tempo. Seu tempo é sua vida. Seus dias passam e não voltam mais. Aprenda a aproveitar a vida livre do espírito de mundanismo.

Não podemos amar a Deus e amar ao mundo:

"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há".

Você precisa colocar em ordem as suas prioridades. Ponha em primeiro lugar as coisas espirituais. Pergunte-se a si mesmo: "Será que esta atividade está aumentando a minha espiritualidade ou diminuindo-a? Estará ela fazendo com que eu seja uma benção para o meu semelhante, ou será isto uma pedra de tropeço e um impedimento?"

Não vamos ficar amarrados com as coisas deste mundo; certas ou erradas. Tiago disse:

"Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus" (Tiago 4.4).

Quero te perguntar: Deus é seu Deus? É também seu pai? E, ainda, mais, Ele é seu amigo?

Deus se torna amigo daqueles que o amam. Não existe amor sem prova. Não existe amor sem tempo juntos. Ninguém ama de fato à distância. Precisamos amar a Deus e amar a Igreja de Deus.

Não é necessário que você se entregue a uma vida de flagrante pecado a fim de ter comunhão com o mundo e estar em harmonia com o espírito do mundo. São as pequenas coisas que apagam a chama do altar.

Há um texto no Velho Testamento que diz: "as rapozinhas, que fazem mal às vinhas" (Cantares de Salomão 2.15). Não são as grandes coisas; frequentemente são as pequenas coisas, as coisas do mundo; entretenimentos, prazeres e esportes, coisas legítimas. Se você não tomar cuidado, você será influenciado pelo espírito deste mundo e acabará apagando sua chama.

É tempo de nos consagrarmos ao Senhor. Deus nos chama de amigos, se verdadeiramente o amarmos.

Avalie sua vida. Veja em que áreas você tem permitido que a chama do altar se apague. Faça um voto com Deus que irá envidar os esforços necessários para não permitir que a chama se apague.

Deus continue abençoando-o mais e mais, Por Felix Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário