sábado, 31 de outubro de 2009

Como devemos servir Jesus.



Lucas 22 – 54 a 62.

54 ¶ Então, prendendo-o, o levaram e o introduziram na casa do sumo sacerdote. Pedro seguia de longe.
55 E, quando acenderam fogo no meio do pátio e juntos se assentaram, Pedro tomou lugar entre eles.
56 Entrementes, uma criada, vendo-o assentado perto do fogo, fitando-o, disse: Este também estava com ele.
57 Mas Pedro negava, dizendo: Mulher, não o conheço.
58 Pouco depois, vendo-o outro, disse: Também tu és dos tais. Pedro, porém, protestava: Homem, não sou.
59 E, tendo passado cerca de uma hora, outro afirmava, dizendo: Também este, verdadeiramente, estava com ele, porque também é galileu.
60 Mas Pedro insistia: Homem, não compreendo o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.
61 Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo.
62 Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente.

Nesta noite quero destacar alguns episódios determinantes da vida do apostolo Pedro em relação ao senhor Jesus. Tb podemos notar que muitas vezes em nossa caminhada cristã temos a mesma dificuldade de Pedro. Vamos ver em ? tópicos o que motivou e o que aonteceu com o apostolo Pedro.
Para entendermos esta palavra precisamos primeiro saber quem é Pedro.
Pedro era um homem impulsivo, era alguém impaciente, Pedro era o tipo de pessoa que gostava e queria tudo a seu tempo. Era briguento, as vezes arrogante.
Mas era também alguém muito intenso, amava ao senhor Jesus como a coisa mais importante da sua vida.
Abra sua bíblia em Mateus 16: 15 a 18.
15 Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?
16 Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
17 Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.
18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Pedro sabia quem era Jesus, e o que ele fazia, qual era a sua posição em Cristo. Pedro tinha revelação de quem era Jesus. Mas mesmo assim, mesmo tendo revelação de quem era Jesus, Pedro teve seu primeiro obstáculo:
1º Ele seguia Jesus de longe.
Podemos ver no verso 54 que Pedro seguia Jesus de longe.

54 ¶ Então, prendendo-o, o levaram e o introduziram na casa do sumo sacerdote. Pedro seguia de longe.

Tenho notado que este tem sido o estilo de vida de muitos cristãos, muitos que ficam a beira do caminho e que dizem que amam ao senhor Jesus, mas na verdade o seguem de Longe. Seguir Jesus de longe é uma característica de Pedro, ele tinha revelação de quem era Jesus, ele andava com Jesus, ele amava Jesus, mas tudo da forma dele. Quantas pessoas nos vemos que falam assim: “vou devagar, um pouco para a Igreja, outro pouco para minhas coisas.”, outras pessoas falam assim “esta palavra não tem nada a ver comigo, sou muito novo para escutar sobre isso, to até pensando em mudar de Igreja”, esta é uma característica de alguém que segue Jesus de longe.
2º Pedro negava Jesus.
57 Mas Pedro negava, dizendo: Mulher, não o conheço.

Amar Jesus na frente dos amigos da igreja é simples e tranquilo, mas amar Jesus quando ninguém da igreja está por perto é um pouco complicado. Tenho notado que muitos negam a Jesus. Alguns negam mesmo, talvez este não seja você, mas outros negam com as suas atitudes, dizem que amam a Jesus, mas usam coisas absurdas para expressar este amor.
Falam palavrões, tentam ser quem não são, muitos tem o mundo tão incrustado dentro de si, que se parecem o mundo em tudo. Exemplo do trabalho.
Como cristãos não podemos ter o mundo dentro de nós, a bíblia diz que quem amar o mundo será inimigo de Deus.
3º Ele Chorou amargamente.
62 Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente.
O Fim destas pessoas é o choro, quem vive amando o mundo pode até ter momentos de prazer, pode até ter uma vida de regalias em alguns momentos, mas terá um fim de choro e sofrimento.

Porque muitos se mudam?



Vamos meditar em porque muitos se mudam. Vamos pensar no que acontece, porque vc acha que as pessoas não ficam na nossa igreja.
Quando analisamos as pessoas que vão embora da nossa igreja focamos direto a falta de compromisso. Em muitos casos esse é realmente o problema, mas temos algo a mais do que só a falta de compromisso.
Vemos que pessoas que nasceram de novo, que foram ao nosso encontro e realmente tiveram um encontro com o senhor Jesus, muitas vezes não ficam em nosso meio. Não estão em nossas igrejas, abra sua bíblia em Rute 1 : 1 a 6.
1 ¶ Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos.
2 Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali.
3 Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos,
4 os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos.
5 Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.
6 ¶ Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.
Elimeleque era um homem fiel, era uma pessoa que conhecia ao senhor, e que amava o senhor sob todas as coisas, nos vemos isso através dos nomes deles, Elimeleque: significa Deus é rei, e Noemi: agradável, vemos pelos seus nomes que eles eram pessoas sinceras, Exemplo do Cine Cera. Eles buscavam realmente agradar ao senhor, buscavam o reino de Deus, mas podemos notar no verso 1 que Elimeleque teve que ir morar em moabe. Em Genesis 19: 30 ao 38 vemos a origem dos moabitas.
30 ¶ Subiu Ló de Zoar e habitou no monte, ele e suas duas filhas, porque receavam permanecer em Zoar; e habitou numa caverna, e com ele as duas filhas.
31 Então, a primogênita disse à mais moça: Nosso pai está velho, e não há homem na terra que venha unir-se conosco, segundo o costume de toda terra.
32 Vem, façamo-lo beber vinho, deitemo-nos com ele e conservemos a descendência de nosso pai.
33 Naquela noite, pois, deram a beber vinho a seu pai, e, entrando a primogênita, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou.
34 No dia seguinte, disse a primogênita à mais nova: Deitei-me, ontem, à noite, com o meu pai. Demos-lhe a beber vinho também esta noite; entra e deita-te com ele, para que preservemos a descendência de nosso pai.
35 De novo, pois, deram, aquela noite, a beber vinho a seu pai, e, entrando a mais nova, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou.
36 E assim as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai.
37 A primogênita deu à luz um filho e lhe chamou Moabe: é o pai dos moabitas, até ao dia de hoje.
38 A mais nova também deu à luz um filho e lhe chamou Ben-Ami: é o pai dos filhos de Amom, até ao dia de hoje.

Então podemos ver que este povo veio de um incesto, Moabe é um Simbolo do mundo. Elimeleque, o Homem justo, foi para o mundo. Algo o motivou a ir para o mundo. E essa motivação foi a falta de pão. A falta de pão motivou um homem justo a ir para o mundo.

Belem era a casa do pão, onde deveria haver pão, o povo passava fome, e isso motivou o povo a buscar comida em outro lugar, eles foram para MOABE, porque não tinha pão na casa do pão.

O fato de não ter pão na casa do pão motivou o povo a buscar respostas para sua fome, algo que realmente saciasse sua vontade de comer.
E muitas vezes nas nossas células, pessoas que realmente tiveram um encontro com o senhor, saem em busca de pão porque falta ali um alimento solido. Claro que as células tem fazes, e precisam ser respeitadas, mas precisamos mostrar o pão aos nosso irmãos. Queridos nunca teremos over-dose de oração, nunca teremos lido a bíblia o suficiente, então precisamos mostrar o pão aos nossos irmãos.
Diga para seu irmãos “Você é responsável por compartilhar o pão”. Nossa consolidação precisa ser o alimento para o novo convertido. Mas o triste é que estas pessoas se mudam para moabe, que simboliza o mundo e o fim delas é a total destruição, nosso encargo deve ser o de alimentar, devemos ter palavras vivas nas nossas células. Por isso é que os lideres aqui compartilham a palavra do culto na célula. Porque temos o encargo de alimentar vc com a palavra de Deus.

Quando olhamos para a vida de Elimeleque e Noemi, vemos a consequência da escolha do mundo, no verso 1 vemos que “Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos,”

Eles ficaram ali por alguns anos e novamente “Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.”

No verso 20 você pode ver como Noemi voltou para sua terra, “20 Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.”
21 Ditosa eu parti, porém o SENHOR me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi (agradável), visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido?

Ela chegou ali como alguém agradável, e quando ela voltou para Belém já era amarga, esse irmãos que tem abandonado, tem um fim por chegar, e será o se tornar amargo. Muitas vezes eles colocam a culpa no senhor, mas é porque eles foram se alimentar com uma comida amarga. Mas nós somos os responsáveis pelo alimento. Você é responsável pelo alimento na sua célula, isso não é so responsabilidade do líder.
E por fim podemos ler no verso 6 que: 6 ¶ Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.
Quando estas pessoas escutarem que voltou a ter pão elas vão retornar, por isso quero te falar, vc que enviou uma pessoa ao encontro, vc que consolida as vidas, tenha encargo pela obra de Deus, e seja responsável pelo pão.