sábado, 20 de agosto de 2011

Três razoes para uma arvore ser cortada.

Mt 21:18 e 19.

Estávamos lendo esse texto essa semana e meditando em algumas coisas, e quero compartilhar com os irmãos algumas razoes porque uma arvore é cortada. Para isso queria usar algumas figuras com você:

Quando lermos na bíblia a palavra CIDADE: gostaria que você substituísse por Igreja.

Quando lermos na bíblia a palavra ARVORE ou FIGUEIRA: gostaria que você substituísse por célula.

Quando lermos na bíblia a palavra FOLHAS: gostaria que você substituísse por crentes velhos

Quando lermos a palavra FRUTO: gostaria que você substituísse por vidas.

Se aplicarmos isso ao versículo ele ficará assim:

Mt 21: 18 e 19 - “cedo de manhã, ao voltar para a IGREJA, teve fome: e, vendo uma CÉLULA à beira do caminho, aproximou-se dela; e não achando senão crentes velhos, disse-lhe: nunca mais nasça VIDA de ti! E a CÉLULA secou imediatamente”

O que isso nos mostra é quê para uma célula viver ela precisa de novas vidas. Sem vida uma célula certamente morrera. Se uma célula vive apenas e crentes velhos ela certamente morrerá.

Com base no texto vou listar algumas características que podem levar uma célula a morte:

1º. Não ter pai espiritual.

Todos precisamos de alguém que cuide de nós, e com a célula Tb é assim. A cadeia de cuidado de uma célula é simples

Pastor

Obreiros

discipuladores

Líderes de célula

Todos os membros da célula

Líderes de rede

Se essa cadeia se quebra em algum lugar a célula passa a correr perigo de vida. O cuidado vai além de só se encontrar no fim de semana, ou “dar uma ligada” de vez em quando. Cuidar é estar disponível.

Note que todos tem acesso ao Pastor, ou aos obreiros. Mas o cuidado direto dos membros é feito pelo líder de célula por exemplo. É o líder que está com o pessoal após o culto quando eles se reúnem para comer alguma coisa. É o líder que sabe exatamente como os membros estão se sentindo. Para levantar um novo líder de célula, é o líder atual quem fará essa ponte, quem indicará, a decisão é tomada pelo discipulador, mas o líder é quem indica essa pessoa. O que quero dizer com tudo isso é que noto que algumas pessoas tem pulado constantemente essa cadeia. Precisamos saber que laranja só vai gerar laranja. Se você quer ser um líder precisa andar com um líder, com alguém que vai te formar.

Por outro lado, os Líderes e discipuladores devem se abrir para formar novos líderes e novos discipuladores. Se não cuidamos de ninguém estamos estéreis. Procurei no dicionário a definição de esterilidade:

“É o resultado de uma falência orgânica devida à disfunção dos órgãos reprodutores”

Ou seja é quando não podemos nos reproduzir, mas para se reproduzir vamos precisar cada vez mais andar juntos. Para se dar a luz a uma criança primeiro duas pessoas precisam de contato muito intimo. Para gerar novas vidas, primeiro vamos precisar nos relacionar como células, se não o senhor não mandará seus filhos para cuidarmos.

Como discipuladores precisamos visitar células, posso testemunhar que quando comecei a visitar as minhas célula elas mudaram. Criamos um forte vinculo de comunhão. Discipuladores que visitam células são aqueles que cuidam das células. Posso dizer isso como testemunho vivo.

2º. Não ter relacionamento uns com os outros.

Animais foram feitos para andar em grupo, pessoas também. Uma célula é um organismo vivo. Peguei no manual da visão a definição exata de célula:

“uma célula é um grupo constituído de cinco a quinze pessoas, que se reúnem semanalmente, para aprenderem como tornar-se uma família, adorar ao senhor, edificar a vida espiritual uns dos outros, orar uns pelos outros e levar pessoas ao evangelho”

Célula é um lugar de comunhão, onde cada um pode mostrar seus dons, talentos, seus desejos. Não podemos conceber que um grupo se chame célula se as pessoas não andam umas com as outras, se não há relacionamento então não é uma célula. Se a sua célula só se relaciona de fim de semana então ela é uma forte candidata a morte. Precisamos uns dos outros.

Gn 9:20 a 27.

O texto nos mostra que as falhas do pai recaem em conseqüência sobre os filhos. Podemos então dizer que as falhas dos líderes são sentidas pelos liderados. Como autoridades se um líder, discipulador, ou obreiro falharem a conseqüência recaem sobre a célula. Cuidamos do bem precioso de Deus e como seus filhos vamos prestar contas para ele do que estamos fazendo. Lc 12:48.

Isso não é só para os líderes, você que é membro de uma célula e deveria fazer a consolidação com alguém, saiba que você está cuidando dos filhos de Deus, um dia o senhor vai te perguntar e vc vai dar conta da sua vida para ele.

3º. Achar que a culpa é sempre do outro.

Gn 3: 8 a 12.

Como seres humanos que somos outra característica marcante é que temos dificuldade de assumir nossos erros, sempre procuramos justificar ou jogar a culpa para outra pessoa. Nunca a culpa é nossa, uma célula de pessoas que nunca admite nada certamente irá morrer. Como homens de Deus precisamos ter palavra.

Mt 5:37.

Nossa palavra também precisa ser temperada com sal.

Cl 4:6

Como Cristãos quando errarmos devemos admitir nosso erro e ajustar nossa conduta, não podemos simplesmente ficar justificando nossas falhas nem nossos procedimentos errados. Quando erramos é melhor admitir o erro e simplesmente mudar.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Vencendo o desprezo da mocidade Parte 5

1º. Na Piedade – I Tm 2.1,2

“Antes de tudo, pois, exorto que se use a pratica de suplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito”.

Como tem sido sua vida devocional? Ela existe? Quanto tempo você gasta diante de Deus e quanto diante da televisão?

Os que estão vencendo o desprezo da mocidade o estão fazendo no quarto, diante Deus em adoração e leitura da palavra, diária e continuamente.

Se você não tem vida com Deus no quarto, contínua e diariamente, esqueça! Não há vida de Deus refletida em você, não há modelo, não há padrão, não há caminho do vencedor, HÁ DESPREZO.

2º. Na Constancia – I Cor 15.58

“Portanto, meus amados irmãos, sedes firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão”.

Um dos grandes problemas entre os jovens é a inconstância, hoje querem, estão empolgados, e amanha já desistiram.

Os vencedores são aqueles que aprenderam o caminho da perseverança em cada área da sua vida. Isso exige disposição para rotina, exige continuar quando todos estão parando, quando não esta mais gostoso e quando ninguém mais esta aplaudindo, ou talvez quando já estejam vaiando.

O vencedor não é o que começa bem, mas é o que termina bem.

O Senhor começou um dia uma boa obra em nós e Ele certamente irá até o fim. E nós, temos disposição para perseverar até o fim?

“Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo”. (Mt 10.22)

“E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo”. (Mt 24.12,13)

Deus hoje precisa de jovens que não retrocedam, jovens que pegaram no arado e não estão mais olhando para trás. Jovens que, apesar das adversidades, sabem em quem têm crido e, apesar das muitas vozes, estão perseverando para sustentar o testemunho do Senhor na Terra. Esses são dignos de honra, o desprezo da mocidade não os pode alcançar.

3º. Na Mansidão - 1Pe 3,4 – Moisés

“...seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus.” (1Pe 3.4)

Moisés foi violento um dia, mas depois do quebrantamento, a Bíblia se refere a ele como o homem mais manso da Terra.

Era o varão Moises mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. (Nm 12.3 – grifos nossos)

Nestes dias de jovens arrogantes e rebeldes, tomados de toda violência, Deus levantará jovens quebrantados pelo Seu trabalhar, que não oferecerão resistência em seus corações, mas como foi o Cordeiro de Deus, assim também levarão suas almas ao “matadouro” para que a igreja seja edificada e a vontade de Deus prevaleça sobre a do homem.

O quebrantamento coloca o valor certo de cada coisa e estabelece homens grandes em Deus que valorizam o que de fato tem valor – o reino de Deus – e desprezam o que é fútil – as coisas desta vida.

Levantemo-nos hoje para tornarmos padrão na vida da igreja, como jovens vencedores que vencem o desprezo da mocidade e estabelecem o reino de Deus nos dias de sua oportunidade.